Pular para o conteúdo principal

Descubra a conexão entre os ciclos menstrual e lunar e suas preferências de consumo

Academia Nacional de Cuidados Paliativos lança Terceiro Atlas com dados inéditos sobre a especialidade no Brasil

A Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) tem o prazer de anunciar o lançamento da terceira edição do Atlas de Cuidados Paliativos no Brasil. Este documento, que representa a compilação oficial de dados importantes sobre o status dos Cuidados Paliativos no país, oferece uma reflexão crítica sobre a especialidade e seus desafios.
Esta nova edição do Atlas, que sucede o primeiro lançamento de 2018 intitulado “Análise Situacional e Recomendações para Estruturação de Programas de Cuidados Paliativos no Brasil”, fornece dados atualizados e expandidos sobre os serviços de Cuidados Paliativos (CP) no país. Desde a primeira edição, a metodologia para coleta e apresentação de dados foi significativamente aprimorada. 
"Agrupamos os dados de acordo com quatro dimensões - tipo de serviço, perfil da equipe, educação e pesquisa - e acrescentamos novos parâmetros referentes, por exemplo, ao atendimento do público infantojuvenil e ao uso de opioides," explicou Rodrigo Kappel Castilho, presidente da ANCP. 
O Atlas oferece uma visão detalhada da situação atual dos Cuidados Paliativos no Brasil, com foco nas áreas de oncologia e pediatria e localidades com maior número de serviços. "Nosso objetivo com este material é fornecer aos profissionais de saúde, formuladores de políticas públicas, educadores e à sociedade em geral informações relevantes e críticas para o crescimento futuro dos Cuidados Paliativos no país", afirmou Castilho.
Em um grande avanço para a área de Cuidados Paliativos no Brasil, a Comissão Intergestores Tripartite anunciou recentemente a implementação de uma Política Nacional específica para o setor, um movimento que representa uma vitória significativa para todos os envolvidos nos Cuidados Paliativos no Brasil.
A ANCP é uma associação científica fundada em 2005, com o objetivo de reunir profissionais interessados no desenvolvimento, ensino e implementação dos Cuidados Paliativos no Brasil. A entidade representa oficialmente a prática multiprofissional de cuidados paliativos no país e trabalha ativamente para promover a educação, pesquisa e implementação de serviços de Cuidados Paliativos em todo o Brasil. 

Para mais informações, visite o site oficial da ANCP: https://www.paliativo.org.br

Imagens: Assessoria de Comunicação 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito:

Felicidade, Significado, Vida...

  Por Fernanda Valente Levar a vida com significado é um desafio. Escolher ser grato é praticar em todo momento a benevolência. Felicidade não é algo que se procura. Felicidade é respirar, é ter fôlego de vida mesmo que dos seus olhos estejam escorrendo lágrimas. Felicidade é saber que as lágrimas servem para curar, mesmo que ainda o processo de cura esteja acontecendo... O importante é querer.  Vida com significado é ter um sonho ou vários sonhos. É fazer listas. É elaborar planos dos menores aos maiores. Aos poucos somos capazes de construir algo. Para isso, só é preciso ação. Tudo pode ser recomeço. Pontos finais só existem se a gente permitir.  Enquanto houver reticencias podemos dar continuidade, mudar a rota, se perder e se encontrar... Quanto mais vulneráveis somos, mais somos fortes. Para alguns pode parecer fraqueza, mas sentimentos sempre são verdadeiros. Por isso, não vale a pena se esconder. Máscaras caem. Seja você.  Ria, dance, transforme pessoas estranhas em amigas, acei

Pela fé!

Uma das minhas paixões é a LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). Tive o prazer de conviver com alguns amigos surdos e fazia tempo que eu não ministrava em libras. Há um mês, encontrei com um amigo surdo no shopping, conversamos. E de repente me veio uma pergunta: Você não está enterrando o seu dom? Mais do que dom, é um ministério de amor que Deus depositou em meu coração. Pela fé, quero alcançar lugares impossíveis! Pela fé, quero exercer os meus dons com todo amor.