Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Redescobrindo o play: psicólogo reforça a importância de brincar longe das telas

Em livro infantil, Lucas Freire ensina as crianças a valorizarem experiências autênticas, contato social e a terem curiosidade sobre o mundo
Dificuldade de ter atenção, privação social, privação do sono e dependência que colocam em risco a saúde física e mental. Esses são alguns malefícios que o psicólogo Lucas Freire aponta como consequências do uso excessivo de telas.  

Para combater essa realidade desde cedo, o especialista transforma os encantos da brincadeira “à moda antiga” em uma jornada de autoaprendizado para os pequenos no livro infantil O Leão da Bochecha de Balão e a Redescoberta do Play.  

A narrativa segue um leãozinho que costumava ser alegre e sociável, mas passou a se isolar e deixou de apreciar qualquer atividade sem o celular. Para o personagem, as doses rápidas de dopamina que a hiperconectividade proporciona tiraram o brilho de outros tipos de lazer.  

“Seus amigos animais o vinham chamar, 
‘Leão, venha fora, vamos brincar!’ 
Mas o Leão não queria ir pra praça,  
parecia que tudo tinha perdido a graça!” 

(O Leão da Bochecha de Balão e a Redescoberta do Play, p. 11) 

Contando com ilustrações em aquarela de Aline Terranova, o autor envolve sua mensagem em um enredo que prende a atenção por meio de rimas, ideais para a leitura em voz alta. Ao final da trama, o leão sonha com um jardim encantado e flores sorridentes, momento em que relembra da importância de apreciar as diversões que a natureza, os amigos e o ar livre podem oferecer. 

Por trás dos ensinamentos do livro está o playfulness, conceito baseado na capacidade de incorporar o lúdico no dia a dia a fim de construir resiliência emocional e mental – e que Freire aplica de forma pioneira no Brasil. “O brincar livre foi substituído pelo celular. Isso empobrece as experiências da infância”, defende o autor. 

O psicólogo explica que os primeiros 7 anos de vida são essenciais para sedimentar crenças e entendimentos sobre a vida, momento extremamente prejudicado pela limitação cognitiva e pelos danos físicos e psicológicos que a exposição às telas pode causar. Além de entretenimento ou lazer, o playfulness defende a curiosidade e o engajamento com o mundo ao redor.  

Inspirado na própria vivência com o filho, o autor propõe uma reflexão às famílias e uma maneira leve e descontraída de ensinar às crianças o valor de experiências autênticas e de manter a mente curiosa. Para combater o adoecimento de futuras gerações, O Leão da Bochecha de Balão convida os leitores a pegarem o livro nas mãos, apreciarem as figuras e o momento de leitura, atitudes de quem vive o play.  


Ficha técnica 

Livro: O Leão da Bochecha de Balão e a Redescoberta do Play  
Autor: Lucas Freire 
Editora: Tear Editora 
Páginas: 28 
ISBN: 978-65-86900-26-2 
Preço: R$ 37,00
Link de venda: Hotmart

Sobre o autor 
Lucas Franco Freire é psicólogo, professor, empreendedor, escritor e palestrante. Especialista na criação de treinamentos e programas com experiências voltados para o desenvolvimento comportamental, criatividade, resiliência e liderança. Em 20 anos de carreira, já realizou mais de 2 mil eventos, impactando mais de 100 mil pessoas. Tem como propósito, incentivar a produtividade resiliente e saudável. Fomenta ideias e provocações sobre carreira, mercado de trabalho, criatividade, inovação, resiliência e liderança através do pioneiro Método Playfulness®.  

Fonte: Assessoria de Comunicação 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rainha frutífera

Uma homenagem especial de Luiz, a sua eterna esposa Vera, a rainha do lar, dos corações e frutífera musa de poesias, canções e emoções, entre filhos e suas gerações:  Vieste a este mundo  Em missão especial  Realizar abençoada  A incumbência divinal. Ligação umbilical faz a União maternal com  Corações ritmados por  Intervalos musicais, entoarem  A cantiga da vida, com batimentos naturais. Fazendo em um ambiente tranquilo  Executar milagrosamente  Repetidas notas divinais  Retiradas das partituras angelicais que  Estimulam com a arte musical, reger com  Intensa maestria a multiplicação que  Reforça o propósito celestial, enquanto  Aguarda-se o momento ideal. Depois de nove meses  Abre-se a cortina transparente!  Surge, surpreendentemente, um  Inocente ser inteligente!  Lindo! Atraente!  Que vem do seu âmago! O Amor em forma de gente....

Pela fé!

Uma das minhas paixões é a LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). Tive o prazer de conviver com alguns amigos surdos e fazia tempo que eu não ministrava em libras. Há um mês, encontrei com um amigo surdo no shopping, conversamos. E de repente me veio uma pergunta: Você não está enterrando o seu dom? Mais do que dom, é um ministério de amor que Deus depositou em meu coração. Pela fé, quero alcançar lugares impossíveis! Pela fé, quero exercer os meus dons com todo amor.

Significados

 Fernanda Santiago Valente Uma palavra mal dita pode se tornar maldita dependendo de quem ouve ou interpreta. Por isso prefiro ser direta. Dentro da palavra amar existe a imensidão do mar, também existe ar, talvez para ninguém se afogar. É completamente incerto o soar de uma palavra. Há quem fale devagar e aqueles que exaltam a voz.  Outro dia joguei fora diários velhos porque aqueles sentimentos não faziam mais sentido. As palavras simplesmente tinham ido, ido, ido... e é bem doído. Descobri, então, que posso rasgar todas as palavras escritas, mas jamais rasgar o que ficou no coração. Afinal, o coração apresenta cor e ação. É um vermelho bem acelerado. No passado, foi calmo.  Ainda produzo diários coloridos. Sempre gostei de sonhar. Às vezes escrevo poesias para alimentar a alegria ou enxugar as minhas próprias lágrimas. Minha poesia ri e chora. A ação que mora nesse coração gosta de planejar. Prefere as bem ditas benditas palavras, mesmo dependendo de quem ouve ou inter...