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Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Eu SOU mãe... Eu SOU educadora

Fernanda Valente

Antes de qualquer coisa, EU SOU primeiramente mãe. Amo ser mãe e esse amar ser mãe me levou a paixão pela educação. Desde que o meu filho nasceu eu me apeguei às técnicas montessorianas. Hoje, ele está com seis anos e sei que muito do desenvolvimento dele aconteceu através da educação que possibilitei em casa.
Amamentei o meu filho até os três anos e meio e o desmame aconteceu naturalmente. Não fiz nenhum uso de chupetas ou mamadeiras. Comecei a introduzir a alimentação aos seis meses. Nada de papinhas. Eu cortava os legumes e frutas bem picadinhos e colocava na mãozinha do meu filho. Ele mesmo levava a boca. Foi crescendo dessa forma e sem frescura com comida. Foi desenvolvida aí a autonomia. 
Nunca comprei andador e nem aquelas jaulas(rs) para prender a criança. Sempre usei tapetes pela casa toda e o deixava livre no chão para engatinhar e até segurar nas coisas ao redor. Ele começou a andar segurando pelas coisas aos 9 meses e perto dos 11 meses, andou. 
Algo essencial que fiz ao meu filho nessa primeira fase foi não dar eletrônicos, nem mesmo o celular. Oferecia a ele apenas programas de televisão com conteúdo musical infantil como Palavra Cantada e Turma do Cocoricó, da TV Cultura. Fora isso, brincava com bloquinhos de madeiras de formas, cores, bichinhos... também gostava de brincar com legos e carrinhos. Aos poucos dei a ele pincéis, lápis de cor, canetinhas. 
O quarto dele tem o armário e a cama na altura dele. Além disso, faz suas tarefas, como guardar as próprias roupas e também forrar a cama. Lemos livros juntos quase todos os dias, mas o interesse dele hoje são por números e desenhos. Ele ama desenhar torres, cidades... tudo o que mais quero é continuar sendo uma guia de todo o seu desenvolvimento. Eu amo ser mãe e eu também amo educar. Invisto naquilo que ele mais tem habilidade e mais gosta de fazer. Cada criança tem seu ritmo. Cada mãe, pai ou educador consegue através da observação notar as melhores habilidades da criança. 

















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