Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Trabalhar é ir à luta!

Por Fernanda Valente

O dia 01 de Maio foi a data escolhida para homenagear todos aqueles que reivindicaram os seus direitos trabalhistas. A primeira manifestação ocorreu com a presença de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago, dando início a uma greve geral em todos os Estados Unidos, em 1886. Com isso, a França fez uma manifestação anual em homenagem às lutas sindicais de Chicago. Esses fatos tornaram o dia 01 de maio, o dia mundial do trabalhador. 
Antes dessas manifestações ninguém exigia Direitos. Os trabalhadores clamaram por melhores condições de trabalhos, além de diminuição do período trabalhado. 
Hoje, no Brasil, ainda há pessoas que são manipuladas e servem à escravidão. Sem carteira assinada e sem benefícios que todo trabalhador merece. Vivemos um período que as pessoas não reivindicam mais os seus direitos devido ao medo e à competição. Aprendemos a aceitar o pouco. (Eu mesmo já vivi isso). Cada profissional tem que enxergar o seu próprio valor. Atualmente, temos a Reforma da Previdência, que muda a forma de garantias do trabalhador, deixando os grandes empresários (aqueles que são corruptos) ainda mais ricos. Quem é que vai conseguir negociar meios de produção com um patrão? É uma medida extremamente perigosa que diminui a concentração de renda do país e do trabalhador. Confira um pouco neste link. 
Não podemos deixar que a escravidão continue. Ela ainda existe. É só rodear o Braz de São Paulo e observar quantas costureiras bolivianas estão prestando serviços em condições indignas para grandes fábricas de roupas. É triste e está bem abaixo dos nossos olhos. Por que ignoramos? Outra situação semelhante são os produtores rurais. Empregos diretos ou indiretos? Em tempos de luta, está na hora do povo acordar e recuperar os seus Direitos. 

Deixo abaixo algumas poesias do nosso querido poeta Luiz Augusto da Silva: 


O Homem do Campo

O sertanejo deixa a cama
Ausenta-se da choupana
O orvalho sobre a grama
É o sinal: do trabalho que o chama.

Chapéu com abas largas
Roupas já bem surradas
São as vestes usadas
Durante as duras jornadas.

Com as mãos calejadas:
Pela foice! Pela enxada!
Ferramentas usadas.
Necessidades saciadas.

Cai a noite! Retorna à cabana.
Leva lenha às costas,
Para esquentar o jantar.
Feliz! Olhos a brilhar!

Descansa alegre! A cantarolar.
Pensa: amanhã... Antes de o sol raiar,
Valtarei a trabalhar! A tudo recomeçar:

Para com honradez; minha família sustentar.
No caminho murmura:
Deus que nunca nada me falte.
Para que os meus filhos: possa eu amparar!


Contraste Social 

Cidade é metrópole
Favela é comunidade
Convivem diariamente
Entre o bem e a maldade

Nas cidades existem
Luz, água e urbanidade
Nas favelas falta tudo
Vida com necessidade
Imagem: Luiz Augusto Júnior (Rio de Janeiro- contraste social)
A falta de empregos
Sempre a preocupar
Leva a juventude 
ao crime se integrar

A regra não é geral
Sempre há exceção
Há favelados honestos
E elitizados fora da corrupção

 Fernanda Valente - Jornalista com especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Estudou teatro, fazendo parte do Grupo GEXTUS (Grupo Experimental de Teatro da UniSantos). É Instrutora da Libras (Língua Brasileira de Sinais). Ministrou aulas de design gráfico para surdos. Trabalhou como produtora e repórter em alguns programas de TV regionais. Hoje se dedica a trabalhos de comunicação digital e ao blog, defendendo causas inclusivas.

