Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Dia da Consciência Negra: 4 livros para compreender a luta contra o racismo

 No dia 20 de novembro, o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra, uma data que marca a morte de Zumbi dos Palmares, um importante símbolo de resistência na luta contra a escravidão. Em homenagem a essa data, a Disal, reconhecida referência no mercado editorial, lançou uma campanha que destaca a importância da luta pela igualdade racial e o respeito à diversidade.

Clineia Candia, professora e parceira da Disal, ressalta a relevância dessa data: “É fundamental honrar essa história, reconhecer os desafios enfrentados e entender que a luta é constante. O dever da Disal é colaborar com a educação da futura geração, mantendo viva a história do povo negro e seu papel essencial na evolução do país.”

Para celebrar essa importante ocasião, selecionamos quatro livros que ajudam a entender a luta contra o racismo e a valorizar a diversidade:

O Pequeno Príncipe Preto – Rodrigo França

Nesta obra, o Pequeno Príncipe Preto vive em um planeta minúsculo com sua companheira, a árvore Baobá. Quando ventanias chegam, ele viaja por diferentes planetas, espalhando empatia e amor. A narrativa enfatiza a importância de reconhecer a própria identidade e valorizar as raízes.

Pequeno Manual Antirracista – Djamila Ribeiro


A filósofa e escritora Djamila Ribeiro apresenta, de forma leve e didática, onze lições que ajudam a entender a origem do racismo e como combatê-lo. O livro aborda temas atuais, como negritude, branquitude e violência racial, oferecendo uma reflexão profunda sobre a luta diária contra o preconceito.

Saiba mais: https://www.disal.com.br/produto/5866065-Pequeno-ManualAntirracista

 

Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na sociedade brasileira – Lilia Moritz


Neste ensaio, a antropóloga Lilia Moritz investiga a peculiar forma de racismo no Brasil, que é muitas vezes negada publicamente. A obra analisa a história do preconceito no país, com referências culturais que vão desde sambas até expressões populares, proporcionando uma visão abrangente sobre a questão racial.

Saiba mais: https://www.disal.com.br/produto/5036275-Nem-Preto-Nem-Branco-Muito-PeloContr


Quando me descobri negra – Bianca Santana


Bianca Santana compartilha sua trajetória de autodescoberta como mulher negra. A autora reflete sobre momentos significativos, como usar um turbante colorido pela primeira vez e reconhecer a ancestralidade em seus filhos. Essa obra convida os leitores a olharem para dentro de si e a valorizar suas próprias histórias.

Saiba mais: https://www.disal.com.br/produto/9824340-Quando-Me-DescobriNegra

Clineia finaliza: “Entendemos que a educação é uma das maiores ferramentas para combater o racismo e promover a equidade. Nossa missão vai além de distribuir livros; queremos compartilhar histórias que ampliem perspectivas e inspirem mudanças.” O Dia da Consciência Negra nos lembra que, apesar dos avanços, ainda há muito trabalho pela frente para construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fixação de Luka: Um stop motion sobre autismo baseado em fatos reais

Créditos: facebook.com/FixingLuka Fernanda Santiago Fixação de Luka: Este é um Curta metragem maravilhoso sobre o autismo. É um stop-motion inspirado nas experiências de Jessica Ashman, que tem um irmão mais novo autista. Ela conta a história baseada em sua infância, da maneira que ela enxergava o seu irmãozinho mais novo. Na história desenvolvida por ela, Lucy a representa, e Luka, faz o papel do seu irmãozinho. Luka é um menininho todo meticuloso. Na estante, patos de borracha são alinhados perfeitamente em uma fileira, mil selos estão presos a uma parede do quarto. Além disso, tem uma mania obsessiva em montar pirâmides de dados. Estas são apenas algumas das manias de Luka, e num diário, Lucy anota todo o desempenho do irmão. Ela acha que Luka precisa de conserto, pois toda vez que ela tenta se relacionar com ele, tentando mexer em sua rotina repetitiva, ele desmorona. Numa noite, se sentindo maltratada por suas rejeições, Lucy perde a paciência e foge. Tropeçando na f...

Felicidade, Significado, Vida...

  Por Fernanda Valente Levar a vida com significado é um desafio. Escolher ser grato é praticar em todo momento a benevolência. Felicidade não é algo que se procura. Felicidade é respirar, é ter fôlego de vida mesmo que dos seus olhos estejam escorrendo lágrimas. Felicidade é saber que as lágrimas servem para curar, mesmo que ainda o processo de cura esteja acontecendo... O importante é querer.  Vida com significado é ter um sonho ou vários sonhos. É fazer listas. É elaborar planos dos menores aos maiores. Aos poucos somos capazes de construir algo. Para isso, só é preciso ação. Tudo pode ser recomeço. Pontos finais só existem se a gente permitir.  Enquanto houver reticencias podemos dar continuidade, mudar a rota, se perder e se encontrar... Quanto mais vulneráveis somos, mais somos fortes. Para alguns pode parecer fraqueza, mas sentimentos sempre são verdadeiros. Por isso, não vale a pena se esconder. Máscaras caem. Seja você.  Ria, dance, transforme pessoas estran...

Programa Conexão Inclusão

  Nesta terça-feira, dia 22 a partir das 19h30 você poderá conferir o Programa Conexão Inclusão com apresentação de Cristina Fernandes Soares, palestrante, psicopedagoga, advogada e ativista em educação inclusiva e comentários de Fernanda Valente, professora e jornalista com especialização em educação especial na perspectiva da educação inclusiva e Eduardo Lucas, jornalista. As convidadas desta noite são Vivi Reis, ativista em inclusão e criadora do Inclusivamente e também sua filha Clara Reis, que é bailarina e artista. Vamos falar sobre o protagonismo das pessoas com Síndrome de Down. Não perca:  www.planetaconexao.com Nas redes sociais: @planetaconexao @programaconexaoinclusao #paratodosverem: Na parte superior, o logotipo do programa Conexão Inclusão escrito em colorido em desenho de quebra cabeça, simbolizando o autismo, além da letra o, utilizando o símbolo da diversidade. Abaixo da esquerda para direita, num fundo branco tem uma foto de perfil da Fernanda Valente, no me...