Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Hora de se priorizar! 10 leituras para inspirar o autocuidado

 Conheça livros que vão ajudar a driblar os dias caóticos e te motivar a cuidar mais da saúde física, mental e espiritual

Tirar um tempo para si não pode ser artigo de luxo. Com a rotina estressante e as intensas demandas diárias, às vezes parece difícil encontrar um momento ideal para prestar atenção no bem-estar. Mas a verdade é que pequenas mudanças podem fazer a diferença na saúde física e mental, como simples exercícios físicos diários, pequenas mudanças na maneira de pensar, e fortalecer a espiritualidade.

Neste 24 de julho é celebrado o Dia Internacional do Autocuidado e, para dar um norte a quem deseja sair da zona de conforto a partir de hoje, selecionamos dez livros que servem como verdadeiros estímulos para engajar as pessoas na promoção do próprio bem-estar.

Escolha uma ou mais opções de leitura e dê o primeiro passo para cuidar de si!

Felicidade na prática

Fundadora da Sociedade de Pessoas Felizes e Especialista em Psicologia Positiva, Pamela Gail Johnson desvenda nas páginas desta obra os mistérios da alegria em meio aos desafios cotidianos. Com quatro princípios transformadores de que a felicidade é pessoal, gerenciável e acessível mesmo nos momentos mais difíceis, a autora oferece um guia prático para cultivar o autocuidado e a alegria autêntica.

(Autora: Pamela Gail Johnson | Onde encontrar: Amazon)

De volta ao começo: uma jornada pelo envelhecimento

Conhecido como SeuNeyzinho nas redes sociais, Ney Messias Jr. mostra que é possível tornar o processo natural da velhice em uma experiência prazerosa. A partir de vivências pessoais, o autor instiga a prática do autoconhecimento e explica como manter o bem-estar físico, emocional, social e financeiro, com uma abordagem integrativa em prol de uma maturidade consciente. As dicas do livro são embasadas em insights científicos do escritor, que também é especialista em gerontologia, professor de Educação Física e instrutor de Mindfulness.

(Autor: Ney Messias Jr. | Onde encontrarAmazon)

O ciclo original

Este livro é um convite à busca do equilíbrio e da saúde perdidos. O organismo dos seres humanos evoluiu ao longo de milênios para se adaptar às mudanças do planeta – mas isso mudou abruptamente, porque a Terra foi transformada em um local inóspito para as pessoas. A medicina moderna, muitas vezes, virou as costas para essa questão, concentrando-se em manter os doentes vivos, em vez de abordar as raízes dos problemas de saúde. Mergulhe nesta narrativa que retoma às origens da humanidade em busca de equilíbrio.

(Autor: Fernando Bastos | Onde encontrar: Amazon)

Creatina e Envelhecimento

Como tornar o envelhecimento um processo saudável? Um dos principais pesquisadores sobre creatina no mundo, o professor e profissional da Educação Física, Marco Machado, reuniu em um livro resultados de duas décadas de estudos para guiar quem busca mais qualidade de vida. Na obra, ele detalha os inúmeros benefícios do composto de aminoácidos na saúde física e cognitiva.

(Autor: Marco Machado | Onde encontrar: Amazon)

A lógica da infelicidade

Para ajudar as pessoas a viverem com mais propósito e significado, a psicóloga Paula Toyneti Benalia convida a refletir sobre o que traz infelicidade a partir de um plano de viagem. Ela orienta o leitor a estabelecer metas e sonhos e, neste processo, externalizar sentimentos bons ou ruins. Seja uma roadtrip, um mochilão ou aventura a bordo de um navio, basta escolher o roteiro da jornada, cujo destino final é encontrar a felicidade.

(Autora: Paula Toyneti Benalia | Onde encontrar: Amazon)

Acasos, cascas e camadas

Uma leitura para as mulheres que desejam alimentar a alma com versos e se conectar com o íntimo feminino. Os poemas de Lorena Nery retratam a jornada de uma mulher que encontrou a verdadeira essência ao se libertar das amarras sociais. A partir dos percalços e das lições do amadurecimento, a autora incentiva as leitoras a buscarem autenticidade e coragem para viver de um jeito leve e feliz.

(Autora: Lorena Nery | Onde encontrar: Amazon)

Vivemos mais! Vivemos bem?

No livro "Vivemos mais! Vivemos bem? Por uma vida plena", Mario Sergio Cortella e Terezinha Azerêdo Rios discutem a importância do autocuidado na maturidade e abordam temas como a relação com o tempo, planejamento para o futuro e qualidade de vida. Eles também ressaltam o impacto do etarismo e destacam a necessidade de valorizar as experiências. A reflexão proposta incentiva práticas de autocuidado que promovem bem-estar, autonomia e uma vida significativa na terceira idade.

