Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

O Museu da Língua Portuguesa celebra a Consciência Negra com debates e atividades

Fernanda Valente

O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, promoverá um conjunto de atividades especiais em comemoração à Semana da Consciência Negra, destacando as contribuições africanas ao português falado no Brasil. Entre os eventos programados, um debate sobre as línguas bantu contará com a presença da Rainha Diambi Kabatusuila, da República Democrática do Congo, no dia 21 de novembro.

Mostra temporária "Línguas africanas que fazem o Brasil" 
Imagem: Guilherme Sai
Intitulado "Diálogos da Diáspora", o debate reunirá, além da Rainha Diambi, o músico e filósofo Tiganá Santana, curador da exposição "Línguas africanas que fazem o Brasil", e Taata Katuvanjesi, uma autoridade tradicional do Terreiro de Candomblé Congo-Angola. O evento gratuito, que começará às 19h, abordará a influência das línguas bantu no português brasileiro e a rica história da diáspora africana. Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência.

No Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o Museu estará aberto das 9h às 16h30, com atividades voltadas para a literatura afro-brasileira. O Núcleo Educativo apresentará a ação "Saberes Negros", que introduzirá autores e autoras negros por meio de "santinhos", materiais que trazem imagens e informações sobre suas obras.

Visita mediada pelo prédio da Estação da Luz
Imagem: Guilherme Sai

No dia 23 de novembro, o Museu sediará a última edição do Papo Literário de 2023, discutindo o livro "Solitária", de Eliana Alves Cruz, que aborda questões contemporâneas das relações de trabalho doméstico. A atividade contará com a mediação de Camilla Dias e será gratuita, com sorteio de livros e tradução em Libras.

Além disso, o Sarau Africanizar, que ocorrerá no mesmo dia, trará grupos como Afoxé Omodé Oba e Nganga Kabula, promovendo um diálogo com a exposição temporária sobre as línguas africanas. No dia 24 de novembro, o Maracatu Ilê Aláfia fará uma intervenção artística voltada para as crianças e suas famílias.

A mostra temporária "Línguas africanas que fazem o Brasil", com curadoria de Tiganá Santana, explora a influência de idiomas como o iorubá e o quicongo no português brasileiro, através de obras de artistas contemporâneos e experiências interativas.

Maracatu Ilê Aláfia, atração do Domingo no Museu / Divulgação


Com uma programação rica e diversificada, o Museu da Língua Portuguesa reafirma seu compromisso em celebrar e valorizar a herança cultural africana no Brasil, oferecendo ao público uma oportunidade única de reflexão e aprendizado.

Endereço: Praça da Luz, 2 - Luz, São Paulo - SP, 01120-010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enfeites de Natal em potes, vasos e garrafas de vidro

Pra quem ama artesanato e enfeitar a casa para o Natal, a hora é agora. Deixo abaixo algumas dicas para fazer com taças, garrafas, potes e vasos de vidro: 

O Resgate de Ruby: Uma Lição de Superar Desafios

Fernanda Valente   Ao assistir "O Resgate de Ruby" na Netflix, fui instantaneamente cativada pela história emocionante e inspiradora que se desenrola diante dos meus olhos. O filme, dirigido por Katt Shea, relata a jornada de uma filhotinha agitada que recebe uma segunda chance antes de ser sacrificada, e sua transformação em uma valiosa integrante da força policial. A narrativa vai muito além de uma simples história sobre um cachorro, e toca em temas como superação, compaixão e o poder do apoio mútuo. Logo no início, percebi a conexão entre o policial Daniel e Ruby, a filhotinha em questão. Enquanto assistia, não pude deixar de notar as semelhanças entre o comportamento agitado de Ruby e as características de Daniel, que me levaram a perceber que ambos podem apresentar sinais de ansiedade ou TDAH. Essa percepção me fez enxergar a história sob uma nova luz, destacando a importância de compreender e acolher as diferenças, tanto nos seres humanos quanto nos animais....

Grandioso Ser

Façam os fluidos divinos as nossas vidas pela fé fortalecidas; Sejamos seres confidentes e confiantes no Grandioso Ser. Ele dirige os nossos planos às horas certas; Facilita o alcance das nossas metas; Sempre o bem nos deseja; Dá solução ao problema  por mais difícil que seja.  Sejamos seus seguidores às pistas da terrena maratona.   Quem é Ele? É o Deus que aos seus filhos não abandona. Que maravilha! Ele nos ama vida toda! Amém!  Autor: Luiz Augusto da Silva Data: 14/11/2012