Pular para o conteúdo principal

Pratique o perdão!

Fernanda Santiago Valente

Perdoem como o Senhor lhes perdoou (Cl. 3. 13)

Perdoar nos torna livres. Deus sempre nos perdoa, mas por que será que é tão difícil liberarmos perdão a alguém ou até a nós mesmos? A falta de perdão nos adoece, nos causa ira ou amargura. É um peso. Não é a pessoa que nos fez mal que a falta de perdão destrói, é a nós mesmos.
Hoje reconheço que demorei demais para perdoar uma pessoa que amei demais no passado. Ela traiu a minha confiança, sonhos e tudo aquilo o que eu sentia por ela. Demorou muito para eu arrancar a dor e parar de pensar em tudo aquilo, mesmo seguindo a vida através de outros caminhos. Tive que reconhecer também que eu também estava precisando perdoar Deus. Afinal, ninguém quer ser frustrado no roteiro da vida, não é mesmo?
Tive que me perdoar também. Não é fácil reconhecer e nem assumir isso. Só Deus tem o poder de ir no mais profundo da nossa alma e nos mostrar o que devemos fazer. Sem perdão bloqueamos as bênçãos de Deus nas nossas vidas.
Faz apenas três anos que me sinto curada em questão de perdoar a Deus, a pessoa que me trais e também a mim mesmo. Só que demorei demais para perceber que eu também deveria me perdoar: por ter culpado a Deus e pessoas ao meu redor por imprevistos e dores que aconteceram comigo. Aprendi que não estamos livres dos acontecimentos ruins, mesmo acreditando em Deus. O mais difícil de fazer e a atitude mais correta é esperar e confiar em Deus. É Deus quem nos ajuda a passar pela dor. É Ele também quem nos fortalece.  
Perdoar é parar de se lamentar pelas situações que deram errado, é aprender a lição e perceber que a dor já não existe. É entender que você não precisa se tornar o melhor amigo daquele que te traiu ou magoou, mas lembrar da pessoa sem amargura, ira ou ódio no coração. É desejar a ela o mesmo amor de Deus. Isso para mim é um milagre.
No nosso dia a dia dentro de todos os nossos relacionamentos teremos que perdoar situações pequenas ou grandes. As situações pequenas são aqueles desentendimentos ou picuinhas que acontecem entre amigos, colegas de trabalho, família... Agora as situações mais difíceis com certeza é uma traição, roubo, uma humilhação, um homicídio, e por aí vai. São lacunas que ficam no coração, feridas que demoram para fechar ou cicatrizar. É necessário cuidar muito bem do nosso coração. Precisamos ficar inteiros para Deus, para a vida, para nós mesmos e para os outros. Isso só acontece quando há perdão.
A falta de perdão nos rouba a vida, pois a amargura tem o poder de nos deixar doentes e paralisados. A vida daqueles que nos feriram segue e a nossa fica presa. Por isso, peça sempre forças a Deus para perdoar. Aceite o presente de hoje. Recupere a sua autoestima. Ame o amor de Deus. Também peça perdão. O primeiro a pedir perdão é sempre o mais feliz. Aceite! As pessoas que amamos não são perfeitas, são falhas.
Para quem você precisa pedir perdão? Quem você precisa perdoar?  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rainha frutífera

Uma homenagem especial de Luiz, a sua eterna esposa Vera, a rainha do lar, dos corações e frutífera musa de poesias, canções e emoções, entre filhos e suas gerações:  Vieste a este mundo  Em missão especial  Realizar abençoada  A incumbência divinal. Ligação umbilical faz a União maternal com  Corações ritmados por  Intervalos musicais, entoarem  A cantiga da vida, com batimentos naturais. Fazendo em um ambiente tranquilo  Executar milagrosamente  Repetidas notas divinais  Retiradas das partituras angelicais que  Estimulam com a arte musical, reger com  Intensa maestria a multiplicação que  Reforça o propósito celestial, enquanto  Aguarda-se o momento ideal. Depois de nove meses  Abre-se a cortina transparente!  Surge, surpreendentemente, um  Inocente ser inteligente!  Lindo! Atraente!  Que vem do seu âmago! O Amor em forma de gente....

Herança Cultural de Mais de 2 Mil Anos é Celebrada na Quinta do Olivardo em São Roque

Fernanda Valente   A tradição da Pisa da Uva, que remonta a mais de 2 mil anos, ganha vida na Quinta do Olivardo, em São Roque, a poucos quilômetros de São Paulo. Este evento, que acontece nos dias 18 e 25 de janeiro e 1º de fevereiro, das 11h às 16h, oferece uma imersão cultural e gastronômica para toda a família. Localizada na famosa Estrada do Vinho, a Quinta do Olivardo convida os visitantes a vivenciarem uma prática que é uma verdadeira herança cultural, comum em Portugal e em outros países produtores de vinho. Durante a Pisa da Uva, adultos e crianças participam da colheita e da pisa das uvas no lagar, enquanto desfrutam de música ao vivo e diversas atrações programadas ao longo do dia. A importância da pisa das uvas vai além de ser uma mera atividade; trata-se de uma tradição que une comunidades desde a Antiguidade, essencial para a produção artesanal de vinhos. Na Quinta do Olivardo, os participantes podem degustar vinho e suco de uva à vontade, além de receber brindes como...

Imperdível: Sweeney Todd Retorna ao Teatro Santander!

Aclamado pelo público e pela crítica, o musical "Sweeney Todd" está de volta! A partir de 9 de janeiro de 2025, o Teatro Santander recebe a tão esperada nova temporada desta obra-prima de Stephen Sondheim, que promete encantar e arrepiar os espectadores. Esta é uma oportunidade única de assistir a um clássico do teatro musical, em uma produção que reúne um elenco talentoso e uma orquestra ao vivo. Após uma temporada esgotada em São Paulo e uma passagem de sucesso por Curitiba, "Sweeney Todd - o Cruel Barbeiro da Rua Fleet", inspirado na obra de 1846 de Thomas Peckett Prest e James Malcom Rymer, retorna à capital paulista. A história gira em torno de Benjamin Barker, que, sob o nome de Sweeney Todd, volta a Londres em busca de vingança após anos de exile. Com um toque de humor mordaz e uma narrativa envolvente, este musical é uma fábula vitoriana que explora os limites da moralidade.  Elenco Estelar Protagonistas: - Sweeney Todd: Saulo Vasconcelos - Dona ...