(Autores: Mario Sergio Cortella e Terezinha Azerêdo Rios | Editora: Papiros 7 Mares | Onde encontrarAmazon)

Desafia-te

Se tudo parece perdido no casamento, com a família ou no trabalho, quem sabe alimentar a espiritualidade não seja um bom caminho? Para ajudar mulheres a se conectarem com Deus em momentos desafiadores, Stephany M. Feldberg reúne uma coletânea de preces em um desafio de 30 dias. As orações, baseadas em versículos bíblicos, foram usadas por ela nas mais diversas circunstâncias da vida e mostram o impacto positivo da manifestação divina.

(Autora: Stephany M. Feldberg | Onde encontrar: Amazon)

Prospere com inteligência emocional no mundo em desordem

Numa era marcada por rápidos avanços tecnológicos, em meio a um mundo conturbado, a inteligência emocional nunca foi tão relevante. O autor explora uma metodologia ímpar, fundamentada na vanguarda das ciências comportamentais e ancorada na Teoria das Emoções Construídas, que transcende as compreensões tradicionais e oferece uma abordagem profunda, inédita e empiricamente validada.

(Autor: Carlos Aldan de Araujo | Onde encontrar: Amazon)

Ensaios de A a Z para mentes inquietas

Este é um clamor para nosso tempo, em que se banalizou o pensamento, o amor, a literatura, a religião e as artes. Uma possibilidade de buscar saídas para o modo de vida fadado à exaustão das relações humanas e ao excesso de positividade que inventa a felicidade perpétua. Não se trata de fórmulas para seguir: são pedaços de ideias colhidas de muitos lugares, da natureza à cultura.

(Autor: Clécio Branco | Onde encontrar: Amazon)


Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rainha frutífera

Uma homenagem especial de Luiz, a sua eterna esposa Vera, a rainha do lar, dos corações e frutífera musa de poesias, canções e emoções, entre filhos e suas gerações:  Vieste a este mundo  Em missão especial  Realizar abençoada  A incumbência divinal. Ligação umbilical faz a União maternal com  Corações ritmados por  Intervalos musicais, entoarem  A cantiga da vida, com batimentos naturais. Fazendo em um ambiente tranquilo  Executar milagrosamente  Repetidas notas divinais  Retiradas das partituras angelicais que  Estimulam com a arte musical, reger com  Intensa maestria a multiplicação que  Reforça o propósito celestial, enquanto  Aguarda-se o momento ideal. Depois de nove meses  Abre-se a cortina transparente!  Surge, surpreendentemente, um  Inocente ser inteligente!  Lindo! Atraente!  Que vem do seu âmago! O Amor em forma de gente....

Fixação de Luka: Um stop motion sobre autismo baseado em fatos reais

Créditos: facebook.com/FixingLuka Fernanda Santiago Fixação de Luka: Este é um Curta metragem maravilhoso sobre o autismo. É um stop-motion inspirado nas experiências de Jessica Ashman, que tem um irmão mais novo autista. Ela conta a história baseada em sua infância, da maneira que ela enxergava o seu irmãozinho mais novo. Na história desenvolvida por ela, Lucy a representa, e Luka, faz o papel do seu irmãozinho. Luka é um menininho todo meticuloso. Na estante, patos de borracha são alinhados perfeitamente em uma fileira, mil selos estão presos a uma parede do quarto. Além disso, tem uma mania obsessiva em montar pirâmides de dados. Estas são apenas algumas das manias de Luka, e num diário, Lucy anota todo o desempenho do irmão. Ela acha que Luka precisa de conserto, pois toda vez que ela tenta se relacionar com ele, tentando mexer em sua rotina repetitiva, ele desmorona. Numa noite, se sentindo maltratada por suas rejeições, Lucy perde a paciência e foge. Tropeçando na f...

Saúde como Direito: onde estamos agora?

compre aqui Por Marcelo Henrique Silva Divulgação/ Assessoria de Comunicação   A saúde é um dos pilares fundamentais da vida humana e desempenha um papel crucial em nosso bem-estar geral. Por séculos, o Brasil tem buscado soluções para suas profundas desigualdades sociais e dificuldades no acesso aos serviços médicos básicos. E pensar em soluções para esses problemas significa pensar em duas questões fundamentais: no conceito próprio de saúde e na sua visão como direito fundamental. Para responder a primeira pergunta, devemos primeiro voltar no tempo. “Ser saudável é não estar doente”. Durante gerações, foi com essa maneira simplista que se pensaram as políticas sanitárias mundo afora. Especialmente no âmbito da classe trabalhadora, onde o interesse maior era das empresas, já que funcionário doente significava funcionário afastado das atividades laborais. Pensando nisso, as primeiras políticas de garantia ao acesso à saúde contemplavam apenas empregados formai...