Pular para o conteúdo principal

Literatura policial é tema de programa inédito no SescTV

Foto: Piu Dip
O escritor Luiz Alfredo Garcia-Roza aborda o tema no dia 1/8, segunda, às 21h


 Criador do icônico personagem delegado Espinosa, o escritor carioca Luiz Alfredo Garcia-Roza fala sobre literatura policial em episódio inédito O Culpado não É mais o Mordomo, da série Super Libris. O programa será exibido no dia 1/8, segunda, às 21h, no SescTV (assista também em sesctv.org.br/avivo), com direção do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero.

Nascido em 1936 e formado em filosofia e psicologia, Garcia-Roza é professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, e escreveu alguns livros na sua área de formação. Aos 60 anos, o escritor abandonou a carreira acadêmica para se dedicar à literatura policial de ficção. Sua primeira obra no estilo literário, O Silêncio da Chuva, que apresenta o delegado Espinosa como personagem principal, lhe rendeu o Prêmio Jabuti de 1997.

Na entrevista, Garcia-Roza destaca a estrutura clássica do romance policial e acredita que a obra Édipo Rei, de Sófocles, escrita por volta de 427 a.c., seja o modelo mais antigo desse tipo de texto. “No final do século 19, o Edgar Allan Poe, de certa forma, retoma e dá uma nova roupagem à tragédia grega”, comenta. “Não a tragédia enquanto tal, mas a estrutura dela”, explica.

Ao ser questionado se o romance policial é mais ativo do que outras vertentes da literatura, Garcia-Roza diz que o leitor de literatura em geral se deixa levar pelo fluxo da narrativa, enquanto que no romance policial isso não acontece. “Você é colocado dentro do romance como um investigador também e às vezes supera o detetive”, expõe.

O escritor fala ainda sobre os precursores da literatura policial, como Agatha Christie, Edgar Allan Poe, Dashiell Hammett, Raymond Chandler e Cornell Woolrich; sobre o grau de dificuldade de ter um personagem central para diversos livros; sobre a adaptação de romances policiais para o cinema; e sobre a literatura policial ser ou não subliteratura.

Garcia-Roza participa também dos quadros Pé de Página, no qual responde sobre onde, como e porque escreve, e do Primeira Impressão, em que sugere o livro O Talentoso Ripley, de Patrícia Highsmith. O episódio traz ainda os quadros: Orelhas, sobre o escritor Arthur Conan, autor das histórias de Sherlock Holmes, e Edgar Allan Poe; Prefácio, com Cristiane Tavares, mestre em literatura e crítica literária, que indica o romance policial O Gênio do Crime, de João Carlos Marinho; Quarta Capa, com a vogler Michelle Borges, que comenta sobre o livro O Misterioso Caso de Styles, de Aghata Christie; e Ptolomeus, sobre a Biblioteca Paulo Setúbal, localizada na capital paulista, especializada em literatura policial.
 
Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acredite!

Por Fernanda Santiago


Está sem motivação? Perdeu a direção? Não ousa mais sonhar? Pare, respire e viva. Cerque-se de pessoas alegres, essas tem o poder de influenciar nossas vidas de uma maneira extraordinária. O mundo está muito carente de alegria. Por isso, comece por você. Mude os velhos hábitos. Pare de reclamar! Ouse! Hoje, acorde cedo, faça uma caminhada, converse com alguém que nunca viu, distribua sorrisos. Enfim, comunique-se de uma maneira especial, sendo você mesmo. Não rejeite as pessoas. Encontre em cada olhar algo lindo de se ver. Não sinta medo de conhecer alguém. Cada pessoa é única e possui histórias maravilhosas para serrem contadas e ouvidas. Eu gosto muito de conversar com os idosos, são pessoas carentes, que viveram muito e o que eles tem a oferecer são suas histórias de vidas. Hoje não é como ontem e o amanhã não será como hoje. As pessoas mudam. O tempo corre. Mas não deixe que o tempo o controle. Viva e pronto! Trabalhe com paixão mesmo que o seu emprego não seja o…

ORAÇÃO PELA PÁTRIA

Por Luiz Augusto da Silva
Querido povo brasileiro, só mesmo a oração e a bondade  divinal poderá  moralizar a crise política nacional e dar ao Brasil proteção total! Oremos: Senhor faça o gigante pela  própria natureza,  adormecido em berço esplêndido,  despertar deste atual pesadelo.  Ilumina aos nossos  representantes  para que tenham pela  nossa nação  mais respeito e maior zelo.  Façamos à Deus nosso apelo para sairmos   deste cruel desmantelo. Senhor, livrai-nos do homem corruptor  e das garras do leão devorador.  Faça o povo brasileiro ordeiro  e livre do jugo estrangeiro . Amém!
Uma reflexão para o atual momento!

Enfeites de Natal em potes, vasos e garrafas de vidro

Pra quem ama artesanato e enfeitar a casa para o Natal, a hora é agora. Deixo abaixo algumas dicas para fazer com taças, garrafas, potes e vasos de vidro: