Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Prêmio milionário de sustentabilidade está com inscrições abertas no Brasil

As inscrições devem ser feitas até o dia 2 de maio de 2023 no site www.zayedsustainabilityprize.com

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade, prêmio global pioneiro dos Emirados Árabes Unidos que reconhece a excelência em sustentabilidade, está com as inscrições abertas para o ciclo de 2024. As inscrições serão aceitas até dia 2 de maio de 2023 e podem ser feitas no portal oficial do Prêmio, em inglês. Se o candidato precisar de ajuda para preencher a ficha, pode entrar em contato com a organização do prêmio pelo email  zayedspbrasil@sherlockcomms.com .


Pequenas e médias empresas (PMEs), organizações sem fins lucrativos (ONGs) e escolas secundárias (Ensino Médio) com soluções de sustentabilidade podem se inscrever em uma das cinco categorias do Prêmio: Saúde, Alimentos, Energia, Água e Escolas Secundárias Globais. O fundo de US $3 milhões do Prêmio recompensa os vencedores com US $600.000 em cada categoria. Na categoria Escolas Secundárias, cada escola pode receber até US$100 mil para iniciar ou expandir ainda mais seu projeto. Todos os vencedores do Prêmio Zayed de Sustentabilidade 2024 serão anunciados em uma cerimônia de premiação durante a COP 28 Climate Summit.

ONG Brasileira vencedora


 A ONG brasileira de médicos voluntários Expedicionários da Saúde, que atua em expedições na Amazônia, foi a vencedora na categoria Saúde.  "Fomos premiados por conseguir levar atendimento médico e cirúrgico para uma população geograficamente isolada e que dificilmente teria acesso a esses procedimentos senão fosse pelo nosso trabalho", contou Martin Affonso Ferreira, associado benemérito da EDS e médico anestesista. Com o valor recebido no prêmio, a ONG de Campinas (SP) elabora um projeto piloto para a implantação de sistema de telemedicina em comunidades indígenas.

Projetos de Escolas do Ensino Médio

Em 2013, José Goldemberg, professor emérito e ex-diretor do Instituto de Física da USP (Universidade de São Paulo), foi o vencedor do Prêmio Zayed de Sustentabilidade na categoria Life Achievement (“realização de vida” em tradução livre), concedido a profissionais de destaque na área de energia renovável. O físico, que já foi Ministro da Educação, Secretário do Meio Ambiente da Presidência da República e Reitor da USP, recebeu o prêmio de US$ 100 mil Dólares.

Três escolas brasileiras também já foram finalistas do prêmio na categoria de Escolas Secundárias. Em 2016, a Escola Estadual Prof. Dimas Mozart e Silva, de Taquarituba (SP) ficou entre as finalistas pela filosofia pedagógica de ensinar disciplinas conscientes que abordem o papel do aluno na sociedade, inspirada nos princípios da solidariedade, respeito à diversidade, ecologia, patrimônio público e consumo consciente.

Em 2019, o Centro Educacional Agrourbano Ipê (DF) apresentou seu projeto de ser uma instituição totalmente autossustentável, com sistema solar fotovoltaico autônomo, estação completa de tratamento de esgoto e sistema de reúso de água. No ano seguinte,  a Escola Sesi Djalma Pessoa (BA), que usa as ciências, humanidades, línguas e matemática para desenvolver um programa de iniciação científica em tecnologias verdes, como captação e aproveitamento de água da chuva, geração de biogás por meio do reaproveitamento de resíduos orgânicos e uso de energia solar, também teve seu projeto qualificado.

Para este ano, o Prêmio Zayed de Sustentabilidade quer alcançar mais estados brasileiros e mostrar mais iniciativas importantes pelo país. 

Avaliação

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade tem um processo de avaliação em três etapas, começando com a devida diligência realizada em todas as inscrições para garantir que atendam aos critérios de avaliação do Prêmio. Isso identifica as inscrições qualificadas e resulta na seleção de candidatos elegíveis. Em seguida, as avaliações são realizadas por um Comitê de Seleção composto por painéis específicos de categorias de especialistas internacionais independentes. A partir desta lista de pré-selecionados, são escolhidos os finalistas e encaminhados para o Júri do Prêmio que elege, por unanimidade, os vencedores, nas cinco categorias.

Para se inscrever ou saber mais sobre o prêmio acesse www.ZayedSustainabilityPrize.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rainha frutífera

Uma homenagem especial de Luiz, a sua eterna esposa Vera, a rainha do lar, dos corações e frutífera musa de poesias, canções e emoções, entre filhos e suas gerações:  Vieste a este mundo  Em missão especial  Realizar abençoada  A incumbência divinal. Ligação umbilical faz a União maternal com  Corações ritmados por  Intervalos musicais, entoarem  A cantiga da vida, com batimentos naturais. Fazendo em um ambiente tranquilo  Executar milagrosamente  Repetidas notas divinais  Retiradas das partituras angelicais que  Estimulam com a arte musical, reger com  Intensa maestria a multiplicação que  Reforça o propósito celestial, enquanto  Aguarda-se o momento ideal. Depois de nove meses  Abre-se a cortina transparente!  Surge, surpreendentemente, um  Inocente ser inteligente!  Lindo! Atraente!  Que vem do seu âmago! O Amor em forma de gente....

Fixação de Luka: Um stop motion sobre autismo baseado em fatos reais

Créditos: facebook.com/FixingLuka Fernanda Santiago Fixação de Luka: Este é um Curta metragem maravilhoso sobre o autismo. É um stop-motion inspirado nas experiências de Jessica Ashman, que tem um irmão mais novo autista. Ela conta a história baseada em sua infância, da maneira que ela enxergava o seu irmãozinho mais novo. Na história desenvolvida por ela, Lucy a representa, e Luka, faz o papel do seu irmãozinho. Luka é um menininho todo meticuloso. Na estante, patos de borracha são alinhados perfeitamente em uma fileira, mil selos estão presos a uma parede do quarto. Além disso, tem uma mania obsessiva em montar pirâmides de dados. Estas são apenas algumas das manias de Luka, e num diário, Lucy anota todo o desempenho do irmão. Ela acha que Luka precisa de conserto, pois toda vez que ela tenta se relacionar com ele, tentando mexer em sua rotina repetitiva, ele desmorona. Numa noite, se sentindo maltratada por suas rejeições, Lucy perde a paciência e foge. Tropeçando na f...

Saúde como Direito: onde estamos agora?

compre aqui Por Marcelo Henrique Silva Divulgação/ Assessoria de Comunicação   A saúde é um dos pilares fundamentais da vida humana e desempenha um papel crucial em nosso bem-estar geral. Por séculos, o Brasil tem buscado soluções para suas profundas desigualdades sociais e dificuldades no acesso aos serviços médicos básicos. E pensar em soluções para esses problemas significa pensar em duas questões fundamentais: no conceito próprio de saúde e na sua visão como direito fundamental. Para responder a primeira pergunta, devemos primeiro voltar no tempo. “Ser saudável é não estar doente”. Durante gerações, foi com essa maneira simplista que se pensaram as políticas sanitárias mundo afora. Especialmente no âmbito da classe trabalhadora, onde o interesse maior era das empresas, já que funcionário doente significava funcionário afastado das atividades laborais. Pensando nisso, as primeiras políticas de garantia ao acesso à saúde contemplavam apenas empregados formai...