Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Os benefícios das ingazeiras

Fernanda Santiago Valente

Ingazeiras do canal 4, Embaré
Foto: Rê Sarmento 
     Quando eu era criança, adorava colher os ingás das famosas ingazeiras do canal 4, em Santos. As árvores são antigas, comuns nas regiões tropicais, principalmente na Mata Atlântica e Amazônia. Os índios fazem bom uso dessas frutas. Ingá, nome dado por eles, quer dizer “embebido”, “ensopado”, dando referência à polpa aquosa. Comi muito dessas frutinhas, que parece vargem, mas ao abri-la, encontramos várias sementinhas ovais, acinzentadas e revestidas por um arilo branco adocicado. É uma delícia!
      São mais de 300 espécies de ingazeiras espalhadas pelo Brasil e alguns países com áreas tropicais: como México, Chile, Venezuela. Para algumas pessoas, as frutas servem só para os passarinhos, mas ela é muito importante para todos nós. Grande parte do mel produzido pelas abelhas são dessas frutinhas. Os morcegos também se alimentam delas.
    Quem gosta de medicina alternativa, utilizando produtos naturais, o ingá é rico em sais minerais, essenciais para o bom funcionamento do organismo. Ele também combate a dor de artrite e reumatismo. O xarope da fruta é utilizado para o tratamento de bronquite. Já a casca, os índios utilizavam para cicatrizar feridas.
      Santos é uma cidade privilegiada por ainda possuir essas árvores. Um verdadeiro chamariz para os beija-flores e outras espécies de pássaros. Como não se encantar? Só que recebi uma triste notícia: cortaram uma antiga ingazeira situada na Avenida Epitácio Pessoa, no bairro Boqueirão. Quanta dor! Acabaram com uma sombra, destruíram mais um abrigo de passarinhos para dar destaque ao nome de uma farmácia. Mais uma farmácia! É o mundo moderno: crianças que não brincam mais entre as árvores e adultos que já não observam mais o ambiente que vivem. 

Comentários

Ótimo texto Fernanda!
É lamentável que o homem esteja destruindo a natureza para valorizar mais um dos tantos comércios da cidade... Entretanto, nesse caso, "parece" que a árvore estava condenada por cupim... Mas, nada justifica não plantar outra. Cortou uma árvore por estar condenada, replante outra! A natureza agradece e o planeta mantém seu equilíbrio ambiental!
Sim, eu li o texto da prefeitura, mas sinceramente não acredito nos cupins... Obrigada, Rê.

Postagens mais visitadas deste blog

Amor no Espectro

  Por Fernanda Valente A preocupação de muitos pais é a fase adulta do seu filho com espectro autista. Será que vão namorar? Casar? Ter uma carreira? Formar uma família? A série Amor no Espectro que está sendo vinculada na NET FLIX mostra que sim.  O Brasil ainda é um país que engatinha no assunto, mas em países com os olhos abertos para a inclusão como Portugal, Dinamarca, Austrália, etc a evolução das pessoas com transtornos ou deficiências acontece. Por lá, existem profissionais que preparam encontros de autistas.  A série deixa bem claro que para um envolvimento amoroso, a própria pessoa com o espectro prefere se envolver com pessoas que tenham as mesmas características que elas quanto às manias. Se gosta de bichos, se envolver com alguém que também goste, desenhos, coleções, e assim por diante.  Para quem tem curiosidade, a série mostra a diversidade que há no espectro, o como são encantadores e principalmente como existe um universo de infinitas possibilidades...

Rainha frutífera

Uma homenagem especial de Luiz, a sua eterna esposa Vera, a rainha do lar, dos corações e frutífera musa de poesias, canções e emoções, entre filhos e suas gerações:  Vieste a este mundo  Em missão especial  Realizar abençoada  A incumbência divinal. Ligação umbilical faz a União maternal com  Corações ritmados por  Intervalos musicais, entoarem  A cantiga da vida, com batimentos naturais. Fazendo em um ambiente tranquilo  Executar milagrosamente  Repetidas notas divinais  Retiradas das partituras angelicais que  Estimulam com a arte musical, reger com  Intensa maestria a multiplicação que  Reforça o propósito celestial, enquanto  Aguarda-se o momento ideal. Depois de nove meses  Abre-se a cortina transparente!  Surge, surpreendentemente, um  Inocente ser inteligente!  Lindo! Atraente!  Que vem do seu âmago! O Amor em forma de gente....

Alfabetizando pelo som

Fernanda Valente Cada criança tem uma maneira de aprender, algumas aprendem pela imagem, outras pelo som. Recentemente ajudei uma criança a ler só separando as vogais e as consoantes pelos sons. Essa criança tem muita habilidade com números, gosta de ouvir histórias, tem uma oratória excelente, mas tinha dificuldade na leitura, não conseguia associar as letrinhas por imagens.  Então, criei uma historinha para chamar a atenção, ela sabia os sons das letras, no entanto, foi só explicar que primeiro temos o som, o a e i o u e podemos juntar com as outras letrinhas e formar sílabas - ba - be - bi - bo - bu, que vira uma palavra, boba, que se transforma numa frase: A menina é bonita, e depois podemos desenvolver um texto: A menina é bonita e gosta de estudar. Ela veste roupas bem coloridas. O cabelo dela é vermelho e seu rosto cheio de sardas. Os olhos dela brilham. Em apenas uma hora de estudo, a criança conseguiu identificar as letras e formar palavrinhas. Deixei como um sistema de es...