Pular para o conteúdo principal

Leonardo Gonçalves lança novas faixas do projeto "Para Levi", dedicado ao filho

Eu SOU mãe... Eu SOU educadora

Fernanda Valente

Antes de qualquer coisa, EU SOU primeiramente mãe. Amo ser mãe e esse amar ser mãe me levou a paixão pela educação. Desde que o meu filho nasceu eu me apeguei às técnicas montessorianas. Hoje, ele está com seis anos e sei que muito do desenvolvimento dele aconteceu através da educação que possibilitei em casa.
Amamentei o meu filho até os três anos e meio e o desmame aconteceu naturalmente. Não fiz nenhum uso de chupetas ou mamadeiras. Comecei a introduzir a alimentação aos seis meses. Nada de papinhas. Eu cortava os legumes e frutas bem picadinhos e colocava na mãozinha do meu filho. Ele mesmo levava a boca. Foi crescendo dessa forma e sem frescura com comida. Foi desenvolvida aí a autonomia. 
Nunca comprei andador e nem aquelas jaulas(rs) para prender a criança. Sempre usei tapetes pela casa toda e o deixava livre no chão para engatinhar e até segurar nas coisas ao redor. Ele começou a andar segurando pelas coisas aos 9 meses e perto dos 11 meses, andou. 
Algo essencial que fiz ao meu filho nessa primeira fase foi não dar eletrônicos, nem mesmo o celular. Oferecia a ele apenas programas de televisão com conteúdo musical infantil como Palavra Cantada e Turma do Cocoricó, da TV Cultura. Fora isso, brincava com bloquinhos de madeiras de formas, cores, bichinhos... também gostava de brincar com legos e carrinhos. Aos poucos dei a ele pincéis, lápis de cor, canetinhas. 
O quarto dele tem o armário e a cama na altura dele. Além disso, faz suas tarefas, como guardar as próprias roupas e também forrar a cama. Lemos livros juntos quase todos os dias, mas o interesse dele hoje são por números e desenhos. Ele ama desenhar torres, cidades... tudo o que mais quero é continuar sendo uma guia de todo o seu desenvolvimento. Eu amo ser mãe e eu também amo educar. Invisto naquilo que ele mais tem habilidade e mais gosta de fazer. Cada criança tem seu ritmo. Cada mãe, pai ou educador consegue através da observação notar as melhores habilidades da criança. 

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre literatura vampiresca

Os Vampiros se Alimentam de Sangue e Tinta , segundo episódio da série  Super Libris , com direção geral do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero, entrevista o escritor  André Vianco , que mescla terror, suspense, romance e fantasia em suas obras. Tendo o vampiro como tema recorrente em suas histórias, Vianco fala sobre a literatura vampiresca no dia  5/10, segunda, às 21h, no SescTV . Com o objetivo de mergulhar no mundo da literatura, a série Super Libris, formada por 52 episódios de 26 minutos cada, entrevista 52 escritores e apresenta curiosidades presentes no processo de criação de livros. Cada programa é formado por pequenos quadros com diversos assuntos relativos ao universo literário, e traz narração do ator José Rubens Xaxá. Entre os escritores entrevistados estão Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças e Xico Sá. Neste episódio, Vianco comenta que a literatura vampiresca integra

Propósito de vida!

Fernanda Valente Você já parou para pensar qual é o seu projeto de vida? Quando falamos em projeto de vida incluímos vários itens em nossa lista: trabalho, estudos, família, viagens, amizades, vida social, etc. O mais triste é viver todos os itens sem paixão. O que te move? O que faz o seu coração acelerar? Você se sente entusiasmado com o que possui? São questões assim que definem o nosso propósito ou missão. Já tive uma fase da minha vida em que perdi a paixão, foi o momento mais triste que vivi, pois ele foi movido por falta de perdão, deixei a frustração me conter e isso, aos poucos, foi matando as minhas paixões, meus valores internos, a criatividade, a inspiração... passei a não abrir a porta do meu coração para as pessoas, inclusive companheiro. Comecei a implorar a Deus pela liberação de perdão, para eu seguir. Não foi fácil. O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo (Jó 5.2) O ressentimento é o grande assassino da paixão. Se quiser voltar a te

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito: