Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Aceite as pessoas!

Fernanda Santiago Valente

“Portanto, aceitem uns aos outros, da mesma forma que Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus” (Romanos 15.7

Penso que uma das tarefas mais difíceis da vida é aceitar o outro. O ser humano tem a tendência de aceitar com mais facilidade aquele que se parece com ele, que tem a mesma opinião que a dele, que enfim, tem uma vida parecida com a dele. Jesus chamou todos, aceitou todos exatamente do jeito que eram, repletos de falhas. Jesus ainda convida a todos para estarem com Ele. Quando aceito o outro sem julgamentos, faço o que Jesus pede.
Quando olhamos para nós mesmos, nos achando perfeitos, levando em consideração apenas a nossa opinião, seguindo sempre o nosso senso comum (aquelas opiniões que foram inseridas em nossas vidas para sermos aceitos ou então, a imitação dos comportamentos das nossas famílias), criamos barreiras para conhecer e aceitar o outro. Porém, isso não significa que o meu senso comum esteja errado, mas, exigir que o outro aceite as nossas imposições é. Queremos mudar o outro conforme o nosso jeito e não como Jesus quer.
Ao invés de nos preocuparmos em querer urgentemente mudar o outro, precisamos a cada dia mudar a nós mesmos, eliminando os obstáculos. Temos que arrancar tudo o que nos limita. Se uma pessoa não me aceita por eu não pensar ou agir como ela, devo apenas orar. Se eu não concordo com os pontos de vista ou comportamento de alguém, quem sou eu para interferir? Só Deus tem o poder de transformar o coração de alguém. Devo sim mostrar a minha visão de vida para o outro, mas jamais força-lo a pensar ou agir como eu. As pessoas são diferentes e cada uma tem sua graça e habilidade. Por isso, nos complementamos. Precisamos ouvir a história do outro. Entender que existe um traço.

A partir do momento que deixamos a empatia dominar a nossa vida, temos a capacidade de entender o outro, nos colocar no lugar, enxergar toda uma história sem julgamentos e aceitar. Isso nos ensina muito sobre aceitação, perdão e amor. Jesus pede que aceitemos o outro do jeito que está: confuso, cheio de vícios, paralisado, mentiroso, egocêntrico, entre tantos comportamentos destrutivos... Jesus aceita. Você e eu devemos aceitar também. Quem transforma as nossas vidas é o Espírito Santo. É ELE quem toca. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rainha frutífera

Uma homenagem especial de Luiz, a sua eterna esposa Vera, a rainha do lar, dos corações e frutífera musa de poesias, canções e emoções, entre filhos e suas gerações:  Vieste a este mundo  Em missão especial  Realizar abençoada  A incumbência divinal. Ligação umbilical faz a União maternal com  Corações ritmados por  Intervalos musicais, entoarem  A cantiga da vida, com batimentos naturais. Fazendo em um ambiente tranquilo  Executar milagrosamente  Repetidas notas divinais  Retiradas das partituras angelicais que  Estimulam com a arte musical, reger com  Intensa maestria a multiplicação que  Reforça o propósito celestial, enquanto  Aguarda-se o momento ideal. Depois de nove meses  Abre-se a cortina transparente!  Surge, surpreendentemente, um  Inocente ser inteligente!  Lindo! Atraente!  Que vem do seu âmago! O Amor em forma de gente....

Pela fé!

Uma das minhas paixões é a LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). Tive o prazer de conviver com alguns amigos surdos e fazia tempo que eu não ministrava em libras. Há um mês, encontrei com um amigo surdo no shopping, conversamos. E de repente me veio uma pergunta: Você não está enterrando o seu dom? Mais do que dom, é um ministério de amor que Deus depositou em meu coração. Pela fé, quero alcançar lugares impossíveis! Pela fé, quero exercer os meus dons com todo amor.

Significados

 Fernanda Santiago Valente Uma palavra mal dita pode se tornar maldita dependendo de quem ouve ou interpreta. Por isso prefiro ser direta. Dentro da palavra amar existe a imensidão do mar, também existe ar, talvez para ninguém se afogar. É completamente incerto o soar de uma palavra. Há quem fale devagar e aqueles que exaltam a voz.  Outro dia joguei fora diários velhos porque aqueles sentimentos não faziam mais sentido. As palavras simplesmente tinham ido, ido, ido... e é bem doído. Descobri, então, que posso rasgar todas as palavras escritas, mas jamais rasgar o que ficou no coração. Afinal, o coração apresenta cor e ação. É um vermelho bem acelerado. No passado, foi calmo.  Ainda produzo diários coloridos. Sempre gostei de sonhar. Às vezes escrevo poesias para alimentar a alegria ou enxugar as minhas próprias lágrimas. Minha poesia ri e chora. A ação que mora nesse coração gosta de planejar. Prefere as bem ditas benditas palavras, mesmo dependendo de quem ouve ou inter...