Pular para o conteúdo principal

Primeiro K-drama Cristão do Brasil: "O horizonte mora em um dia cinza" por Tatielle Katluryn

São Paulo promove saúde mental através do livro "Café com Freud e Lacan" em Ciclo de Debates

A cidade de São Paulo lança um novo projeto com o objetivo de promover a saúde mental entre seus cidadãos. O livro “Café com Freud e Lacan”, escrito por Fabiana Ratti, será o centro de uma série de debates públicos que ocorrerão em bibliotecas por toda a cidade.
Durante uma visita ao colégio Rio Branco, o prefeito Ricardo Nunes expressou seu apoio ao projeto, que faz parte da campanha Rotariana 2023-2024 para saúde mental. A iniciativa, intitulada “Ciclo de Debates: Café com Freud e Lacan”, é uma parceria entre as bibliotecas municipais e o Rotary Club, e terá lugar entre os anos de 2023 e 2024.
O projeto tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a saúde mental, um tema cada vez mais relevante no Brasil - um país que lidera as estatísticas de transtornos de ansiedade e ocupa o segundo lugar em casos diagnosticados da Síndrome de Burnout, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
Fabiana Ratti, autora do livro e especialista em psicanálise, conduzirá uma série de encontros mensais como parte do projeto. O livro, que desmistifica os conceitos complexos da psicanálise, será fundamental para os debates.
"Esses encontros são muito importantes para que as pessoas entendam mais sobre como funciona o aparelho psíquico," disse Ratti. "Vamos promover discussões que tornem conceitos complexos mais acessíveis e esclareçam as dúvidas sobre tratamento, incentivando assim uma procura mais focada e efetiva por ajuda, promovendo uma melhora na saúde mental."
Os temas que serão abordados nos debates incluem inconsciente, narcisismo, liderança, ansiedade, sonhos e realizações no mercado de trabalho, entre outros.
O Ciclo de Debates é uma iniciativa do Rotary Clube SP Anhanguera e Noroeste, Freguesia do Ó, e conta com o apoio do prefeito Ricardo Nunes.

Sobre a autora Fabiana Ratti: 

Fabiana Ratti é graduada em psicologia pela Faculdade de Psicologia da PUC em São Paulo e atua como psicanalista lacaniana desde 1998. Além de atender em consultório particular, Ratti oferece aulas de Freud e de Lacan através da plataforma sympla.com.br. Em 2019, formou a Rede de atendimento Psicanalítico Lacaniano - UNBEWUSSTE, que oferece suporte a várias instituições e empresas, atendendo pessoas de todo o Brasil, tanto online quanto presencialmente.

Fonte: Assessoria de Comunicação 
Imagens: Divulgação/ Assessoria de Comunicação 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Felicidade, Significado, Vida...

  Por Fernanda Valente Levar a vida com significado é um desafio. Escolher ser grato é praticar em todo momento a benevolência. Felicidade não é algo que se procura. Felicidade é respirar, é ter fôlego de vida mesmo que dos seus olhos estejam escorrendo lágrimas. Felicidade é saber que as lágrimas servem para curar, mesmo que ainda o processo de cura esteja acontecendo... O importante é querer.  Vida com significado é ter um sonho ou vários sonhos. É fazer listas. É elaborar planos dos menores aos maiores. Aos poucos somos capazes de construir algo. Para isso, só é preciso ação. Tudo pode ser recomeço. Pontos finais só existem se a gente permitir.  Enquanto houver reticencias podemos dar continuidade, mudar a rota, se perder e se encontrar... Quanto mais vulneráveis somos, mais somos fortes. Para alguns pode parecer fraqueza, mas sentimentos sempre são verdadeiros. Por isso, não vale a pena se esconder. Máscaras caem. Seja você.  Ria, dance, transforme pessoas estranhas em amigas, acei

Quem conduz a dança?

Por Fernanda Santiago Valente   Ela está sentada, quieta, na dela, só a esperar um daqueles moços do salão convidá-la a dançar. Enquanto ela ainda não fixa seus olhos num daqueles que estão à procura de alguém para dançar, ela observa os passos daqueles que já estão dançando. Algumas moças conduzem os rapazes, que confusos e atrapalhados, não olham nos olhos. Eles cismam em olhar para os pés. A dança não acontece e ficam intrigados porque não conseguem aprender os passos. Perna esquerda ou direita à frente? E na mera distração pisam nos pés das moças... mas estes, não podem desistir, eles querem aprender a dançar, e enfim, conduzir a dança. A primeira regra para dançar é se concentrar. É preciso decorar na mente dois pra lá dois pra cá, um pra frente, um pra trás e gira. Depois de decorar os passos é preciso muita firmeza e segurança. Com isso, escolher a dama e definitivamente conduzi-la. A moça ainda está lá sentada, só observando os casais e esperando um daqueles moç