Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Reatech 2017! A inclusão acontecendo!

Por Fernanda Santiago


Dos dias 1 a 4 de Junho aconteceu a 15ª Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade. Muitas novidades foram apresentadas. Foi uma alegria poder ver de perto a inclusão levantando a bandeira das novas possibilidades e rumos.


A edição reuniu em torno de uns 300 expositores de diversos segmentos. Foi possível encontrar variáveis deficiências unidas somente num propósito: a inclusão. Ter acessibilidade não é apenas colocar rampas em estabelecimentos. Vai além disso. E as placas em braile? Alguém lembra delas? E o intérprete de libras, tem no seu estabelecimento? 









Já existem vários projetos em ação. O que deve acontecer agora é cada cidade, empresa, tomar consciência disso e realmente abraçar a causa. Carros, ônibus, aparelhos de acessibilidade e mobilidade dominaram a feira. O esporte também atrai a cada dia o deficiente. Além disso, terapia com bichos é o investimento para quem sofre de síndromes, como o TEA, TDAH, Down, etc. Além disso, a equoterapia já trabalha a inclusão no esporte equestre com profissionais da saúde junto ao treinamento, que não é oferecido com trabalho de performance, mas como terapia, trabalhando a insegurança e ansiedade de diversas síndromes.







Assuntos neurológicos e terapêuticos também estiveram presentes na feira:







Algumas empresas também estavam retrucando profissionais deficientes:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enfeites de Natal em potes, vasos e garrafas de vidro

Pra quem ama artesanato e enfeitar a casa para o Natal, a hora é agora. Deixo abaixo algumas dicas para fazer com taças, garrafas, potes e vasos de vidro: 

O Resgate de Ruby: Uma Lição de Superar Desafios

Fernanda Valente   Ao assistir "O Resgate de Ruby" na Netflix, fui instantaneamente cativada pela história emocionante e inspiradora que se desenrola diante dos meus olhos. O filme, dirigido por Katt Shea, relata a jornada de uma filhotinha agitada que recebe uma segunda chance antes de ser sacrificada, e sua transformação em uma valiosa integrante da força policial. A narrativa vai muito além de uma simples história sobre um cachorro, e toca em temas como superação, compaixão e o poder do apoio mútuo. Logo no início, percebi a conexão entre o policial Daniel e Ruby, a filhotinha em questão. Enquanto assistia, não pude deixar de notar as semelhanças entre o comportamento agitado de Ruby e as características de Daniel, que me levaram a perceber que ambos podem apresentar sinais de ansiedade ou TDAH. Essa percepção me fez enxergar a história sob uma nova luz, destacando a importância de compreender e acolher as diferenças, tanto nos seres humanos quanto nos animais....

Sobre literatura vampiresca

Os Vampiros se Alimentam de Sangue e Tinta , segundo episódio da série  Super Libris , com direção geral do escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero, entrevista o escritor  André Vianco , que mescla terror, suspense, romance e fantasia em suas obras. Tendo o vampiro como tema recorrente em suas histórias, Vianco fala sobre a literatura vampiresca no dia  5/10, segunda, às 21h, no SescTV . Com o objetivo de mergulhar no mundo da literatura, a série Super Libris, formada por 52 episódios de 26 minutos cada, entrevista 52 escritores e apresenta curiosidades presentes no processo de criação de livros. Cada programa é formado por pequenos quadros com diversos assuntos relativos ao universo literário, e traz narração do ator José Rubens Xaxá. Entre os escritores entrevistados estão Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças e Xico Sá. Neste episódio, Vianco comenta que a literatura vamp...