Luiz Augusto da Silva - É natural do Rio de Janeiro e atualmente, mora na cidade de Olimpia - SP. Seguiu sua carreira no Exército Brasileiro, na qual cumpriu todas as suas funções com excelência, honra e destaque. Aprecia muito a arte e gosta muito de ler e escrever poesias. É autor do livro "O arco íris das poesias", edição própria. Seu jeito de escrever é simples e seus versos são todos contemplativos, falando de Deus, humanidade e comportamento. São poesias sensíveis e reflexivas. O seu livro Arco-Íris das Poesias traz um lindo histórico da cidade de Olímpia, além de lindos poemas que retratam o folclore brasileiro. 

Comentários

Querida Fernanda,boa tarde!
Parabéns pela cultural e
detalhada publicação. Muito interessante é o constante do link incorporado à mesma.
Sou grato pelo carinho ilustrando-a com os meus poemas.
Deus lhe abençoe e inspire sempre!
Bjos ♡

parvina disse…
I love your article. You can visit my website.
download splashtop streamer

Postagens mais visitadas deste blog

Fixação de Luka: Um stop motion sobre autismo baseado em fatos reais

Créditos: facebook.com/FixingLuka Fernanda Santiago Fixação de Luka: Este é um Curta metragem maravilhoso sobre o autismo. É um stop-motion inspirado nas experiências de Jessica Ashman, que tem um irmão mais novo autista. Ela conta a história baseada em sua infância, da maneira que ela enxergava o seu irmãozinho mais novo. Na história desenvolvida por ela, Lucy a representa, e Luka, faz o papel do seu irmãozinho. Luka é um menininho todo meticuloso. Na estante, patos de borracha são alinhados perfeitamente em uma fileira, mil selos estão presos a uma parede do quarto. Além disso, tem uma mania obsessiva em montar pirâmides de dados. Estas são apenas algumas das manias de Luka, e num diário, Lucy anota todo o desempenho do irmão. Ela acha que Luka precisa de conserto, pois toda vez que ela tenta se relacionar com ele, tentando mexer em sua rotina repetitiva, ele desmorona. Numa noite, se sentindo maltratada por suas rejeições, Lucy perde a paciência e foge. Tropeçando na f...

Felicidade, Significado, Vida...

  Por Fernanda Valente Levar a vida com significado é um desafio. Escolher ser grato é praticar em todo momento a benevolência. Felicidade não é algo que se procura. Felicidade é respirar, é ter fôlego de vida mesmo que dos seus olhos estejam escorrendo lágrimas. Felicidade é saber que as lágrimas servem para curar, mesmo que ainda o processo de cura esteja acontecendo... O importante é querer.  Vida com significado é ter um sonho ou vários sonhos. É fazer listas. É elaborar planos dos menores aos maiores. Aos poucos somos capazes de construir algo. Para isso, só é preciso ação. Tudo pode ser recomeço. Pontos finais só existem se a gente permitir.  Enquanto houver reticencias podemos dar continuidade, mudar a rota, se perder e se encontrar... Quanto mais vulneráveis somos, mais somos fortes. Para alguns pode parecer fraqueza, mas sentimentos sempre são verdadeiros. Por isso, não vale a pena se esconder. Máscaras caem. Seja você.  Ria, dance, transforme pessoas estran...

Programa Conexão Inclusão

  Nesta terça-feira, dia 22 a partir das 19h30 você poderá conferir o Programa Conexão Inclusão com apresentação de Cristina Fernandes Soares, palestrante, psicopedagoga, advogada e ativista em educação inclusiva e comentários de Fernanda Valente, professora e jornalista com especialização em educação especial na perspectiva da educação inclusiva e Eduardo Lucas, jornalista. As convidadas desta noite são Vivi Reis, ativista em inclusão e criadora do Inclusivamente e também sua filha Clara Reis, que é bailarina e artista. Vamos falar sobre o protagonismo das pessoas com Síndrome de Down. Não perca:  www.planetaconexao.com Nas redes sociais: @planetaconexao @programaconexaoinclusao #paratodosverem: Na parte superior, o logotipo do programa Conexão Inclusão escrito em colorido em desenho de quebra cabeça, simbolizando o autismo, além da letra o, utilizando o símbolo da diversidade. Abaixo da esquerda para direita, num fundo branco tem uma foto de perfil da Fernanda Valente, no me...