Pular para o conteúdo principal

A Magia Aterrissa em São Paulo: "Harry Potter™: The Exhibition" Inicia Venda de Ingressos

Dia Nacional da LIBRAS e suas conquistas

Fernanda Valente

Hoje é o dia Nacional da Libras – Linguagem Brasileira de Sinais. Muita gente não sabe, mas a Libras é a segunda língua oficial do Brasil. Atualmente, vivemos a era da inclusão, que segue com luta, conquistando cada vez mais o seu espaço. 
A Educação de surdos no Brasil teve início em 1857 quando D. Pedro II convidou Esnest Huet, um professor surdo francês para fundar a primeira escola para surdos do Brasil, o INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos, situado no Rio de Janeiro. Antes, o Instituto já foi batizado por outros nomes, que conforme estudos e novos decretos foi se transformando no que é hoje. Começou como Imperial Instituto de Surdos-Mudos, que funcionava como um asilo para meninos surdos de todo o Brasil. O nome do Instituto foi alterado em 1949 para Instituto Nacional de Surdos Mudos. Só em 2008, após pedidos de vários decretos para mudança da lei é que o Instituo recebeu o nome que apresenta atualmente. 
O que é importante que todos saibam é que os surdos não são mudos. Eles falam através das mãos, expressões, olhar. O professor francês só conseguiu ficar no Brasil no período de 5 anos e por motivos pessoais, partiu para o México. A nossa sociedade da época estigmatizava o professor Ernert de louco, pois toda a sua articulação gestual assustava aqueles que não conheciam. Para quem quiser saber um pouco mais sobre isso, indico o livro “As imagens do outro sobre a Cultura Surda”, de Karin Strobel. Além disso, é discutido a oralidade que era imposta como um método de “cura”. Após o professor Ernest sair do instituto, quem assumiu a direção foram pedagogos ouvintes. Com isso, foi nascendo a LIBRAS como é conhecida hoje. 
O INES foi a referência na época. Era utilizada a língua de sinais francesa, trazida pelo professor e foram aos poucos misturando os sinais criados pelos brasileiros. Hoje, a nossa luta continua. A LIBRAS é uma língua. É brasileira. Não podemos segregar. Os surdos estão aí: querem se comunicar, estudar, trabalhar, construir uma sociedade digna. Então, que possamos fazer acontecer porque já é LEI, que no entanto, deve ser cumprida: a acessibilidade. Isso inclui, contratação de intérpretes nas escolas, faculdades, instituições, shows, eventos. Lembrando que as legendas em vídeos também devem ser incluídas. 
Que possamos a cada dia avançar e que nossas crianças possam desde cedo na escola ter acesso à LIBRAS. 

Deixo o link de uma matéria muito interessante transmitida pelo Domingo Espetacular, no ultimo domingo

A matéria foi inspirada pelo canal Visurdos. Se gostou, vale a pena acompanhar o canal: 

Referências: 

STROBEL, Karin L. As Imagens do Outro sobre a Cultura Surda. Florianópolis: UFSC, 2008.
Direitos dos Surdos: 

Comentários

Luiz Augusto da Silva disse…
Minha Sintonia, parabéns pela publicação. Compartilho.
Beijos no coração ♡

Postagens mais visitadas deste blog

Propósito de vida!

Fernanda Valente Você já parou para pensar qual é o seu projeto de vida? Quando falamos em projeto de vida incluímos vários itens em nossa lista: trabalho, estudos, família, viagens, amizades, vida social, etc. O mais triste é viver todos os itens sem paixão. O que te move? O que faz o seu coração acelerar? Você se sente entusiasmado com o que possui? São questões assim que definem o nosso propósito ou missão. Já tive uma fase da minha vida em que perdi a paixão, foi o momento mais triste que vivi, pois ele foi movido por falta de perdão, deixei a frustração me conter e isso, aos poucos, foi matando as minhas paixões, meus valores internos, a criatividade, a inspiração... passei a não abrir a porta do meu coração para as pessoas, inclusive companheiro. Comecei a implorar a Deus pela liberação de perdão, para eu seguir. Não foi fácil. O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo (Jó 5.2) O ressentimento é o grande assassino da paixão. Se quiser voltar a te

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito:

Grandioso Ser

Façam os fluidos divinos as nossas vidas pela fé fortalecidas; Sejamos seres confidentes e confiantes no Grandioso Ser. Ele dirige os nossos planos às horas certas; Facilita o alcance das nossas metas; Sempre o bem nos deseja; Dá solução ao problema  por mais difícil que seja.  Sejamos seus seguidores às pistas da terrena maratona.   Quem é Ele? É o Deus que aos seus filhos não abandona. Que maravilha! Ele nos ama vida toda! Amém!  Autor: Luiz Augusto da Silva Data: 14/11/2012