Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

No Dia Internacional da Educação, conheça o impacto do setor filantrópico na educação básica no Brasil

Por Custódio Pereira, Presidente do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF)

 

O Dia Internacional da Educação é uma celebração global que nos convida a refletir sobre o papel fundamental da educação na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, reconhecendo o seu papel-chave para promover a paz e o desenvolvimento. Somente com o acesso a uma educação inclusiva, de qualidade e equitativa, seremos capazes de interromper o ciclo de pobreza que têm marginalizado milhões de crianças, jovens e adultos em todo o mundo. 

Nesse contexto, torna-se imperativo destacar o papel fundamental das instituições filantrópicas no progresso e democratização da educação em nosso país. A pesquisa “A Contrapartida da Filantropia para o Brasil”, conduzida pelo FONIF, evidencia os resultados notáveis dessas entidades, sobretudo no âmbito da educação básica.

São 4.961 escolas dedicadas à educação básica, o que corresponde a 12% do total no Brasil. Em 2020, mais de 778 mil alunos foram beneficiados com isenções, bolsas de estudo e financiamento estudantil, sendo 51 mil em escolas de educação integralmente gratuita e 304 mil bolsas no âmbito da educação básica. 

Quando se trata da qualidade da educação fornecida, os resultados são igualmente notáveis. Em 2020, a média das notas dos alunos de escolas filantrópicas no ENEM superou em 17% a média dos demais alunos da educação básica. 

Como sociedade, precisamos conhecer e valorizar o esforço e a dedicação das instituições filantrópicas no Brasil. O comprometimento dessas entidades com a educação, sua contribuição significativa para a inclusão e o acesso à educação de qualidade, além de sua capacidade de gerar resultados tangíveis, são fundamentais para transformar o futuro do nosso país.

Custódio Pereira, Presidente do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF)

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enfeites de Natal em potes, vasos e garrafas de vidro

Pra quem ama artesanato e enfeitar a casa para o Natal, a hora é agora. Deixo abaixo algumas dicas para fazer com taças, garrafas, potes e vasos de vidro: 

O Resgate de Ruby: Uma Lição de Superar Desafios

Fernanda Valente   Ao assistir "O Resgate de Ruby" na Netflix, fui instantaneamente cativada pela história emocionante e inspiradora que se desenrola diante dos meus olhos. O filme, dirigido por Katt Shea, relata a jornada de uma filhotinha agitada que recebe uma segunda chance antes de ser sacrificada, e sua transformação em uma valiosa integrante da força policial. A narrativa vai muito além de uma simples história sobre um cachorro, e toca em temas como superação, compaixão e o poder do apoio mútuo. Logo no início, percebi a conexão entre o policial Daniel e Ruby, a filhotinha em questão. Enquanto assistia, não pude deixar de notar as semelhanças entre o comportamento agitado de Ruby e as características de Daniel, que me levaram a perceber que ambos podem apresentar sinais de ansiedade ou TDAH. Essa percepção me fez enxergar a história sob uma nova luz, destacando a importância de compreender e acolher as diferenças, tanto nos seres humanos quanto nos animais....

Grandioso Ser

Façam os fluidos divinos as nossas vidas pela fé fortalecidas; Sejamos seres confidentes e confiantes no Grandioso Ser. Ele dirige os nossos planos às horas certas; Facilita o alcance das nossas metas; Sempre o bem nos deseja; Dá solução ao problema  por mais difícil que seja.  Sejamos seus seguidores às pistas da terrena maratona.   Quem é Ele? É o Deus que aos seus filhos não abandona. Que maravilha! Ele nos ama vida toda! Amém!  Autor: Luiz Augusto da Silva Data: 14/11/2012