Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Raimundo Carrero discute sobre a literatura que aborda o sertão em programa inédito no SescTV



O jornalista e escritor pernambucano trata do tema no dia 15/8, segunda, às 21h

Integrante da Academia Pernambucana de Letras, o jornalista e escritor Raimundo Carrero tem 14 livros editados e já ganhou diversos prêmios, entre eles, Jabuti (2000), São Paulo de Literatura (2010) e Associação dos Críticos de Arte – APCA (1995 e 2015), este último pelo livro O Senhor Agora Vai Mudar de Corpo. Em episódio inédito da série Super Libris, intitulado Pouca Água, Muita Tinta, o escritor fala sobre a literatura que tem o sertão como cenário. Com direção do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero, o episódio vai ao ar no dia 15/8, segunda, às 21h, no SescTV (assista também em sesctv.org.br/avivo).

Nascido na cidade de Salgueiro, interior de Pernambuco, Carreiro comenta que o sertão é escasso em água, porém farto em cultura. É nessa região que se realizam muitas expressões artísticas e culturais e surgem relevantes poetas populares, violeiros, cantadores e aboiadores, estabelecendo uma cultura particular. “Diante das dificuldades, o artista se manifesta mais rapidamente, ou mais ricamente”, acredita.

Carreiro conta que sempre quis ser escritor e que, na literatura, tem mais interesse pela condição do homem e não pelo registro da seca e da pobreza, apesar de se sentir comovido. Ele fala ainda sobre o lado erudito do escritor alagoano Graciliano Ramos; o sentido de haver literatura sobre o sertão nos dias de hoje, já que não há tanta diferença entre a cidade e o campo; sobre ser rotulado de pitoresco; e sobre a existência de dois sertões, um real e outro mítico.

Raimundo Carrero participa também dos quadros Pé de Página, no qual responde sobre onde, como e porque escreve, e do Primeira Impressão, em que sugere o livro A Pedra do Reino, de Ariano Suassuna. O episódio traz ainda os quadros: Orelhas, sobre os escritores Raquel de Queiróz e Graciliano Ramos; Prefácio, com Dolores Prades, editora, gestora e consultora na área editorial de literatura para crianças e jovens, que indica o álbum ilustrado Lampião & Lancelote, de Fernando Vilela; Quarta Capa, com a vogler Tatiana Feltrin, que comenta sobre o livro Morte e Vida, Severina e outros Poemas para Vozes, de João Cabral de Melo Neto; e Ptolomeus, sobre a Biblioteca do Conservatório de MPB de Curitiba, especializada em música popular brasileira.

SERVIÇO:

Super Libris
Pouca Água, Muita Tinta
Estreia: 15/8, segunda, às 21h
Reapresentações: 16/8, terça, às 9h e às 17h; 18/8, quinta, às 15h; 19/8, sexta, às 9h30 e às 17h30, 21/8, domingo, às 6h e às 14h30; e dia 8/8, segunda, às 16h.
Classificação indicativa: Livre
Direção Geral: José Roberto Torero
Produção: Padaria de Textos
Duração: 28’7’’

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fixação de Luka: Um stop motion sobre autismo baseado em fatos reais

Créditos: facebook.com/FixingLuka Fernanda Santiago Fixação de Luka: Este é um Curta metragem maravilhoso sobre o autismo. É um stop-motion inspirado nas experiências de Jessica Ashman, que tem um irmão mais novo autista. Ela conta a história baseada em sua infância, da maneira que ela enxergava o seu irmãozinho mais novo. Na história desenvolvida por ela, Lucy a representa, e Luka, faz o papel do seu irmãozinho. Luka é um menininho todo meticuloso. Na estante, patos de borracha são alinhados perfeitamente em uma fileira, mil selos estão presos a uma parede do quarto. Além disso, tem uma mania obsessiva em montar pirâmides de dados. Estas são apenas algumas das manias de Luka, e num diário, Lucy anota todo o desempenho do irmão. Ela acha que Luka precisa de conserto, pois toda vez que ela tenta se relacionar com ele, tentando mexer em sua rotina repetitiva, ele desmorona. Numa noite, se sentindo maltratada por suas rejeições, Lucy perde a paciência e foge. Tropeçando na f...

Felicidade, Significado, Vida...

  Por Fernanda Valente Levar a vida com significado é um desafio. Escolher ser grato é praticar em todo momento a benevolência. Felicidade não é algo que se procura. Felicidade é respirar, é ter fôlego de vida mesmo que dos seus olhos estejam escorrendo lágrimas. Felicidade é saber que as lágrimas servem para curar, mesmo que ainda o processo de cura esteja acontecendo... O importante é querer.  Vida com significado é ter um sonho ou vários sonhos. É fazer listas. É elaborar planos dos menores aos maiores. Aos poucos somos capazes de construir algo. Para isso, só é preciso ação. Tudo pode ser recomeço. Pontos finais só existem se a gente permitir.  Enquanto houver reticencias podemos dar continuidade, mudar a rota, se perder e se encontrar... Quanto mais vulneráveis somos, mais somos fortes. Para alguns pode parecer fraqueza, mas sentimentos sempre são verdadeiros. Por isso, não vale a pena se esconder. Máscaras caem. Seja você.  Ria, dance, transforme pessoas estran...

Programa Conexão Inclusão

  Nesta terça-feira, dia 22 a partir das 19h30 você poderá conferir o Programa Conexão Inclusão com apresentação de Cristina Fernandes Soares, palestrante, psicopedagoga, advogada e ativista em educação inclusiva e comentários de Fernanda Valente, professora e jornalista com especialização em educação especial na perspectiva da educação inclusiva e Eduardo Lucas, jornalista. As convidadas desta noite são Vivi Reis, ativista em inclusão e criadora do Inclusivamente e também sua filha Clara Reis, que é bailarina e artista. Vamos falar sobre o protagonismo das pessoas com Síndrome de Down. Não perca:  www.planetaconexao.com Nas redes sociais: @planetaconexao @programaconexaoinclusao #paratodosverem: Na parte superior, o logotipo do programa Conexão Inclusão escrito em colorido em desenho de quebra cabeça, simbolizando o autismo, além da letra o, utilizando o símbolo da diversidade. Abaixo da esquerda para direita, num fundo branco tem uma foto de perfil da Fernanda Valente, no me...