Pular para o conteúdo principal

Leonardo Gonçalves lança novas faixas do projeto "Para Levi", dedicado ao filho

Designer Gráfico cria o Braille para Todos




Não são em todos os espaços públicos que nos deparamos com a acessibilidade visual em braille. E para isso, o designer tipográfico japonês, Kosuke Takahashi, teve a ideia brilhante de unir uma fonte já existente com o Braille, transformando em Braille Neurem. “Este tipo de letra comunica as pessoas sem deficiência visual como as pessoas com deficiência visual”, explica.
O Designer fala também que a ideia é uma proposta para os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 para projetar a sinalização na área pública, usando este tipo de letra para preencher a lacuna entre o público e a pessoa com deficiência visual:  “Atualmente raramente vemos o braille implementado no espaço público, uma vez que leva espaço adicional e as pessoas sem deficiência visual consideram que não é importante. Braille Neue aborda este problema, tornando o Braille fácil de usar para as pessoas com visão. Ao espalhar esta tipografia, acredito que mais pessoas se familiarizarão com o braille”, considera.

Implementando braille de novas maneiras
Takahashi também conduziu uma pesquisa para ver se a sinalização grande com braille era legível para pessoas com deficiência visual. “Através da pesquisa, descobri que, enquanto houver o padrão de 6 pontos, é possível que eles leiam, independentemente do tamanho. Braille tende a ser pequeno e invisível, mas com Braille Neue tem a possibilidade de se expandir espacialmente em sinalizadores públicos de novas formas”, conta.






Substituindo a sinalização existente
Com Braille Neue, também é possível substituir a sinalização existente no espaço público ajustando o kerning. É fácil implementar na infra-estrutura existente e é um trampolim para um futuro sustentável e inclusivo após 2020.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre literatura vampiresca

Os Vampiros se Alimentam de Sangue e Tinta , segundo episódio da série  Super Libris , com direção geral do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero, entrevista o escritor  André Vianco , que mescla terror, suspense, romance e fantasia em suas obras. Tendo o vampiro como tema recorrente em suas histórias, Vianco fala sobre a literatura vampiresca no dia  5/10, segunda, às 21h, no SescTV . Com o objetivo de mergulhar no mundo da literatura, a série Super Libris, formada por 52 episódios de 26 minutos cada, entrevista 52 escritores e apresenta curiosidades presentes no processo de criação de livros. Cada programa é formado por pequenos quadros com diversos assuntos relativos ao universo literário, e traz narração do ator José Rubens Xaxá. Entre os escritores entrevistados estão Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças e Xico Sá. Neste episódio, Vianco comenta que a literatura vampiresca integra

Propósito de vida!

Fernanda Valente Você já parou para pensar qual é o seu projeto de vida? Quando falamos em projeto de vida incluímos vários itens em nossa lista: trabalho, estudos, família, viagens, amizades, vida social, etc. O mais triste é viver todos os itens sem paixão. O que te move? O que faz o seu coração acelerar? Você se sente entusiasmado com o que possui? São questões assim que definem o nosso propósito ou missão. Já tive uma fase da minha vida em que perdi a paixão, foi o momento mais triste que vivi, pois ele foi movido por falta de perdão, deixei a frustração me conter e isso, aos poucos, foi matando as minhas paixões, meus valores internos, a criatividade, a inspiração... passei a não abrir a porta do meu coração para as pessoas, inclusive companheiro. Comecei a implorar a Deus pela liberação de perdão, para eu seguir. Não foi fácil. O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo (Jó 5.2) O ressentimento é o grande assassino da paixão. Se quiser voltar a te

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito: