Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Um livro para expressar sua emoções

Em Diário das Emoções, lançamento da Benvirá, selo de não ficção e ficção da Saraiva, a arteterapeuta Anna Llenas elege as emoções que considera básicas em todo ser humano – alegria, tristeza, raiva, medo, calma – e ensina o leitor a identificar, reconhecer e expressar essas emoções, tudo por meio de atividades que o ajudarão a se conectar com seus sentimentos.

Na obra, o leitor perceberá, por exemplo, que a raiva e a alegria compartilham uma mesma forma de expressão: o aumento do ritmo cardíaco. Já o medo e a raiva têm a mesma função: a sobrevivência – a raiva nos levando a responder prontamente àquilo que nos ataca e o medo fazendo com que passemos a agir com maior prudência.

A autora ressalta que o livro pode ser utilizado de três maneiras distintas. Na primeira, o leitor deve identificar a emoção que está sentindo no momento e procurar no livro a seção que fale sobre essa emoção, realizando, na sequência, os exercícios propostos. Na segunda, o leitor poderá escolher a atividade que parecer mais interessante, sem levar em conta o sentimento que deve ser expressado. Na terceira opção, a autora recomenda sortear uma página e realizar a atividade aleatoriamente.





Para que fique mais divertido – e o livro se torne uma obra de arte –, o leitor poderá utilizar diversos tipos de materiais, como lápis, giz de cera, aquarela, guache, argila, purpurina, o que for melhor para desenvolver a criatividade de cada um.

Quando sugeriram que eu fizesse ele livro de exercícios criativos relacionado às emoções, me pareceu uma proposta muito oportuna. O título mostra por meio da arte e criatividade as emoções nascidas em nosso interior. A arte se nutre dessas emoções. A criação artística permite que os vários estados de ânimos transpareçam. Minha formação, meu trabalho como professora, minhas práticas clínicas com arteterapia e, em especial, meu próprio processo artístico e minha autoanálise permitiram que eu entrasse em contato com conhecimentos diversos e encontrasse a inspiração para escrever este livro. Tudo isso também me ensinou que pela criação artística, é possível alcançar uma compreensão maior de nós mesmos e dos outros.”
Anna LLenas

Diário das emoções
Autora: Anna Llenas
Benvirá, 2015, 1ª edição, 256 páginas, R$ 29,90.


Sobre a autora:

Anna Llenas é formada em Desenho Gráfico e Psicologia Analítica com mestrado em Arteterapia e Psicologia pela Arte. Após trabalhar como ilustradora e diretora de artes em agências de publicidade, decidiu deixar de lado o mundo da propaganda e seguir um rumo mais artístico e pessoal. Desde então, desenha produtos originais, escreve e ilustra livros e ministra cursos de criatividade e emoções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rainha frutífera

Uma homenagem especial de Luiz, a sua eterna esposa Vera, a rainha do lar, dos corações e frutífera musa de poesias, canções e emoções, entre filhos e suas gerações:  Vieste a este mundo  Em missão especial  Realizar abençoada  A incumbência divinal. Ligação umbilical faz a União maternal com  Corações ritmados por  Intervalos musicais, entoarem  A cantiga da vida, com batimentos naturais. Fazendo em um ambiente tranquilo  Executar milagrosamente  Repetidas notas divinais  Retiradas das partituras angelicais que  Estimulam com a arte musical, reger com  Intensa maestria a multiplicação que  Reforça o propósito celestial, enquanto  Aguarda-se o momento ideal. Depois de nove meses  Abre-se a cortina transparente!  Surge, surpreendentemente, um  Inocente ser inteligente!  Lindo! Atraente!  Que vem do seu âmago! O Amor em forma de gente....

Significados

 Fernanda Santiago Valente Uma palavra mal dita pode se tornar maldita dependendo de quem ouve ou interpreta. Por isso prefiro ser direta. Dentro da palavra amar existe a imensidão do mar, também existe ar, talvez para ninguém se afogar. É completamente incerto o soar de uma palavra. Há quem fale devagar e aqueles que exaltam a voz.  Outro dia joguei fora diários velhos porque aqueles sentimentos não faziam mais sentido. As palavras simplesmente tinham ido, ido, ido... e é bem doído. Descobri, então, que posso rasgar todas as palavras escritas, mas jamais rasgar o que ficou no coração. Afinal, o coração apresenta cor e ação. É um vermelho bem acelerado. No passado, foi calmo.  Ainda produzo diários coloridos. Sempre gostei de sonhar. Às vezes escrevo poesias para alimentar a alegria ou enxugar as minhas próprias lágrimas. Minha poesia ri e chora. A ação que mora nesse coração gosta de planejar. Prefere as bem ditas benditas palavras, mesmo dependendo de quem ouve ou inter...

O filho Eterno

Por Fernanda Valente O filme está disponível recentemente na Net Flix e é inspirado no livro do escritor Cristóvão Tezza que desafia a contar a história do seu filho com Síndrome de Down, situação vivida entre os anos 80 e 90. O filme é dirigido por Paulo Machline e tem como atores principais Marcos Veras, interpretando Roberto, nome fictício para o Cristóvão, Débora Falabella que interpreta Cláudia, sua esposa e Pedro Vinícius, ator que interpreta Fabrício, o filho do casal. Não vou mandar nenhum spoiler, mas é um filme que todo educador tem que assistir e captar mensagens. Nos anos 80 e 90, as crianças com Síndrome de Down eram rejeitadas em escolas comuns. A rejeição tanto pelo pai como a escola é tratada no filme. Porém, a parte positiva é que mostra estudos acontecendo, na arte, fisioterapia, psicopedagogia, abrindo o caminho para as novas possibilidades que temos hoje. Atualmente, muitos querem novamente segregar as crianças. Não é saudável. O olhar para a criança com síndr...