Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Equilibre os pontos

Fernanda Valente


Você já se arrependeu por algo que pensou, falou ou desistiu? Eu já! Na vida, sempre existem vários caminhos e dois pontos de ação: o positivo e o negativo. O primeiro ponto é o que nos trás entusiasmo e coragem para realizar algo. O segundo é a dificuldade que enfrentamos para almejar aquilo que queremos. Mas qual é a diferença desses pontos?
Dizer que estamos todo o momento com o pensamento positivo é mentira, o problema é quando ele passa a dominar as nossas vidas. São aqueles pensamentos: Não vai dar certo. Não vou conseguir. É muita coisa pra mim. Não gosto mais disso. Não entendo isso. Vou parar. E logo, sem percebermos, lá se foi todo o nosso entusiasmo ao abismo e nos transformamos numa pessoa derrotada.
Só que viver só de entusiasmo também não nos leva a nada, pois somos vistos como os próprios bobos da corte. Às vezes numa empresa, num projeto, num ambiente social ou até mesmo no meio familiar você é o único que acredita, os outros, não estão nem aí. E você, fica todo preocupado em chamar a atenção daqueles que estão em sua volta para que venham a se entusiasmar junto com você.
Mas não é assim que acontece. Cada pessoa tem um ritmo e qualidade diferente. Isso não significa que você não atrairá pessoas para sonharem e realizarem algo junto com você, mas terá que tomar o primeiro passo, pois as pessoas, infelizmente, precisam ver para crer. Tomé precisou tocar nas mãos de Jesus para crer no que era praticamente impossível: ressuscitar. Lógico que também existem aqueles que crêem sem precisar tocar ou ver. É aquele sonho ou projeto que nasceu dentro do nosso coração, não enxergamos no momento, mas conseguimos sentir que será realizado. Igual a Deus. Não o vejo, mas acredito. Sinto.
É esta força que arranca da nossa vida o ponto negativo e nos trás equilíbrio. É a força que não nos deixa caídos depois de um tropeço. É a voz do céu que diz: Não pare! Você vencerá!
Se algo não deu certo em sua vida porque os sentimentos e palavras negativas invadiram a sua vida, ou porque perdeu o foco, jamais sinta vergonha de recomeçar. Volte ao ponto de partida: o positivo. Aquele sonho, aquela conquista que bate aceleradamente em teu coração. Não tenha medo. Não sinta vergonha se de repente precisar recomeçar servindo um café dentro daquele ambiente que você almeja estar. Lembre-se sempre que José serviu numa prisão e se tornou um príncipe. E qual é a diferença disso entre mim e você? Nenhuma! Por isso, dê o primeiro passo, sem deixar de acreditar no grande projeto, nas metas que estão adiante de você. Saia semeando, pois quando você menos imaginar, os teus sonhos estarão diante de ti. Nunca esqueça que ninguém poderá realizar aquilo que Deus deu pra você. Assim como José, acredite, e seja humilde como ele na hora da conquista.

“Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará pra mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo que designei”
Isaias 55. 10-11

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fixação de Luka: Um stop motion sobre autismo baseado em fatos reais

Créditos: facebook.com/FixingLuka Fernanda Santiago Fixação de Luka: Este é um Curta metragem maravilhoso sobre o autismo. É um stop-motion inspirado nas experiências de Jessica Ashman, que tem um irmão mais novo autista. Ela conta a história baseada em sua infância, da maneira que ela enxergava o seu irmãozinho mais novo. Na história desenvolvida por ela, Lucy a representa, e Luka, faz o papel do seu irmãozinho. Luka é um menininho todo meticuloso. Na estante, patos de borracha são alinhados perfeitamente em uma fileira, mil selos estão presos a uma parede do quarto. Além disso, tem uma mania obsessiva em montar pirâmides de dados. Estas são apenas algumas das manias de Luka, e num diário, Lucy anota todo o desempenho do irmão. Ela acha que Luka precisa de conserto, pois toda vez que ela tenta se relacionar com ele, tentando mexer em sua rotina repetitiva, ele desmorona. Numa noite, se sentindo maltratada por suas rejeições, Lucy perde a paciência e foge. Tropeçando na f...

Felicidade, Significado, Vida...

  Por Fernanda Valente Levar a vida com significado é um desafio. Escolher ser grato é praticar em todo momento a benevolência. Felicidade não é algo que se procura. Felicidade é respirar, é ter fôlego de vida mesmo que dos seus olhos estejam escorrendo lágrimas. Felicidade é saber que as lágrimas servem para curar, mesmo que ainda o processo de cura esteja acontecendo... O importante é querer.  Vida com significado é ter um sonho ou vários sonhos. É fazer listas. É elaborar planos dos menores aos maiores. Aos poucos somos capazes de construir algo. Para isso, só é preciso ação. Tudo pode ser recomeço. Pontos finais só existem se a gente permitir.  Enquanto houver reticencias podemos dar continuidade, mudar a rota, se perder e se encontrar... Quanto mais vulneráveis somos, mais somos fortes. Para alguns pode parecer fraqueza, mas sentimentos sempre são verdadeiros. Por isso, não vale a pena se esconder. Máscaras caem. Seja você.  Ria, dance, transforme pessoas estran...

Programa Conexão Inclusão

  Nesta terça-feira, dia 22 a partir das 19h30 você poderá conferir o Programa Conexão Inclusão com apresentação de Cristina Fernandes Soares, palestrante, psicopedagoga, advogada e ativista em educação inclusiva e comentários de Fernanda Valente, professora e jornalista com especialização em educação especial na perspectiva da educação inclusiva e Eduardo Lucas, jornalista. As convidadas desta noite são Vivi Reis, ativista em inclusão e criadora do Inclusivamente e também sua filha Clara Reis, que é bailarina e artista. Vamos falar sobre o protagonismo das pessoas com Síndrome de Down. Não perca:  www.planetaconexao.com Nas redes sociais: @planetaconexao @programaconexaoinclusao #paratodosverem: Na parte superior, o logotipo do programa Conexão Inclusão escrito em colorido em desenho de quebra cabeça, simbolizando o autismo, além da letra o, utilizando o símbolo da diversidade. Abaixo da esquerda para direita, num fundo branco tem uma foto de perfil da Fernanda Valente, no me...