Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

A educação está em constante transformação

Nos anos 80 e 90 houve-se as primeiras metas de mudanças na educação, a partir da Constituição Federal de 1988. Antes disso, do imperialismo à ditadura, a segregação no ensino acontecia absurdamente. Negros e filhos de agricultores não tinham acesso à escola.

Quando o país passou a ser democrático, ouvindo às necessidades de diversos grupos é que começaram a criar novos conceitos de educação. Isso gerou choques culturais, pois a educação no Brasil sempre foi prevalecida pela classe dominante: a elite. Havia uma padronização na educação. As regras eram severas e os gestores eram controladores com base na ordem, obediência, moralidade...
Apesar de estarmos inseridos na contemporaneidade, ainda existem instituições que pregam o velho sistema de educação. Atualmente, estamos inseridos na multicultura. Conhecer o perfil cultural de cada aluno passa a ser uma troca. Além disso, temos a inclusão das pessoas com deficiência. São múltiplos saberes para compartilhar, entender, aceitar, apoiar e transformar. Com isso, olhamos para a pessoa em sua potencialidade, abraçando a pluralidade.
O professor hoje é um facilitador. A aprendizagem não termina. Ela é contínua. Vivemos a diversidade e não existe um certo ou errado, mas um diálogo. Metodologias ativas são colocadas em prática. O aluno não é mais um ouvinte e copiador de tarefas. A proposta de educação agora é prática, baseada em vivências.
É por conta disso que é necessário olhar a comunidade ou sociedade que o aluno está inserido. A partir daí, trazer suas vivências para a aprendizagem. O professor passa a enxergar outras propostas de valores. Cria-se então uma aproximação com a realidade de cada um. Valoriza-se o ser. Não é mais apresentada uma cultura homogênea, onde a regra é ditada. Apresenta-se a diversidade, a história do aluno, sua genética, sua etnia, competências e habilidades.
Se for feita uma comparação da época em que estudei o ensino fundamental e ao meu filho que estuda atualmente o ensino fundamental, é possível notar a tecnologia inserida. Eu aprendi sobre o Descobrimento do Brasil e era apenas isso. O meu filho, no entanto, aprendeu que houve uma Invasão Portuguesa. Com esta visão, é possível questionar e argumentar sobre as outras culturas que já existiam no Brasil. Somos plurais.
Referências:
HOY, Waine K e MISKEL, Cecil G. ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL. Teoria, pesquisa e prática. Mc Graw Hill Education.
OLIVA, Diego Coletti Oliva, SOCIEDADE, CULTURA E CIDADANIA. SAGAH

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enfeites de Natal em potes, vasos e garrafas de vidro

Pra quem ama artesanato e enfeitar a casa para o Natal, a hora é agora. Deixo abaixo algumas dicas para fazer com taças, garrafas, potes e vasos de vidro: 

O Resgate de Ruby: Uma Lição de Superar Desafios

Fernanda Valente   Ao assistir "O Resgate de Ruby" na Netflix, fui instantaneamente cativada pela história emocionante e inspiradora que se desenrola diante dos meus olhos. O filme, dirigido por Katt Shea, relata a jornada de uma filhotinha agitada que recebe uma segunda chance antes de ser sacrificada, e sua transformação em uma valiosa integrante da força policial. A narrativa vai muito além de uma simples história sobre um cachorro, e toca em temas como superação, compaixão e o poder do apoio mútuo. Logo no início, percebi a conexão entre o policial Daniel e Ruby, a filhotinha em questão. Enquanto assistia, não pude deixar de notar as semelhanças entre o comportamento agitado de Ruby e as características de Daniel, que me levaram a perceber que ambos podem apresentar sinais de ansiedade ou TDAH. Essa percepção me fez enxergar a história sob uma nova luz, destacando a importância de compreender e acolher as diferenças, tanto nos seres humanos quanto nos animais....

Grandioso Ser

Façam os fluidos divinos as nossas vidas pela fé fortalecidas; Sejamos seres confidentes e confiantes no Grandioso Ser. Ele dirige os nossos planos às horas certas; Facilita o alcance das nossas metas; Sempre o bem nos deseja; Dá solução ao problema  por mais difícil que seja.  Sejamos seus seguidores às pistas da terrena maratona.   Quem é Ele? É o Deus que aos seus filhos não abandona. Que maravilha! Ele nos ama vida toda! Amém!  Autor: Luiz Augusto da Silva Data: 14/11/2012