Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Reatech 2017! A inclusão acontecendo!

Por Fernanda Santiago


Dos dias 1 a 4 de Junho aconteceu a 15ª Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade. Muitas novidades foram apresentadas. Foi uma alegria poder ver de perto a inclusão levantando a bandeira das novas possibilidades e rumos.


A edição reuniu em torno de uns 300 expositores de diversos segmentos. Foi possível encontrar variáveis deficiências unidas somente num propósito: a inclusão. Ter acessibilidade não é apenas colocar rampas em estabelecimentos. Vai além disso. E as placas em braile? Alguém lembra delas? E o intérprete de libras, tem no seu estabelecimento? 









Já existem vários projetos em ação. O que deve acontecer agora é cada cidade, empresa, tomar consciência disso e realmente abraçar a causa. Carros, ônibus, aparelhos de acessibilidade e mobilidade dominaram a feira. O esporte também atrai a cada dia o deficiente. Além disso, terapia com bichos é o investimento para quem sofre de síndromes, como o TEA, TDAH, Down, etc. Além disso, a equoterapia já trabalha a inclusão no esporte equestre com profissionais da saúde junto ao treinamento, que não é oferecido com trabalho de performance, mas como terapia, trabalhando a insegurança e ansiedade de diversas síndromes.







Assuntos neurológicos e terapêuticos também estiveram presentes na feira:







Algumas empresas também estavam retrucando profissionais deficientes:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito:

Quem conduz a dança?

Por Fernanda Santiago Valente   Ela está sentada, quieta, na dela, só a esperar um daqueles moços do salão convidá-la a dançar. Enquanto ela ainda não fixa seus olhos num daqueles que estão à procura de alguém para dançar, ela observa os passos daqueles que já estão dançando. Algumas moças conduzem os rapazes, que confusos e atrapalhados, não olham nos olhos. Eles cismam em olhar para os pés. A dança não acontece e ficam intrigados porque não conseguem aprender os passos. Perna esquerda ou direita à frente? E na mera distração pisam nos pés das moças... mas estes, não podem desistir, eles querem aprender a dançar, e enfim, conduzir a dança. A primeira regra para dançar é se concentrar. É preciso decorar na mente dois pra lá dois pra cá, um pra frente, um pra trás e gira. Depois de decorar os passos é preciso muita firmeza e segurança. Com isso, escolher a dama e definitivamente conduzi-la. A moça ainda está lá sentada, só observando os casais e esperando um daqueles...