Fernanda Valente
A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), a maior competição científica do Brasil, divulgou hoje a lista de premiados de sua 18ª edição. Este ano, a competição contou com a participação de mais de 18,3 milhões de alunos do Ensino Fundamental e Médio de todo o Brasil. O evento, que é organizado pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), teve alcance em 99,78% dos municípios brasileiros e envolveu mais de 55 mil escolas. [Confira a lista de premiados aqui]
Desta vez, a Olimpíada aumentou o número de premiados. A nível nacional, serão distribuídas 8,4 mil medalhas (650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze), além de 51 mil menções honrosas. Além disso, as escolas particulares tiveram o número de premiações dobrado este ano. A OBMEP também premiará professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação que se destacaram pelo desempenho dos alunos.
Os medalhistas nacionais são incentivados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas para o desenvolvimento acadêmico. Alunos de escolas públicas que participarem do programa receberão uma bolsa de R$300, financiada pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), cujo valor foi reajustado em 200% neste ano.
Uma oportunidade empolgante para os medalhistas do Nível 3 (Ensino Médio) é a chance de concorrerem a uma vaga no IMPA Tech, o primeiro curso de graduação do IMPA. As inscrições para o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação estão abertas até 28 de dezembro [no site do IMPA Tech](http://impatech.impa.br). Este curso oferece uma formação de excelência, preparando os estudantes para uma carreira próspera no mercado de tecnologia e inovação.
A OBMEP foi criada pelo IMPA em 2005 e é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). A competição tem como objetivo estimular o estudo da matemática e identificar talentos na disciplina, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil. É uma verdadeira oportunidade para os alunos brasileiros terem acesso a um material didático de qualidade e desenvolverem suas habilidades na matemática.
Imagem: Divulgação/Assessoria de Comunicação
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