- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
No Dia Internacional da Educação, conheça o impacto do setor filantrópico na educação básica no Brasil
Por Custódio Pereira, Presidente do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF)
O Dia Internacional da Educação é uma celebração global que nos convida a refletir sobre o papel fundamental da educação na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, reconhecendo o seu papel-chave para promover a paz e o desenvolvimento. Somente com o acesso a uma educação inclusiva, de qualidade e equitativa, seremos capazes de interromper o ciclo de pobreza que têm marginalizado milhões de crianças, jovens e adultos em todo o mundo.
Nesse contexto, torna-se imperativo destacar o papel fundamental das instituições filantrópicas no progresso e democratização da educação em nosso país. A pesquisa “A Contrapartida da Filantropia para o Brasil”, conduzida pelo FONIF, evidencia os resultados notáveis dessas entidades, sobretudo no âmbito da educação básica.
São 4.961 escolas dedicadas à educação básica, o que corresponde a 12% do total no Brasil. Em 2020, mais de 778 mil alunos foram beneficiados com isenções, bolsas de estudo e financiamento estudantil, sendo 51 mil em escolas de educação integralmente gratuita e 304 mil bolsas no âmbito da educação básica.
Quando se trata da qualidade da educação fornecida, os resultados são igualmente notáveis. Em 2020, a média das notas dos alunos de escolas filantrópicas no ENEM superou em 17% a média dos demais alunos da educação básica.
Como sociedade, precisamos conhecer e valorizar o esforço e a dedicação das instituições filantrópicas no Brasil. O comprometimento dessas entidades com a educação, sua contribuição significativa para a inclusão e o acesso à educação de qualidade, além de sua capacidade de gerar resultados tangíveis, são fundamentais para transformar o futuro do nosso país.
Comentários