Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Pratique o perdão!

Fernanda Santiago Valente

Perdoem como o Senhor lhes perdoou (Cl. 3. 13)

Perdoar nos torna livres. Deus sempre nos perdoa, mas por que será que é tão difícil liberarmos perdão a alguém ou até a nós mesmos? A falta de perdão nos adoece, nos causa ira ou amargura. É um peso. Não é a pessoa que nos fez mal que a falta de perdão destrói, é a nós mesmos.
Hoje reconheço que demorei demais para perdoar uma pessoa que amei demais no passado. Ela traiu a minha confiança, sonhos e tudo aquilo o que eu sentia por ela. Demorou muito para eu arrancar a dor e parar de pensar em tudo aquilo, mesmo seguindo a vida através de outros caminhos. Tive que reconhecer também que eu também estava precisando perdoar Deus. Afinal, ninguém quer ser frustrado no roteiro da vida, não é mesmo?
Tive que me perdoar também. Não é fácil reconhecer e nem assumir isso. Só Deus tem o poder de ir no mais profundo da nossa alma e nos mostrar o que devemos fazer. Sem perdão bloqueamos as bênçãos de Deus nas nossas vidas.
Faz apenas três anos que me sinto curada em questão de perdoar a Deus, a pessoa que me trais e também a mim mesmo. Só que demorei demais para perceber que eu também deveria me perdoar: por ter culpado a Deus e pessoas ao meu redor por imprevistos e dores que aconteceram comigo. Aprendi que não estamos livres dos acontecimentos ruins, mesmo acreditando em Deus. O mais difícil de fazer e a atitude mais correta é esperar e confiar em Deus. É Deus quem nos ajuda a passar pela dor. É Ele também quem nos fortalece.  
Perdoar é parar de se lamentar pelas situações que deram errado, é aprender a lição e perceber que a dor já não existe. É entender que você não precisa se tornar o melhor amigo daquele que te traiu ou magoou, mas lembrar da pessoa sem amargura, ira ou ódio no coração. É desejar a ela o mesmo amor de Deus. Isso para mim é um milagre.
No nosso dia a dia dentro de todos os nossos relacionamentos teremos que perdoar situações pequenas ou grandes. As situações pequenas são aqueles desentendimentos ou picuinhas que acontecem entre amigos, colegas de trabalho, família... Agora as situações mais difíceis com certeza é uma traição, roubo, uma humilhação, um homicídio, e por aí vai. São lacunas que ficam no coração, feridas que demoram para fechar ou cicatrizar. É necessário cuidar muito bem do nosso coração. Precisamos ficar inteiros para Deus, para a vida, para nós mesmos e para os outros. Isso só acontece quando há perdão.
A falta de perdão nos rouba a vida, pois a amargura tem o poder de nos deixar doentes e paralisados. A vida daqueles que nos feriram segue e a nossa fica presa. Por isso, peça sempre forças a Deus para perdoar. Aceite o presente de hoje. Recupere a sua autoestima. Ame o amor de Deus. Também peça perdão. O primeiro a pedir perdão é sempre o mais feliz. Aceite! As pessoas que amamos não são perfeitas, são falhas.
Para quem você precisa pedir perdão? Quem você precisa perdoar?  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fixação de Luka: Um stop motion sobre autismo baseado em fatos reais

Créditos: facebook.com/FixingLuka Fernanda Santiago Fixação de Luka: Este é um Curta metragem maravilhoso sobre o autismo. É um stop-motion inspirado nas experiências de Jessica Ashman, que tem um irmão mais novo autista. Ela conta a história baseada em sua infância, da maneira que ela enxergava o seu irmãozinho mais novo. Na história desenvolvida por ela, Lucy a representa, e Luka, faz o papel do seu irmãozinho. Luka é um menininho todo meticuloso. Na estante, patos de borracha são alinhados perfeitamente em uma fileira, mil selos estão presos a uma parede do quarto. Além disso, tem uma mania obsessiva em montar pirâmides de dados. Estas são apenas algumas das manias de Luka, e num diário, Lucy anota todo o desempenho do irmão. Ela acha que Luka precisa de conserto, pois toda vez que ela tenta se relacionar com ele, tentando mexer em sua rotina repetitiva, ele desmorona. Numa noite, se sentindo maltratada por suas rejeições, Lucy perde a paciência e foge. Tropeçando na f...

Felicidade, Significado, Vida...

  Por Fernanda Valente Levar a vida com significado é um desafio. Escolher ser grato é praticar em todo momento a benevolência. Felicidade não é algo que se procura. Felicidade é respirar, é ter fôlego de vida mesmo que dos seus olhos estejam escorrendo lágrimas. Felicidade é saber que as lágrimas servem para curar, mesmo que ainda o processo de cura esteja acontecendo... O importante é querer.  Vida com significado é ter um sonho ou vários sonhos. É fazer listas. É elaborar planos dos menores aos maiores. Aos poucos somos capazes de construir algo. Para isso, só é preciso ação. Tudo pode ser recomeço. Pontos finais só existem se a gente permitir.  Enquanto houver reticencias podemos dar continuidade, mudar a rota, se perder e se encontrar... Quanto mais vulneráveis somos, mais somos fortes. Para alguns pode parecer fraqueza, mas sentimentos sempre são verdadeiros. Por isso, não vale a pena se esconder. Máscaras caem. Seja você.  Ria, dance, transforme pessoas estran...

Programa Conexão Inclusão

  Nesta terça-feira, dia 22 a partir das 19h30 você poderá conferir o Programa Conexão Inclusão com apresentação de Cristina Fernandes Soares, palestrante, psicopedagoga, advogada e ativista em educação inclusiva e comentários de Fernanda Valente, professora e jornalista com especialização em educação especial na perspectiva da educação inclusiva e Eduardo Lucas, jornalista. As convidadas desta noite são Vivi Reis, ativista em inclusão e criadora do Inclusivamente e também sua filha Clara Reis, que é bailarina e artista. Vamos falar sobre o protagonismo das pessoas com Síndrome de Down. Não perca:  www.planetaconexao.com Nas redes sociais: @planetaconexao @programaconexaoinclusao #paratodosverem: Na parte superior, o logotipo do programa Conexão Inclusão escrito em colorido em desenho de quebra cabeça, simbolizando o autismo, além da letra o, utilizando o símbolo da diversidade. Abaixo da esquerda para direita, num fundo branco tem uma foto de perfil da Fernanda Valente, no me...