Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Dia Internacional do Livro (23/04): 10 livros para conhecer um novo universo


Separamos títulos de ficção para todos os gostos com personagens cativantes e histórias que vão te prender do início ao fim

Bem-vindos a um mundo onde tudo é possível! Afinal, não há limites para a ficção, em que o contexto é o que menos importa. Primeiro porque ela se reinventa por meio das narrativas e potencializa a imaginação, depois, porque temos a liberdade para associar cada história com acontecimentos da nossa vida e, claro, mergulhar na realidade de cada enredo. 

Foi pensando nisso que separamos 10 livros de ficção de autores e autoras nacionais que prometem te encantar! E para começar essas leituras, nada melhor do que o Dia Internacional do Livro (23). Confira as obras: 

O Legado do Dragão 

Os dragões eram uma lenda, temidos e admirados. Eles viviam disfarçados entre os seres humanos, após uma grande guerra em que o Rei Gallad dizimou todas as criaturas, e iniciou seu reinado com paz e tranquilidade. Muitos anos se passaram até que as narrativas sobre a batalha viraram cantigas e lendas assustadoras para crianças. Até que uma das criaturas ressurge levantando perguntas como de onde ele ressurgiu? Seria o último da raça? 

(Autora: Vivianne Fair | Onde encontrar: Amazon) 

O Início do Fim 

E se você acordasse em meio a um apocalipse zumbi? É assim que começa o enredo do livro “O Início do Fim”, do escritor Lucas M. Araujo. Desde que um grupo de amigos iniciaram a faculdade de TI em Palmas, Tocantins, o maior pesadelo deles era a próxima prova de algoritmos. Porém, tudo muda quando um incidente no Hospital Geral de Palmas dá início a um apocalipse zumbi e eles são impedidos pelo exército de deixar a cidade.   

(Autor: Lucas M. Araujo | Onde encontrar: Amazon) 

Sacrificada 

Em um mundo corrompido e dominado pelos elementum, a herdeira de um poderoso clã foi rejeitada desde a infância e tratada como escória por não possuir propriedades mágicas. Ao ser enviada como presente para o temido e assombroso Imperador do Caos, o destino se mostrou ainda mais cruel, porém é com ele que a protagonista irá descobrir ser muito mais poderosa do que todos poderiam imaginar. 

(Autora: Jéssica Macedo | Onde encontrar: Amazon) 

O Fetiche do Ouro e a Pedra Milagrosa na Filosofia Caipira 

Por meio de contos inspirados em ditados populares, o escritor e geólogo Everaldo Gonçalves utiliza o dialeto caipira para enriquecer o lançamento “O Fetiche do Ouro e a Pedra Milagrosa na Filosofia Caipira”. Unindo ficção e história, o autor reúne histórias sobre o ouro e crenças milenares sobre pedras preciosas. 

(Autor: Everaldo Gonçalves | Onde encontrar: Amazon) 

Em busca da coroa  

Neste lançamento, um rei sem reino fará o possível e o impossível para devolver as terras de sua nação. Com o objetivo de encontrar o anel que provaria a legitimidade de sua coroação, o protagonista parte em uma missão rumo ao lugar onde nasceu, mas é capturado por tropas inimigas. Para se livrar de tal situação, ele precisa enfrentar o rei dor orcs e algoz de seu pai, Inak Trodar. 

(Autor: Reyves L. B. | Onde encontrar: Amazon) 

A promessa da rosa 

Relançado em edição especial, este romance de Babi A. Sette é ambientando em Londres da metade do século XIX. Na época, a capital da Inglaterra estava em crescimento: indústrias apareciam, a classe trabalhadora tomava conta das ruas, os mercadores estavam por todos os lados, e a nobreza permanecia com antigas tradições. É no contexto desses nobres que a autora conta a história de Kathelyn Stanwell, uma debutante que deve seguir todas as regras sociais, mas que detesta imposições e sonha em ser livre. 

(Autora: Babi A. Sette | Onde encontrar: Amazon) 

Irmandade da Cruz  

Se você adora resolver enigmas, este é o livro ideal. Luiz Henrique Carvalho Mourad introduz uma história repleta de mistérios que farão o leitor questionar os limites entre ficção e realidade. No enredo, um cético jornalista é convocado por uma sociedade secreta para proteger o segredo mais bem guardado do mundo: a localização do santo graal, que não é o cálice usado na Última Ceia, mas tem um significado muito maior. 

