Pular para o conteúdo principal

Descubra a conexão entre os ciclos menstrual e lunar e suas preferências de consumo

Dia Nacional da Síndrome de Down é oportunidade para reforçar a importância da inclusão

Sediado em Betim, mas com atuação nacional, o Instituto Ester Assumpção atua, sem fins lucrativos, em prol da inclusão na educação e no mercado de trabalho

O trabalho é uma das maiores ferramentas que o ser humano tem para se desenvolver como profissional, mas também para se integrar socialmente, criar autonomia financeira e conseguir alcançar sonhos almejados. Todavia, a falta de oportunidades pode atrapalhar essas realizações e isso pode piorar ainda mais quando o assunto são pessoas com Síndrome de Down. Porém, para começar a mudar esse cenário, o Governo Federal instituiu no dia 03 de março, o ‘Dia Nacional da Síndrome de Down’, celebrado no dia 21 de março, mesma data do ‘Dia Internacional’, através da nova Lei 14.306/21.

Para Cíntia Santos, psicóloga e coordenadora de projetos do Instituto Ester Assumpção, que atua em prol da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, a lei que institui o Dia Nacional da Síndrome de Down é um avanço para gerar visibilidade a uma causa tão importante. “É preciso enxergar os indivíduos com a condição como cidadão úteis para a sociedade, tanto na força produtiva, quanto no papel social. Por mais que tenhamos que pensar e praticar a inclusão todos os dias, ter uma data para lembrar isso ajuda muito”, comenta.

A especialista destaca que a inclusão das pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho ainda é um desafio. “Muitas organizações se prendem ao mero cumprimento da Lei nº 8.213/91, mais conhecida como Lei de Cotas, mas observamos que existe uma grande dificuldade para fazer o enquadramento de forma assertiva. Hoje, apenas 403,2 mil pessoas com deficiência estão inseridas no mercado de trabalho, incluindo as que Síndrome de Down. É um índice baixo que reflete no que temos percebido no mercado em geral. Outro ponto que merece atenção é que as empresas ainda precisam enxergar o potencial produtivo de profissionais com deficiência, que podem gerar resultados e não apenas estarem ali para cumprir uma determinação da legislação”, diz a gestora, que coordena a Rede Ester uma plataforma on-line de oportunidades de trabalho exclusiva para pessoas com deficiência.

Além de promover a inclusão no mercado de trabalho, o Instituto Ester Assumpção atua também para tornar a educação mais inclusiva. Uma das ações em andamento é o projeto Paideia, em parceria com o Criança Esperança. “Temos nos dedicado com a intenção de ajudar tanto os profissionais da educação, quanto os pais e comunidade escolar sobre como lidar com pessoas com deficiência no dia a dia. Ainda existem comportamentos discriminatórios e isso acaba sendo replicado por falta de conhecimento. O nosso objetivo é que a comunidade escolar esteja preparada para superar os desafios da inclusão. Estamos plantando uma semente na escola para colher resultados, no futuro, no mercado de trabalho, pois os alunos que hoje aprendendo a serem inclusivos são os profissionais do amanhã que buscarão ou oferecerão oportunidades”, finaliza Cíntia Santos, que está coordenando a execução do projeto em mais de 10 escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

 Site: https://www.ester.org.br   

Instagram: https://www.instagram.com/institutoesterassumpcao/  

Facebook: https://www.facebook.com/institutoesterassumpcao/  

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre literatura vampiresca

Os Vampiros se Alimentam de Sangue e Tinta , segundo episódio da série  Super Libris , com direção geral do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero, entrevista o escritor  André Vianco , que mescla terror, suspense, romance e fantasia em suas obras. Tendo o vampiro como tema recorrente em suas histórias, Vianco fala sobre a literatura vampiresca no dia  5/10, segunda, às 21h, no SescTV . Com o objetivo de mergulhar no mundo da literatura, a série Super Libris, formada por 52 episódios de 26 minutos cada, entrevista 52 escritores e apresenta curiosidades presentes no processo de criação de livros. Cada programa é formado por pequenos quadros com diversos assuntos relativos ao universo literário, e traz narração do ator José Rubens Xaxá. Entre os escritores entrevistados estão Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças e Xico Sá. Neste episódio, Vianco comenta que a literatura vampiresca integra

Pela fé!

Uma das minhas paixões é a LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). Tive o prazer de conviver com alguns amigos surdos e fazia tempo que eu não ministrava em libras. Há um mês, encontrei com um amigo surdo no shopping, conversamos. E de repente me veio uma pergunta: Você não está enterrando o seu dom? Mais do que dom, é um ministério de amor que Deus depositou em meu coração. Pela fé, quero alcançar lugares impossíveis! Pela fé, quero exercer os meus dons com todo amor.

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito: