Pular para o conteúdo principal

Programação para o dia da consciência negra

As atrações vão ao ar no dia 20 de novembro
Foto: Mundano Produções e Divina Imagem  Produções.

No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o SescTV preparou uma programação especial com a temática negritude. São três documentários, três shows e um espetáculo de danças, que o canal apresenta a partir das 11h. (Assista também pela internet em sesctv.org.br/avivo).

Às 11h, o documentário Sotigui Kouyaté – Um Griot no Brasil - resultado da palestra Encontro com Sotigui Kouyaté e do workshop Práticas para uma Escuta, a Comunicação e a Sensibilidade, ocorridos em novembro de 2006, no Teatro Sesc Anchieta, em São Paulo -, mostra o ator e diretor africano, falecido em 2010, que fala sobre a memória de seu continente. O filme tem direção de Alexandre Handfest.

Às 12h, no show Homenagem a Wilson Simonal, os filhos Max de Castro e Simoninha interpretam composições que foram sucessos na carreira do pai, Wilson Simonal (1939 – 2000), como Sá Maria; Vesti Azul; Balanço na Zona Sul; Tributo a Martin Luther King; além de País Tropical, de Jorge Ben Jor. Com direção de Rodrigo Corelli, o programa que foi gravado ao vivo no Sesc Santo – SP.

Às 13h, o documentário Sete Dias em Burkina aborda a história e a cultura de Burkina Faso, país da África Ocidental, que abriga um dos festivais de música mais importante do continente, o NAK – Festival Noites Atípicas de Koudougou, cidade a 100km da capital Uagadugu. A produção tem direção de Carlinhos Antunes e Márcio Werneck.

Às 14h, é a vez do show do instrumentista e compositor etíope Mulatu Astatke, considerado o pai do ethio-jazz, gênero que mistura cool jazz com funk, ritmos caribenhos, árabes e indianos. Gravado no Sesc Vila Mariana, na capital paulista, o espetáculo tem direção para TV de Daniel Pereira.

Às 15h, o espetáculo Babilônia: Il Terzo Paradiso, dirigido e coreografado por Ismael Ivo, reflete sobre valores que já não existem mais em uma sociedade cada vez mais consumista, questionando as dificuldades de convivência e compartilhamento. A dança é exibida na série Dança Contemporânea, que tem direção de Antonio Carlos Rebesco.

Às 18h, o documentário Minha Avó Era Palhaço! conta a história da primeira palhaça negra do Brasil, a atriz Maria Eliza Alves dos Reis, que interpretava o palhaço Xamego, considerado a principal atração do Circo Guarany nas décadas de 1940 a 1960. O filme tem direção de Ana Minehina e Mariana Gabriel, neta de Xamego.

Às 19h, fechando a programação, show do cantor, tecladista, saxofonista e ativista nigeriano Femi Kuti - filho do criador do afrobeat, Fela Kuti (1938 – 1997) – apresenta repertório que mescla africanidade e música percussiva. O espetáculo foi gravado no projeto Batuque – Conexão África-Brasil, em dezembro de 2010, realizado pelo Sesc Santo André, na Grande São Paulo, com direção para TV de Daniel Pereira.



SERVIÇO:

Especial Consciência Negra
20 de novembro

Às 11h - documentário Sotigui Kouyaté – Um Griot no Brasil
Direção: Alexandre Handfest.
Classificação indicativa: Livre
Produção: Sesc SP

Às 12h - show Homenagem a Wilson Simonal, 
Direção para TV: Rodrigo Corelli
Classificação indicativa: Livre
Produção: Impacto TV

Às 13h - o documentário Sete Dias em Burkina 
Direção: Carlinhos Antunes e Márcio Werneck.
Classificação indicativa: Livre
Produção: Mundano Produções e Divina Imagem Produções

Às 14h - show Mulatu Astatke
Direção para TV: Daniel Pereira.
Classificação indicativa: 12 anos
Produção: Fuego Digital