(Autor: Luiz Henrique Carvalho Mourad | Onde encontrar: Amazon

Voyeur - Omissão Fatal 

Neste segundo volume da série “Voyeur”, os leitores vão conhecer mais de perto o protagonista Celso Henrique, um jovem proprietário de motel que instala um sistema de câmera para assistir aos clientes sem o consentimento deles. Esse prazer em observar a intimidade dos outros leva Carlos a perceber (e lutar contra) situações terríveis, que se escondem por trás da esfera íntima, como a violência e também a exploração sexual infantil.  

(Autor: Luiz Estevam Gonzalez | Onde encontrar: Amazon

Com que realidades essas camisolas acordam? 

Amanda é uma designer renomada no mercado, que enfrenta diariamente uma luta vivenciada pelas mulheres: o machismo. Ela precisa se provar capaz de ocupar um cargo de chefia, além de ser a única responsável por cuidar do filho doente, pois está inserida em uma relação amorosa pautada pelas desigualdades de gênero. Uma ficção que fala sobre as mulheres “multitarefas”, aquelas que são obrigadas a absorver todas as responsabilidades para sobreviver. 

(Autora: Raquel Marinho | Onde encontrar: Amazon) 

De salto alto 

Uma leitura rápida, para se identificar. Em pequenos contos sobre o cotidiano, a autora aborda sentimentos, comportamentos e relações universais. Há, por exemplo, as diferenças no amor romântico, os preconceitos de classe e a misoginia silenciosa entre um casal. Narrados sempre em primeira pessoa, os textos se destacam também por temas como conflitos geracionais, além das batalhas internas de um jovem gay em busca de aceitação paterna.  

(Autora: Renata Barrozo Baglioli | Onde encontrar: Amazon) 

 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Resgate de Ruby: Uma Lição de Superar Desafios

Fernanda Valente   Ao assistir "O Resgate de Ruby" na Netflix, fui instantaneamente cativada pela história emocionante e inspiradora que se desenrola diante dos meus olhos. O filme, dirigido por Katt Shea, relata a jornada de uma filhotinha agitada que recebe uma segunda chance antes de ser sacrificada, e sua transformação em uma valiosa integrante da força policial. A narrativa vai muito além de uma simples história sobre um cachorro, e toca em temas como superação, compaixão e o poder do apoio mútuo. Logo no início, percebi a conexão entre o policial Daniel e Ruby, a filhotinha em questão. Enquanto assistia, não pude deixar de notar as semelhanças entre o comportamento agitado de Ruby e as características de Daniel, que me levaram a perceber que ambos podem apresentar sinais de ansiedade ou TDAH. Essa percepção me fez enxergar a história sob uma nova luz, destacando a importância de compreender e acolher as diferenças, tanto nos seres humanos quanto nos animais....

BE HAPPY

Por Caroline Trevisan O que é felicidade para você? Essa pergunta pode até parecer meio clichê ou uma cópia daquela música “o que faz você feliz”, mas em uma era de muito stress e ansiedade temos sempre que evitar perdê-la. Há várias possibilidades: estar com a família e amigos, praticar um esporte ou alguma atividade da qual gostamos, estar em algum lugar prazeroso, enfim. Costumo dizer que existem combustíveis de felicidade presentes nos pequenos detalhes do nosso dia-a-dia, como um bom dia de alguém especial, no elogio recebido ao sair na rua, nas palavras de carinho que ouvimos, ao sermos convidados para sair e se divertir com os amigos. Estes precisam ser cultivados. Já ouviu falar que amigo é coisa para se guardar? Então, eles preenchem a nossa vida e nos incentivam a viver, a ser feliz, a realizar sonhos e o melhor tornam tudo único vivendo apenas com aquele determinado amigo. Rir abobadamente, pagar mico, ficar perdido no caminho porque ficou conversando, falar horas ...

Resenha: Contos de enganar a morte , de Ricardo Azevedo, 1ª edição - 2003.

Por Thiago Grass Pode-se dizer que o folclore é uma força em constante movimento, uma fala, um símbolo, uma linguagem que o uso torna coletiva. Por meio dele, as pessoas dizem e querem dizer. E a dica de leitura bebe justamente dessa fonte da cultura popular. No livro “Contos de enganar a morte”, o escritor Ricardo Azevedo explora esse tema tão delicado de forma leve e criativa. O próprio autor menciona na obra: Trata-se de um grave erro considerar a morte um assunto proibido ou inadequado para crianças. Heróis nacionais como Ayrton Senna, presidentes da república e políticos importantes, artistas populares, parentes, amigos, vizinhos e até animais domésticos infelizmente podem morrer e morrem mesmo. A morte é indisfarçável, implacável e faz parte da vida (AZEVEDO, 2003, p.58). Portanto, o livro reúne quatro narrativas sobre a “hora de abotoar o paletó”, “entregar a rapadura”, “bater as botas”, “esticar as canelas”. Nesses contos, os personagens se defrontam com a m...