Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Virada da Consciência 2023 promove o 2º Concurso Samba no Pé


Fernanda Valente

A Universidade Zumbi dos Palmares, em parceria com a Federação Nacional das Escolas de Samba, Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo e União das Escolas de Samba Paulistanas, tem o prazer de anunciar a realização do 2º Concurso Samba no Pé, como parte integrante da Virada da Consciência 2023. 
O concurso, que celebra o ritmo e a cultura do samba, acontecerá no dia 18 de Novembro, às 15h30, na Fábrica do Samba. Este é um evento imperdível para todos os apaixonados por samba e para aqueles que desejam mostrar as suas habilidades de dança.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 31 de outubro pelo site oficial do evento: www.viradadaconsciencia.com.br/concursosambanope. Podem participar todos os brasileiros ou naturalizados, desde que tenham pelo menos 18 anos de idade.
O regulamento do concurso estabelece que os competidores serão avaliados em três quesitos: Samba no Pé, Simpatia e Elegância. As apresentações serão coordenadas por um coreógrafo profissional contratado pela comissão organizadora para assegurar a qualidade artística do evento. É fundamental que todos os participantes sigam as orientações definidas no ensaio, sob pena de desclassificação. Cada performance deverá incluir 30 segundos de "partido alto" e 30 segundos de "samba enredo", e os participantes não poderão utilizar fantasias.
A campeã e o campeão do concurso serão aqueles que obtiverem o maior número de pontos na soma das notas, e serão agraciados com o título de Samba no Pé Feminino e Masculino, respectivamente. Além disso, os vencedores receberão como prêmio a Faixa Samba no Pé e uma bolsa de estudo integral para um curso de graduação na Universidade Zumbi dos Palmares.
Não perca a oportunidade de celebrar e reafirmar a riqueza cultural do samba e da cultura afro-brasileira. Inscreva-se já e venha fazer parte desta grande celebração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fixação de Luka: Um stop motion sobre autismo baseado em fatos reais

Créditos: facebook.com/FixingLuka Fernanda Santiago Fixação de Luka: Este é um Curta metragem maravilhoso sobre o autismo. É um stop-motion inspirado nas experiências de Jessica Ashman, que tem um irmão mais novo autista. Ela conta a história baseada em sua infância, da maneira que ela enxergava o seu irmãozinho mais novo. Na história desenvolvida por ela, Lucy a representa, e Luka, faz o papel do seu irmãozinho. Luka é um menininho todo meticuloso. Na estante, patos de borracha são alinhados perfeitamente em uma fileira, mil selos estão presos a uma parede do quarto. Além disso, tem uma mania obsessiva em montar pirâmides de dados. Estas são apenas algumas das manias de Luka, e num diário, Lucy anota todo o desempenho do irmão. Ela acha que Luka precisa de conserto, pois toda vez que ela tenta se relacionar com ele, tentando mexer em sua rotina repetitiva, ele desmorona. Numa noite, se sentindo maltratada por suas rejeições, Lucy perde a paciência e foge. Tropeçando na f...

Resenha: Contos de enganar a morte , de Ricardo Azevedo, 1ª edição - 2003.

Por Thiago Grass Pode-se dizer que o folclore é uma força em constante movimento, uma fala, um símbolo, uma linguagem que o uso torna coletiva. Por meio dele, as pessoas dizem e querem dizer. E a dica de leitura bebe justamente dessa fonte da cultura popular. No livro “Contos de enganar a morte”, o escritor Ricardo Azevedo explora esse tema tão delicado de forma leve e criativa. O próprio autor menciona na obra: Trata-se de um grave erro considerar a morte um assunto proibido ou inadequado para crianças. Heróis nacionais como Ayrton Senna, presidentes da república e políticos importantes, artistas populares, parentes, amigos, vizinhos e até animais domésticos infelizmente podem morrer e morrem mesmo. A morte é indisfarçável, implacável e faz parte da vida (AZEVEDO, 2003, p.58). Portanto, o livro reúne quatro narrativas sobre a “hora de abotoar o paletó”, “entregar a rapadura”, “bater as botas”, “esticar as canelas”. Nesses contos, os personagens se defrontam com a m...