Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Designer Gráfico cria o Braille para Todos




Não são em todos os espaços públicos que nos deparamos com a acessibilidade visual em braille. E para isso, o designer tipográfico japonês, Kosuke Takahashi, teve a ideia brilhante de unir uma fonte já existente com o Braille, transformando em Braille Neurem. “Este tipo de letra comunica as pessoas sem deficiência visual como as pessoas com deficiência visual”, explica.
O Designer fala também que a ideia é uma proposta para os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 para projetar a sinalização na área pública, usando este tipo de letra para preencher a lacuna entre o público e a pessoa com deficiência visual:  “Atualmente raramente vemos o braille implementado no espaço público, uma vez que leva espaço adicional e as pessoas sem deficiência visual consideram que não é importante. Braille Neue aborda este problema, tornando o Braille fácil de usar para as pessoas com visão. Ao espalhar esta tipografia, acredito que mais pessoas se familiarizarão com o braille”, considera.

Implementando braille de novas maneiras
Takahashi também conduziu uma pesquisa para ver se a sinalização grande com braille era legível para pessoas com deficiência visual. “Através da pesquisa, descobri que, enquanto houver o padrão de 6 pontos, é possível que eles leiam, independentemente do tamanho. Braille tende a ser pequeno e invisível, mas com Braille Neue tem a possibilidade de se expandir espacialmente em sinalizadores públicos de novas formas”, conta.






Substituindo a sinalização existente
Com Braille Neue, também é possível substituir a sinalização existente no espaço público ajustando o kerning. É fácil implementar na infra-estrutura existente e é um trampolim para um futuro sustentável e inclusivo após 2020.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enfeites de Natal em potes, vasos e garrafas de vidro

Pra quem ama artesanato e enfeitar a casa para o Natal, a hora é agora. Deixo abaixo algumas dicas para fazer com taças, garrafas, potes e vasos de vidro: 

O Resgate de Ruby: Uma Lição de Superar Desafios

Fernanda Valente   Ao assistir "O Resgate de Ruby" na Netflix, fui instantaneamente cativada pela história emocionante e inspiradora que se desenrola diante dos meus olhos. O filme, dirigido por Katt Shea, relata a jornada de uma filhotinha agitada que recebe uma segunda chance antes de ser sacrificada, e sua transformação em uma valiosa integrante da força policial. A narrativa vai muito além de uma simples história sobre um cachorro, e toca em temas como superação, compaixão e o poder do apoio mútuo. Logo no início, percebi a conexão entre o policial Daniel e Ruby, a filhotinha em questão. Enquanto assistia, não pude deixar de notar as semelhanças entre o comportamento agitado de Ruby e as características de Daniel, que me levaram a perceber que ambos podem apresentar sinais de ansiedade ou TDAH. Essa percepção me fez enxergar a história sob uma nova luz, destacando a importância de compreender e acolher as diferenças, tanto nos seres humanos quanto nos animais....

Grandioso Ser

Façam os fluidos divinos as nossas vidas pela fé fortalecidas; Sejamos seres confidentes e confiantes no Grandioso Ser. Ele dirige os nossos planos às horas certas; Facilita o alcance das nossas metas; Sempre o bem nos deseja; Dá solução ao problema  por mais difícil que seja.  Sejamos seus seguidores às pistas da terrena maratona.   Quem é Ele? É o Deus que aos seus filhos não abandona. Que maravilha! Ele nos ama vida toda! Amém!  Autor: Luiz Augusto da Silva Data: 14/11/2012