Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional da LIBRAS e suas conquistas

Fernanda Valente

Hoje é o dia Nacional da Libras – Linguagem Brasileira de Sinais. Muita gente não sabe, mas a Libras é a segunda língua oficial do Brasil. Atualmente, vivemos a era da inclusão, que segue com luta, conquistando cada vez mais o seu espaço. 
A Educação de surdos no Brasil teve início em 1857 quando D. Pedro II convidou Esnest Huet, um professor surdo francês para fundar a primeira escola para surdos do Brasil, o INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos, situado no Rio de Janeiro. Antes, o Instituto já foi batizado por outros nomes, que conforme estudos e novos decretos foi se transformando no que é hoje. Começou como Imperial Instituto de Surdos-Mudos, que funcionava como um asilo para meninos surdos de todo o Brasil. O nome do Instituto foi alterado em 1949 para Instituto Nacional de Surdos Mudos. Só em 2008, após pedidos de vários decretos para mudança da lei é que o Instituo recebeu o nome que apresenta atualmente. 
O que é importante que todos saibam é que os surdos não são mudos. Eles falam através das mãos, expressões, olhar. O professor francês só conseguiu ficar no Brasil no período de 5 anos e por motivos pessoais, partiu para o México. A nossa sociedade da época estigmatizava o professor Ernert de louco, pois toda a sua articulação gestual assustava aqueles que não conheciam. Para quem quiser saber um pouco mais sobre isso, indico o livro “As imagens do outro sobre a Cultura Surda”, de Karin Strobel. Além disso, é discutido a oralidade que era imposta como um método de “cura”. Após o professor Ernest sair do instituto, quem assumiu a direção foram pedagogos ouvintes. Com isso, foi nascendo a LIBRAS como é conhecida hoje. 
O INES foi a referência na época. Era utilizada a língua de sinais francesa, trazida pelo professor e foram aos poucos misturando os sinais criados pelos brasileiros. Hoje, a nossa luta continua. A LIBRAS é uma língua. É brasileira. Não podemos segregar. Os surdos estão aí: querem se comunicar, estudar, trabalhar, construir uma sociedade digna. Então, que possamos fazer acontecer porque já é LEI, que no entanto, deve ser cumprida: a acessibilidade. Isso inclui, contratação de intérpretes nas escolas, faculdades, instituições, shows, eventos. Lembrando que as legendas em vídeos também devem ser incluídas. 
Que possamos a cada dia avançar e que nossas crianças possam desde cedo na escola ter acesso à LIBRAS. 

Deixo o link de uma matéria muito interessante transmitida pelo Domingo Espetacular, no ultimo domingo

A matéria foi inspirada pelo canal Visurdos. Se gostou, vale a pena acompanhar o canal: 

Referências: 

STROBEL, Karin L. As Imagens do Outro sobre a Cultura Surda. Florianópolis: UFSC, 2008.
Direitos dos Surdos: 

Comentários

Luiz Augusto da Silva disse…
Minha Sintonia, parabéns pela publicação. Compartilho.
Beijos no coração ♡

Postagens mais visitadas deste blog

Seres Especiais

Por Luiz Augusto da Silva

Devemos sempre insistir na busca dos ideais. Perseverar sem cansaço, até às metas finais. Recorrermos aos meios, humanos e materiais. Confiantes no apoio, dos Seres Especiais. Sermos sempre otimistas, acreditando nas forças divinas. Fortalecidos pelo altruísmo, impulsos que reanimam. Felizmente neste mundo, os amigos aparecem. Aumentam as energias, que aos idealistas fortalecem. Agosto /2008 (Modificado)

"CONVERSANDO SOBRE" Mindfulness e como ele atua nos Transtornos de Humor e na qualidade de vida

Fernanda Valente
Amanhã, dia 08 de agosto, às 19h30, acontecerá mais uma palestra da ABRATA (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos). Desta vez, quem estará ministrando é a psicóloga clínica Vivian Vargas de Barros que falará sobre o que é o Mindfulness e como ele atua nos Transtornos de Humor e na qualidade de vida. A palestra acontecerá na UNISANTA – Universidade Santa Cecília, Bloco M- Térreo, em Santos.  A palestra é gratuita e para participar é necessário se inscrever pelo Whatsapp (13) 997128692 ou e- mail abratalitoral@abrata.org.br. Não haverá fornecimento de Certificado para estudantes. Vivian Vargas de Barros é Psicóloga clínica, sócia fundadora do Centro Paulista de Mindfulness, com certificação em Mindfulness-Based Relapse Prevention pela Universidade da Califórnia - Escola de Medicina de San Diego e Treinamento Avançado pelo C.A.T.S. Warminster – Inglaterra. Tem Mestrado e doutorado com pesquisas na área de Mindfulness. É Pesqu…

Seis temas de atualidades que podem cair no Enem

Fique atento aos assuntos que você não pode deixar de saber para o Enem, de acordo com Daniel Pereira Leite, professor do Curso Poliedro
Estudar os principais acontecimentos do Brasil e do mundo é um ponto fundamental para alcançar uma boa nota na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que neste ano ocorre nos dias 4 e 11 de novembro. Questões que envolvem atualidades podem cair nas provas de Filosofia, Sociologia, História, Geografia, Ciências ou mesmo como tema de Redação, que tem um peso representativo na nota final dos candidatos. O professor de Atualidades do Curso Poliedro, Daniel Pereira Leite, aponta que para estudar atualidades os candidatos devem apostar em diversas fontes de informação, como matérias televisivas, sites, jornais e revistas. Além disso, devem estar atentos aos assuntos que envolvem questões sociais. “A tendência das provas que cobram assuntos atuais é verificar o quanto o estudante está informado diante dos acontecimentos mais comentados na mídia”, ind…