Pular para o conteúdo principal

A Caminho do Silêncio Conectado: São Paulo Pode Dizer Não aos Celulares em Sala de Aula

Projeto Cidadania Itinerante levará serviços gratuitos à favela Dique da Vila Gilda após incêndio devastador

A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) anunciou recentemente que a unidade móvel do projeto Cidadania Itinerante estará atendendo a comunidade da favela Dique da Vila Gilda em Santos a partir de segunda-feira, 18 de setembro. A comunidade foi afetada por um incêndio de grande proporção no início deste mês, deixando muitos de seus residentes em situação de vulnerabilidade.
Durante três dias, a unidade móvel, equipada para oferecer uma variedade de serviços gratuitos, estará estacionada em locais diferentes da área afetada. O atendimento será das 9h às 17h, no seguinte cronograma:
- Segunda-feira, 18/9: R. do Caminho São José, 52 - Rádio Clube
- Terça-feira, 19/9: R. Ver. Álvaro Guimarães, 664 - Rádio Clube
- Quarta-feira, 20/9: R. Ângelo Martins Melero, 251 - Caneleira
O projeto Cidadania Itinerante é uma iniciativa que visa expandir a atuação das coordenações e programas da SJC, levando serviços de documentação essenciais para o exercício da cidadania para mais perto da população residente nos municípios de todo o Estado.
Os serviços disponíveis incluem, entre outros, agendamento para 2.ª via do RG e CNH, emissão de certidões de nascimento, casamento e óbito, emissão do título eleitoral, 2.ª via de contas de água e luz, registro de boletim de ocorrência, entrada no seguro-desemprego e recebimento de denúncias de discriminação étnico-racial, por orientação sexual e/ou identidade de gênero e de intolerância religiosa.
Essa iniciativa é um passo importante para ajudar a comunidade a se recuperar e assegurar que os residentes tenham acesso aos serviços essenciais para o exercício da cidadania em meio a esta crise. Com o projeto Cidadania Itinerante, a SJC espera facilitar a reconstrução da vida dos moradores afetados pelo incêndio e assegurar seus direitos e dignidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Imagens: Divulgação/ Assessoria de Comunicação 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Felicidade, Significado, Vida...

  Por Fernanda Valente Levar a vida com significado é um desafio. Escolher ser grato é praticar em todo momento a benevolência. Felicidade não é algo que se procura. Felicidade é respirar, é ter fôlego de vida mesmo que dos seus olhos estejam escorrendo lágrimas. Felicidade é saber que as lágrimas servem para curar, mesmo que ainda o processo de cura esteja acontecendo... O importante é querer.  Vida com significado é ter um sonho ou vários sonhos. É fazer listas. É elaborar planos dos menores aos maiores. Aos poucos somos capazes de construir algo. Para isso, só é preciso ação. Tudo pode ser recomeço. Pontos finais só existem se a gente permitir.  Enquanto houver reticencias podemos dar continuidade, mudar a rota, se perder e se encontrar... Quanto mais vulneráveis somos, mais somos fortes. Para alguns pode parecer fraqueza, mas sentimentos sempre são verdadeiros. Por isso, não vale a pena se esconder. Máscaras caem. Seja você.  Ria, dance, transforme pessoas estranhas em amigas, acei

Quem conduz a dança?

Por Fernanda Santiago Valente   Ela está sentada, quieta, na dela, só a esperar um daqueles moços do salão convidá-la a dançar. Enquanto ela ainda não fixa seus olhos num daqueles que estão à procura de alguém para dançar, ela observa os passos daqueles que já estão dançando. Algumas moças conduzem os rapazes, que confusos e atrapalhados, não olham nos olhos. Eles cismam em olhar para os pés. A dança não acontece e ficam intrigados porque não conseguem aprender os passos. Perna esquerda ou direita à frente? E na mera distração pisam nos pés das moças... mas estes, não podem desistir, eles querem aprender a dançar, e enfim, conduzir a dança. A primeira regra para dançar é se concentrar. É preciso decorar na mente dois pra lá dois pra cá, um pra frente, um pra trás e gira. Depois de decorar os passos é preciso muita firmeza e segurança. Com isso, escolher a dama e definitivamente conduzi-la. A moça ainda está lá sentada, só observando os casais e esperando um daqueles moç