Às 15h - Dança Contemporânea - Babilônia: Il Terzo Paradiso, de Ismael Ivo
Direção da série: Antonio Carlos Rebesco
Classificação indicativa: 12 anos
Produção: Pipoca Cine Vídeo

 Às 18h - documentário Minha Avó Era Palhaço! 
Direção: Ana Minehina e Mariana Gabriel
Classificação indicativa: Livre
Produção: Di Ôio Produções

Às 19h - show Femi Kuti
Direção para TV: Daniel Pereira
Classificação indicativa: Livre
Produção: Fuego Digital

 Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV 
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rainha frutífera

Uma homenagem especial de Luiz, a sua eterna esposa Vera, a rainha do lar, dos corações e frutífera musa de poesias, canções e emoções, entre filhos e suas gerações:  Vieste a este mundo  Em missão especial  Realizar abençoada  A incumbência divinal. Ligação umbilical faz a União maternal com  Corações ritmados por  Intervalos musicais, entoarem  A cantiga da vida, com batimentos naturais. Fazendo em um ambiente tranquilo  Executar milagrosamente  Repetidas notas divinais  Retiradas das partituras angelicais que  Estimulam com a arte musical, reger com  Intensa maestria a multiplicação que  Reforça o propósito celestial, enquanto  Aguarda-se o momento ideal. Depois de nove meses  Abre-se a cortina transparente!  Surge, surpreendentemente, um  Inocente ser inteligente!  Lindo! Atraente!  Que vem do seu âmago! O Amor em forma de gente....

Herança Cultural de Mais de 2 Mil Anos é Celebrada na Quinta do Olivardo em São Roque

Fernanda Valente   A tradição da Pisa da Uva, que remonta a mais de 2 mil anos, ganha vida na Quinta do Olivardo, em São Roque, a poucos quilômetros de São Paulo. Este evento, que acontece nos dias 18 e 25 de janeiro e 1º de fevereiro, das 11h às 16h, oferece uma imersão cultural e gastronômica para toda a família. Localizada na famosa Estrada do Vinho, a Quinta do Olivardo convida os visitantes a vivenciarem uma prática que é uma verdadeira herança cultural, comum em Portugal e em outros países produtores de vinho. Durante a Pisa da Uva, adultos e crianças participam da colheita e da pisa das uvas no lagar, enquanto desfrutam de música ao vivo e diversas atrações programadas ao longo do dia. A importância da pisa das uvas vai além de ser uma mera atividade; trata-se de uma tradição que une comunidades desde a Antiguidade, essencial para a produção artesanal de vinhos. Na Quinta do Olivardo, os participantes podem degustar vinho e suco de uva à vontade, além de receber brindes como...

Imperdível: Sweeney Todd Retorna ao Teatro Santander!

Aclamado pelo público e pela crítica, o musical "Sweeney Todd" está de volta! A partir de 9 de janeiro de 2025, o Teatro Santander recebe a tão esperada nova temporada desta obra-prima de Stephen Sondheim, que promete encantar e arrepiar os espectadores. Esta é uma oportunidade única de assistir a um clássico do teatro musical, em uma produção que reúne um elenco talentoso e uma orquestra ao vivo. Após uma temporada esgotada em São Paulo e uma passagem de sucesso por Curitiba, "Sweeney Todd - o Cruel Barbeiro da Rua Fleet", inspirado na obra de 1846 de Thomas Peckett Prest e James Malcom Rymer, retorna à capital paulista. A história gira em torno de Benjamin Barker, que, sob o nome de Sweeney Todd, volta a Londres em busca de vingança após anos de exile. Com um toque de humor mordaz e uma narrativa envolvente, este musical é uma fábula vitoriana que explora os limites da moralidade.  Elenco Estelar Protagonistas: - Sweeney Todd: Saulo Vasconcelos - Dona ...