Pular para o conteúdo principal

A Magia Aterrissa em São Paulo: "Harry Potter™: The Exhibition" Inicia Venda de Ingressos

Virada da Poesia: Casa das Rosas discute migração e celebra as diferenças culturais


Literatura, música e dança se unem para festejar as culturas paraguaia, árabe, boliviana, grega, portuguesa e brasileira. Não perca!

Para celebrar o diálogo entre a literatura e as outras artes, a Rede de Museus-Casas Literários organizou a 14ª edição da Virada da Poesia, que acontece durante a Virada Cultural, nos dias 19 e 20 de maio, na Casa das Rosas. Este ano, o tema do evento é Migração e a programação buscará evidenciar as influências dos movimentos migratórios modernos sobre a vida cultural da cidade de São Paulo. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

O sarau Migração & Loucura abrirá a programação no dia 19, sábado, das 18h às 20h, com o intuito de mostrar ao público, por meio de leituras, que a arte, sobretudo a poesia, é indispensável na busca de lugar e identidade próprios de cada um. Será traçado um paralelo entre a loucura e a migração, partindo da ideia que ambas as condições deslocam fronteiras previamente estabelecidas, seja no nível psíquico, social ou artístico. Basta chegar e gritar poesia!

Logo depois, das 20h às 22h, o grupo Santa Mala apresentará seu repertório de músicas combativas que falam do machismo na cena hip hop, dos direitos humanos e da imigração. Formado pelas irmãs Jenny, Pamela e Abigail Llanque, nascidas em La Paz (Bolívia) e imigradas para o Brasil, o grupo é conhecido por suas linhas melódicas hipnóticas e por um rap muito representativo.

Já no dia 20, domingo, das 10h às 12h, será contada a história da família de Laila, brasileira que tem quatro avós árabes. Cada um dos quatro nasceu em um lugar diferente: um veio do deserto, outro da cidade grande, uma era camponesa e a quarta morava junto de um grande rio. Laila e seus avós árabes: quatro histórias, quatro modos de vida contará como foi a vivência de cada um e o que a neta aprendeu com eles, mostrando que ser árabe significa muitos jeitos de pensar e de viver.

Das 12h às 14h, todos são convidados a conhecer o universo multifacetado do escritor Fernando Pessoa na atividade Pessoa em Mim. A proposta dos cantores Joana Reais e Leo Costa é aproximar o público, por meio da linguagem musical, da grandiosidade da obra de um dos maiores poetas portugueses do século 20. 

Fechando a programação, das 16h às 18h, o Grupo Folklorico Alma Guarani levará ao público a cultura paraguaia por meio da dança, música e poesia, revelando um Paraguai pouco conhecido. Os integrantes - crianças, jovens e adultos - apresentarão danças tradicionais e folclóricas ao som de “arpas y guitarras”, enquanto o professor Lucino Rodríguez Baroffi, ganhador do Festival del Takuare'e, dará voz à poesia e à literatura.

Confira a programação completa da 14ª edição da Virada da Poesia:

Sábado – 19/5
18h às 20h: Migração & Loucura
20h às 22h: Santa Mala
22h às 23h: Grupo Embatucadores

Domingo – 20/5
10h às 12h: Laila e seus avós árabes: quatro histórias, quatro modos de vida
12h às 14h: Pessoa em mim
14h às 16h: Grupo Apolo de Danças Gregas
16h às 18h: Grupo Folklorico Alma Guarani

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447
Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)


Comentários

Muito interessante. Compartilho...
[As artes unem e ultrapassam fronteiras.]

Postagens mais visitadas deste blog

Propósito de vida!

Fernanda Valente Você já parou para pensar qual é o seu projeto de vida? Quando falamos em projeto de vida incluímos vários itens em nossa lista: trabalho, estudos, família, viagens, amizades, vida social, etc. O mais triste é viver todos os itens sem paixão. O que te move? O que faz o seu coração acelerar? Você se sente entusiasmado com o que possui? São questões assim que definem o nosso propósito ou missão. Já tive uma fase da minha vida em que perdi a paixão, foi o momento mais triste que vivi, pois ele foi movido por falta de perdão, deixei a frustração me conter e isso, aos poucos, foi matando as minhas paixões, meus valores internos, a criatividade, a inspiração... passei a não abrir a porta do meu coração para as pessoas, inclusive companheiro. Comecei a implorar a Deus pela liberação de perdão, para eu seguir. Não foi fácil. O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo (Jó 5.2) O ressentimento é o grande assassino da paixão. Se quiser voltar a te

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito:

Grandioso Ser

Façam os fluidos divinos as nossas vidas pela fé fortalecidas; Sejamos seres confidentes e confiantes no Grandioso Ser. Ele dirige os nossos planos às horas certas; Facilita o alcance das nossas metas; Sempre o bem nos deseja; Dá solução ao problema  por mais difícil que seja.  Sejamos seus seguidores às pistas da terrena maratona.   Quem é Ele? É o Deus que aos seus filhos não abandona. Que maravilha! Ele nos ama vida toda! Amém!  Autor: Luiz Augusto da Silva Data: 14/11/2012