Pular para o conteúdo principal

Leonardo Gonçalves lança novas faixas do projeto "Para Levi", dedicado ao filho

Literatura policial é tema de programa inédito no SescTV

Foto: Piu Dip
O escritor Luiz Alfredo Garcia-Roza aborda o tema no dia 1/8, segunda, às 21h


 Criador do icônico personagem delegado Espinosa, o escritor carioca Luiz Alfredo Garcia-Roza fala sobre literatura policial em episódio inédito O Culpado não É mais o Mordomo, da série Super Libris. O programa será exibido no dia 1/8, segunda, às 21h, no SescTV (assista também em sesctv.org.br/avivo), com direção do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero.

Nascido em 1936 e formado em filosofia e psicologia, Garcia-Roza é professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, e escreveu alguns livros na sua área de formação. Aos 60 anos, o escritor abandonou a carreira acadêmica para se dedicar à literatura policial de ficção. Sua primeira obra no estilo literário, O Silêncio da Chuva, que apresenta o delegado Espinosa como personagem principal, lhe rendeu o Prêmio Jabuti de 1997.

Na entrevista, Garcia-Roza destaca a estrutura clássica do romance policial e acredita que a obra Édipo Rei, de Sófocles, escrita por volta de 427 a.c., seja o modelo mais antigo desse tipo de texto. “No final do século 19, o Edgar Allan Poe, de certa forma, retoma e dá uma nova roupagem à tragédia grega”, comenta. “Não a tragédia enquanto tal, mas a estrutura dela”, explica.

Ao ser questionado se o romance policial é mais ativo do que outras vertentes da literatura, Garcia-Roza diz que o leitor de literatura em geral se deixa levar pelo fluxo da narrativa, enquanto que no romance policial isso não acontece. “Você é colocado dentro do romance como um investigador também e às vezes supera o detetive”, expõe.

O escritor fala ainda sobre os precursores da literatura policial, como Agatha Christie, Edgar Allan Poe, Dashiell Hammett, Raymond Chandler e Cornell Woolrich; sobre o grau de dificuldade de ter um personagem central para diversos livros; sobre a adaptação de romances policiais para o cinema; e sobre a literatura policial ser ou não subliteratura.

Garcia-Roza participa também dos quadros Pé de Página, no qual responde sobre onde, como e porque escreve, e do Primeira Impressão, em que sugere o livro O Talentoso Ripley, de Patrícia Highsmith. O episódio traz ainda os quadros: Orelhas, sobre o escritor Arthur Conan, autor das histórias de Sherlock Holmes, e Edgar Allan Poe; Prefácio, com Cristiane Tavares, mestre em literatura e crítica literária, que indica o romance policial O Gênio do Crime, de João Carlos Marinho; Quarta Capa, com a vogler Michelle Borges, que comenta sobre o livro O Misterioso Caso de Styles, de Aghata Christie; e Ptolomeus, sobre a Biblioteca Paulo Setúbal, localizada na capital paulista, especializada em literatura policial.
 
Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Propósito de vida!

Fernanda Valente Você já parou para pensar qual é o seu projeto de vida? Quando falamos em projeto de vida incluímos vários itens em nossa lista: trabalho, estudos, família, viagens, amizades, vida social, etc. O mais triste é viver todos os itens sem paixão. O que te move? O que faz o seu coração acelerar? Você se sente entusiasmado com o que possui? São questões assim que definem o nosso propósito ou missão. Já tive uma fase da minha vida em que perdi a paixão, foi o momento mais triste que vivi, pois ele foi movido por falta de perdão, deixei a frustração me conter e isso, aos poucos, foi matando as minhas paixões, meus valores internos, a criatividade, a inspiração... passei a não abrir a porta do meu coração para as pessoas, inclusive companheiro. Comecei a implorar a Deus pela liberação de perdão, para eu seguir. Não foi fácil. O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo (Jó 5.2) O ressentimento é o grande assassino da paixão. Se quiser voltar a te

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito:

Sobre literatura vampiresca

Os Vampiros se Alimentam de Sangue e Tinta , segundo episódio da série  Super Libris , com direção geral do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero, entrevista o escritor  André Vianco , que mescla terror, suspense, romance e fantasia em suas obras. Tendo o vampiro como tema recorrente em suas histórias, Vianco fala sobre a literatura vampiresca no dia  5/10, segunda, às 21h, no SescTV . Com o objetivo de mergulhar no mundo da literatura, a série Super Libris, formada por 52 episódios de 26 minutos cada, entrevista 52 escritores e apresenta curiosidades presentes no processo de criação de livros. Cada programa é formado por pequenos quadros com diversos assuntos relativos ao universo literário, e traz narração do ator José Rubens Xaxá. Entre os escritores entrevistados estão Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças e Xico Sá. Neste episódio, Vianco comenta que a literatura vampiresca integra