Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Método estimula criatividade e independência nas crianças

Caminho Suave lança manual com mais de 200 atividades para que pais promovam autonomia dos filhos nos primeiros anos de vida


Como tornar bebês e crianças pessoas independentes e autoconfiantes? Um método educacional criado há mais de cem anos por Maria Montessori tem sido reconhecido como facilitador para o desenvolvimento autônomo das crianças. Ela defende a ideia de formar indivíduos independentes, capazes de assumirem responsabilidades tanto por si mesmos quanto pelos outros.

Para auxiliar na promoção do progresso dos pequenos, a entusiasta em pedagogia Maria Stampfer, baseada na educação Montessori, reuniu em livro uma jornada lúdica com a finalidade dos pequenos alcançarem plenamente o vasto potencial que possuem. Em O guia Montessori para bebês e crianças, lançamento da Caminho Suave, a autora compartilha mais de 200 atividades que podem ser aplicadas em crianças de até três anos. Tais brincadeiras têm o intuito de aprimorar habilidades motoras, dominar a coordenação, expandir o vocabulário e construir a autoconfiança.

Com páginas ilustradas e descrições detalhadas, as atividades recomendadas aos poucos introduzem cores, objetos, palavras e formas na vida da criança. Pescar bolinhas de madeira, cortar cabelos do rolo de papel higiênico, passa fio, bambolê com materiais sensoriais e desenhos com iogurte são algumas das ações propostas.

A obra começa logo no nascimento e sugere que desde bebê o indivíduo seja introduzido às atividades criativas. Desta forma, as ações indicadas potencializam o crescimento de maneira direcionada e treinam todos os sentidos da criança desde o início da vida.

Este guia também fornece dicas de como utilizar itens e brinquedos. Os móbiles, por exemplo, indicados para bebês de zero a três meses, no método Montessori, não servem como distração, nem auxiliam no sono, mas sim permitem que os recém-nascidos se envolvam pela primeira vez com o ambiente ao seu redor. Portanto, a autora recomenda que os móbiles fiquem em uma área de brincar, como na sala de estar.

"As crianças são naturalmente curiosas e adoram aprender. Essas características maravilhosas podem ser incentivadas e acompanhadas com materiais cuidadosamente selecionados. Em um processo de aprendizado bem-sucedido, as crianças preservam o gosto pelo conhecimento", comenta a autora.

Livro indispensável para todos que desejam promover o desenvolvimento integral das crianças, a autora, além de sugerir práticas como as citadas acima, salienta que o Montessori fará com que o estresse pelo excesso de estímulos e sobrecarga seja reduzido ao longo da vida. Assim, os pequenos conseguirão aproveitar melhor o tempo com os pais e juntos construirão memórias duradouras.

Ficha Técnica:
Título: O guia Montessori para bebês e crianças
Subtítulo: Estimule criatividade e independência para filhos mais felizes
Autor: Maria Stampfer
Número de páginas: 144
ISBN: 978-6586742367
Dimensões: 20.5 x 1 x 27.5 cm
Preço: R$ 69,90
Onde encontrar: Amazon

Fonte: Assessoria de Comunicação 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rainha frutífera

Uma homenagem especial de Luiz, a sua eterna esposa Vera, a rainha do lar, dos corações e frutífera musa de poesias, canções e emoções, entre filhos e suas gerações:  Vieste a este mundo  Em missão especial  Realizar abençoada  A incumbência divinal. Ligação umbilical faz a União maternal com  Corações ritmados por  Intervalos musicais, entoarem  A cantiga da vida, com batimentos naturais. Fazendo em um ambiente tranquilo  Executar milagrosamente  Repetidas notas divinais  Retiradas das partituras angelicais que  Estimulam com a arte musical, reger com  Intensa maestria a multiplicação que  Reforça o propósito celestial, enquanto  Aguarda-se o momento ideal. Depois de nove meses  Abre-se a cortina transparente!  Surge, surpreendentemente, um  Inocente ser inteligente!  Lindo! Atraente!  Que vem do seu âmago! O Amor em forma de gente....

Fixação de Luka: Um stop motion sobre autismo baseado em fatos reais

Créditos: facebook.com/FixingLuka Fernanda Santiago Fixação de Luka: Este é um Curta metragem maravilhoso sobre o autismo. É um stop-motion inspirado nas experiências de Jessica Ashman, que tem um irmão mais novo autista. Ela conta a história baseada em sua infância, da maneira que ela enxergava o seu irmãozinho mais novo. Na história desenvolvida por ela, Lucy a representa, e Luka, faz o papel do seu irmãozinho. Luka é um menininho todo meticuloso. Na estante, patos de borracha são alinhados perfeitamente em uma fileira, mil selos estão presos a uma parede do quarto. Além disso, tem uma mania obsessiva em montar pirâmides de dados. Estas são apenas algumas das manias de Luka, e num diário, Lucy anota todo o desempenho do irmão. Ela acha que Luka precisa de conserto, pois toda vez que ela tenta se relacionar com ele, tentando mexer em sua rotina repetitiva, ele desmorona. Numa noite, se sentindo maltratada por suas rejeições, Lucy perde a paciência e foge. Tropeçando na f...

Saúde como Direito: onde estamos agora?

compre aqui Por Marcelo Henrique Silva Divulgação/ Assessoria de Comunicação   A saúde é um dos pilares fundamentais da vida humana e desempenha um papel crucial em nosso bem-estar geral. Por séculos, o Brasil tem buscado soluções para suas profundas desigualdades sociais e dificuldades no acesso aos serviços médicos básicos. E pensar em soluções para esses problemas significa pensar em duas questões fundamentais: no conceito próprio de saúde e na sua visão como direito fundamental. Para responder a primeira pergunta, devemos primeiro voltar no tempo. “Ser saudável é não estar doente”. Durante gerações, foi com essa maneira simplista que se pensaram as políticas sanitárias mundo afora. Especialmente no âmbito da classe trabalhadora, onde o interesse maior era das empresas, já que funcionário doente significava funcionário afastado das atividades laborais. Pensando nisso, as primeiras políticas de garantia ao acesso à saúde contemplavam apenas empregados formai...