Pular para o conteúdo principal

3 anos de Blog - ganhou foco e direção

Fernanda Valente

Descrição da Imagem: A mão de uma mulher tocando num girassol grande . 
O que começou num passa tempo para enumerar objetivos, hoje é uma causa. Consegui concluir a minha pós graduação em Educação Inclusiva e com isso, venho ganhando conhecimentos específicos para colocar em prática com algo que não foge do foco: a qualidade de vida. Falar de inclusão é falar também sobre qualidade de vida. 
Este mundo está a cada dia me moldando para assuntos sobre educação, acessibilidade e inclusão. Novas pessoas estão surgindo para agregar neste sonho que nasceu. Eu amo pessoas e falar sobre inclusão é abrir um leque cultural, além de ser um assunto que brotou paixão dentro de mim. Eu sou humana. Por causa disso, acredito em tudo o que define a dignidade e os direitos das pessoas, não excluindo a cultura, a raça, a religião do outro. Falar das Pessoas com deficiência é mostrar que não há limites sobre a condição dos outros. Nós somos os responsáveis em eliminar barreiras. Você sabia que um lugar acessível não é apenas um lugar que tem uma rampa para a pessoa cadeirante passar? Um lugar tem que ser acessível a todos. O seu bairro é acessível a todos? Sua escola? O supermercado? O shopping? Tem acesso em braille? No Brasil são mais de 45 milhões de pessoas com deficiência e o que temos feito para colocar os direitos delas em prática? E as pessoas que adquirem algum tipo de transtorno, estamos reforçando a qualidade de vida delas ou voltando a era manicomial? Hoje temos a ciência e a tecnologia ao favor de todos, trazendo cada vez mais recursos para promover o bem estar de todos. Espero que este ano, o blog seja bem reflexivo, levando à prática assuntos urgentes. Obrigada a todos que estão embarcando comigo nesse mundo. Obrigada aos meus amigos sempre presentes: Luiz Augusto da Silva, Helen Rosa, Caroline Trevisan, Thiago Grass que sempre estão contribuindo com arte e educação. Espero que sejamos como o Girassol, uma flor alegre, vistosa e que produz muitas sementes benéficas. 
Agradeço também a Deus, minha principal fonte de inspiração, meu esposo Fabian (que tem sido um maridão) ao se dispor em cuidar do nosso filho, enquanto estou investindo em mais cursos e conhecimentos, a minha mãe, que sempre se orgulha de mim. Sei que esta fase ganhará um novo formato, porém sem jamais perder a essência: a arte, a paixão, a educação, o amor. Vamos avançar! 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enfeites de Natal em potes, vasos e garrafas de vidro

Pra quem ama artesanato e enfeitar a casa para o Natal, a hora é agora. Deixo abaixo algumas dicas para fazer com taças, garrafas, potes e vasos de vidro: 


















Poema da Maturidade

Por Luiz Augusto
Ser poeta! É ser romântico. É ser lírico. É estado de espírito. É versificar! É deixar sua alma falar através de um simples olhar. É aprender as lições ensinadas pela vida, repleta de emoções. É a Deus agradecer; pois é Ele que inspira ao poeta a escrever. Ser poeta é no firmamento encontrar a constelação da virtude na galáxia da plenitude, que ofusca a falsidade para a realidade brilhar. Que nubla a violência e faz a existência reinar. É projetar no horizonte da liberdade a igualdade com a luz da fraternidade. É refletir na pujante mocidade centelhas de tenacidade e lampejos de prosperidade. É, com bondade no coração praticar e ensinar a perdoar, gerando espaços para o amor habitar. É reluzir com altruísmo e aos idosos acariciar para que, radiantes de alegria, cheguem a sorrir...chorar... É faze-los enxergar que as rugas esculpidas e delineadas pelo tempo; que os cabelos brancos ou cinzentos não retratam o envelhecimento. Sim; maior discernimento. É com maestria edif…

Dez Comportamentos que destroem os melhores casamentos

Por Fernanda Santiago
Casamentos que parecem não ter mais jeito, onde os cônjuges não se respeitam e até que abusam fisicamente um do outro são assuntos abordados no livro Castelo de Cartas, de Gary Chapman. Autor de outros livros como “As cinco linguagens do amor”, “Agora você está falando a minha linguagem“, “A essência das cinco linguagens do amor”, entre outros... Gary explica em Castelo de Cartas as experiências de casais que estavam com os seus casamentos totalmente destruídos pela falta de comunicação, falta de tempo e principalmente falta de respeito, mas que através de conselho e análise pastoral na vida de cada um, pode descobrir o problema e ajudá-los a serem felizes, e principalmente, restaurados pela mudança. O livro relata em todo o momento que devemos abandonar os mitos, aqueles que dizem que o ambiente determina o nosso estado mental. Um exemplo, será que eu não terei jeito se nasci num ambiente violento, ou o qual meus pais fumavam, me abusaram ou me rejeitaram? Ao cont…