Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Espetáculo sobre a Paixão de Cristo ganha versão online em cordel

 

CRÉDITO FOTO MOA ALMEIDA

Propagar a mensagem de fé e amor inspirada pela história de Jesus Cristo é a missão do Um Ensaio sobre a Paixão de Cristo. O espetáculo, assinado pelo Grupo de Teatro Anankê, será apresentado online – devido as circunstâncias do coronavírus – no dia 2 de abril, data em que se celebra a Sexta-Feira da Paixão. A transmissão acontece no canal da Cia no YouTube, em três horários: 15h,18h e 20h.

A narrativa do espetáculo, que se desenrola em formato de cordel, segundo o diretor da peça, Chicó Ferreira, é levar ao palco as ações de uma trupe de teatro que fará a contação dessa história, conhecida há mais de 2 mil anos. “O fio condutor deste espetáculo é a reunião de uma coletânea de textos baseados na obra de grandes cordelistas, e que foram reescritos pelos próprios integrantes do Grupo”, comenta.

Em destaque nessa peça estão as culturas das regiões Norte e Nordeste do país, compreendidas neste segmento literário, trazendo as cores e alegria de um povo que sabe lidar com as adversidades e dores do dia a dia com muita leveza. “Com este espetáculo reverenciamos a arte e fazemos uma homenagem a todos os artistas que, neste momento de pandemia, estão se reinventando sem perder sua própria essência”, destaca Chicó que dirige e atua neste espetáculo.

A ideia do projeto surgiu em virtude do cenário atual de pandemia, que impede a realização de espetáculos presenciais. Em razão disso, a proposta inicial, que previa o espetáculo Paixão de Cristo em Cordel – inspirado na peça Um Cordel de Natal, estreada em 2017 – foi adaptada em uma versão prévia do espetáculo, própria para o online, o Um Ensaio sobre a Paixão de Cristo. “Nossos esforços são para manter a arte viva, por isso, dentro das condições que o momento permite, conseguimos preparar um material que tem como objetivo disseminar o teatro popular para o maior número de pessoas, ou seja, teatro do povo para o povo”, completa.

O espetáculo Um Ensaio sobre a Paixão de Cristo será transmitido no dia 2 de abril, às 15h e às 18h, pelo canal do Youtube do Grupo Anankê, de forma gratuita. Porém, quem quiser contribuir com algum valor, que terá como destino ajudar a cobrir os custos da produção, poderá fazê-lo por meio do Chapéu online, batizado pelo grupo de CHAPIX, no número 15.372.888/0001-60.

Ficha Técnica

Direção: Chicó Ferreira l Elenco: André Almeida, Chicó Ferreira, Eluizio Félix, Flávio Cardoso, Gabriel Kitzmann, Gisele Campos, Leonardo Kayan e Marli Lopes l Técnica: Clélio Santos l Captação de vídeo: Moa Almeida e Vitor Gabriel l Edição de vídeo: Moa Almeida

O Grupo de Teatro Anankê nasceu em 2014 e conta com oito integrantes experientes, que atuam desde a década de 1990 individualmente, e que já encenaram inúmeros espetáculos e participaram de diversos festivais, entre eles: Virada Cultural Paulista, Mapa Cultural Paulista, Campanha de Popularização do Teatro de Campinas e Mostras Municipais em Indaiatuba (SP). Nessas participações, inclusive, foram premiados ao longo de suas carreiras em categorias como Melhor Atriz, Melhor Cenário, Melhor Figurino, entre outros.

SERVIÇO

Ensaio sobre a Paixão de Cristo
Data: 2 de abril
Horários: 15h | 18h I 20h
Local: Canal Youtube Grupo Anankê 
Colaboração voluntária: Chapix 15.372.888/0001-60

Conheça mais sobre o grupo
Facebook ciaananke 
Instagram grupoananke 

CONVITE Clique aqui 
Espetáculo Clique aqui
Espetáculo 2 Clique aqui 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rainha frutífera

Uma homenagem especial de Luiz, a sua eterna esposa Vera, a rainha do lar, dos corações e frutífera musa de poesias, canções e emoções, entre filhos e suas gerações:  Vieste a este mundo  Em missão especial  Realizar abençoada  A incumbência divinal. Ligação umbilical faz a União maternal com  Corações ritmados por  Intervalos musicais, entoarem  A cantiga da vida, com batimentos naturais. Fazendo em um ambiente tranquilo  Executar milagrosamente  Repetidas notas divinais  Retiradas das partituras angelicais que  Estimulam com a arte musical, reger com  Intensa maestria a multiplicação que  Reforça o propósito celestial, enquanto  Aguarda-se o momento ideal. Depois de nove meses  Abre-se a cortina transparente!  Surge, surpreendentemente, um  Inocente ser inteligente!  Lindo! Atraente!  Que vem do seu âmago! O Amor em forma de gente....

Fixação de Luka: Um stop motion sobre autismo baseado em fatos reais

Créditos: facebook.com/FixingLuka Fernanda Santiago Fixação de Luka: Este é um Curta metragem maravilhoso sobre o autismo. É um stop-motion inspirado nas experiências de Jessica Ashman, que tem um irmão mais novo autista. Ela conta a história baseada em sua infância, da maneira que ela enxergava o seu irmãozinho mais novo. Na história desenvolvida por ela, Lucy a representa, e Luka, faz o papel do seu irmãozinho. Luka é um menininho todo meticuloso. Na estante, patos de borracha são alinhados perfeitamente em uma fileira, mil selos estão presos a uma parede do quarto. Além disso, tem uma mania obsessiva em montar pirâmides de dados. Estas são apenas algumas das manias de Luka, e num diário, Lucy anota todo o desempenho do irmão. Ela acha que Luka precisa de conserto, pois toda vez que ela tenta se relacionar com ele, tentando mexer em sua rotina repetitiva, ele desmorona. Numa noite, se sentindo maltratada por suas rejeições, Lucy perde a paciência e foge. Tropeçando na f...

Saúde como Direito: onde estamos agora?

compre aqui Por Marcelo Henrique Silva Divulgação/ Assessoria de Comunicação   A saúde é um dos pilares fundamentais da vida humana e desempenha um papel crucial em nosso bem-estar geral. Por séculos, o Brasil tem buscado soluções para suas profundas desigualdades sociais e dificuldades no acesso aos serviços médicos básicos. E pensar em soluções para esses problemas significa pensar em duas questões fundamentais: no conceito próprio de saúde e na sua visão como direito fundamental. Para responder a primeira pergunta, devemos primeiro voltar no tempo. “Ser saudável é não estar doente”. Durante gerações, foi com essa maneira simplista que se pensaram as políticas sanitárias mundo afora. Especialmente no âmbito da classe trabalhadora, onde o interesse maior era das empresas, já que funcionário doente significava funcionário afastado das atividades laborais. Pensando nisso, as primeiras políticas de garantia ao acesso à saúde contemplavam apenas empregados formai...