Pular para o conteúdo principal

Dia Internacional da Paz. A importância da Empatia e do respeito

Método estimula criatividade e independência nas crianças

Caminho Suave lança manual com mais de 200 atividades para que pais promovam autonomia dos filhos nos primeiros anos de vida


Como tornar bebês e crianças pessoas independentes e autoconfiantes? Um método educacional criado há mais de cem anos por Maria Montessori tem sido reconhecido como facilitador para o desenvolvimento autônomo das crianças. Ela defende a ideia de formar indivíduos independentes, capazes de assumirem responsabilidades tanto por si mesmos quanto pelos outros.

Para auxiliar na promoção do progresso dos pequenos, a entusiasta em pedagogia Maria Stampfer, baseada na educação Montessori, reuniu em livro uma jornada lúdica com a finalidade dos pequenos alcançarem plenamente o vasto potencial que possuem. Em O guia Montessori para bebês e crianças, lançamento da Caminho Suave, a autora compartilha mais de 200 atividades que podem ser aplicadas em crianças de até três anos. Tais brincadeiras têm o intuito de aprimorar habilidades motoras, dominar a coordenação, expandir o vocabulário e construir a autoconfiança.

Com páginas ilustradas e descrições detalhadas, as atividades recomendadas aos poucos introduzem cores, objetos, palavras e formas na vida da criança. Pescar bolinhas de madeira, cortar cabelos do rolo de papel higiênico, passa fio, bambolê com materiais sensoriais e desenhos com iogurte são algumas das ações propostas.

A obra começa logo no nascimento e sugere que desde bebê o indivíduo seja introduzido às atividades criativas. Desta forma, as ações indicadas potencializam o crescimento de maneira direcionada e treinam todos os sentidos da criança desde o início da vida.

Este guia também fornece dicas de como utilizar itens e brinquedos. Os móbiles, por exemplo, indicados para bebês de zero a três meses, no método Montessori, não servem como distração, nem auxiliam no sono, mas sim permitem que os recém-nascidos se envolvam pela primeira vez com o ambiente ao seu redor. Portanto, a autora recomenda que os móbiles fiquem em uma área de brincar, como na sala de estar.

"As crianças são naturalmente curiosas e adoram aprender. Essas características maravilhosas podem ser incentivadas e acompanhadas com materiais cuidadosamente selecionados. Em um processo de aprendizado bem-sucedido, as crianças preservam o gosto pelo conhecimento", comenta a autora.

Livro indispensável para todos que desejam promover o desenvolvimento integral das crianças, a autora, além de sugerir práticas como as citadas acima, salienta que o Montessori fará com que o estresse pelo excesso de estímulos e sobrecarga seja reduzido ao longo da vida. Assim, os pequenos conseguirão aproveitar melhor o tempo com os pais e juntos construirão memórias duradouras.

Ficha Técnica:
Título: O guia Montessori para bebês e crianças
Subtítulo: Estimule criatividade e independência para filhos mais felizes
Autor: Maria Stampfer
Número de páginas: 144
ISBN: 978-6586742367
Dimensões: 20.5 x 1 x 27.5 cm
Preço: R$ 69,90
Onde encontrar: Amazon

Fonte: Assessoria de Comunicação 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Propósito de vida!

Fernanda Valente Você já parou para pensar qual é o seu projeto de vida? Quando falamos em projeto de vida incluímos vários itens em nossa lista: trabalho, estudos, família, viagens, amizades, vida social, etc. O mais triste é viver todos os itens sem paixão. O que te move? O que faz o seu coração acelerar? Você se sente entusiasmado com o que possui? São questões assim que definem o nosso propósito ou missão. Já tive uma fase da minha vida em que perdi a paixão, foi o momento mais triste que vivi, pois ele foi movido por falta de perdão, deixei a frustração me conter e isso, aos poucos, foi matando as minhas paixões, meus valores internos, a criatividade, a inspiração... passei a não abrir a porta do meu coração para as pessoas, inclusive companheiro. Comecei a implorar a Deus pela liberação de perdão, para eu seguir. Não foi fácil. O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo (Jó 5.2) O ressentimento é o grande assassino da paixão. Se quiser voltar a te

Agosto acabou... UFA!

Fernanda Santiago Nunca fui de acreditar em superstição, mas agosto nunca foi um mês agradável pra mim e nem mesmo para a História: a Primeira Guerra Mundial começou no dia 1º de agosto de 1914, as cidades de Hihoshima e Nagasaki foram atacadas com bombas atômicas nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, matando mais de 200 mil pessoas, foi em 2 de agosto de 1934 que Adolf Hitler se tornou Chefe de Estado da Alemanha, entre outros fatos... Não é à toa que é considerado o mês dos desgosto ou da desgraça. A expressão "Mês do Cachorro Louco" tem a ver com com as cadelas que ficam no cio, devido as condições climáticas, os cachorros ficam "muito loucos" e brigam para possuir a fêmea.  E não é só bicho que fica louco: Getúlio Vargas se suicidou no dia 24 de agosto de 1954, muitos católicos e protestantes se mataram em nome de Deus na Irlanda do Norte, em 12 de agosto de 1968, Juscelino Kubitscheck morreu num acidente de carro, em agosto de 1976... Aqui em Santos, ca

Em campanha de conscientização criada pela Ampla, Atacado Vem celebra os 18 anos da Lei Maria da Penha

  Com o mote "Maria Vem com as Outras", ação educa sobre a importância da lei e lança websérie sobre o tema Considerada um marco na luta pelos direitos das mulheres e no combate à violência de gênero, a Lei Maria da Penha celebra 18 anos de existência. Para celebrar a data, o Atacado Vem se une à causa com importante campanha de conscientização criada pela Ampla. Reconhecendo a relevância e o impacto transformador dessa legislação, a ação visa promover a valorização contínua dos direitos das mulheres e reforçar a necessidade urgente de erradicar a violência de gênero.  Com o mote "Maria Vem com as Outras: juntos garantimos mais dignidade e respeito a todas as mulheres", a campanha busca educar o público sobre os direitos garantidos pela lei, ao mesmo tempo em que sensibiliza sobre a importância da denúncia e do apoio às vítimas de violência doméstica. A iniciativa conta com ação especial de adesivação dos produtos da marca própria do Atacado Vem. Os adesivos, que si