Pular para o conteúdo principal

Clássico que encanta gerações recebe nova edição

Como construir relacionamentos estruturados e saudáveis?

Sidneia Freitas

No mundo de pessoas que assumem cada vez mais personalidades marcantes, que batalham por independência, traçam sonhos e buscam acima de tudo o bem-estar tem sido difícil construir relacionamentos duradouros.
Há quem diga que os namoros e casamentos têm se tornado descartáveis, mas a realidade é que hoje as pessoas têm um poder maior de decidir sobre a própria vida . Se um casal não anda na mesma direção e não conseguem ajustar esse ponto importante da relação, pode gerar um desgaste muitas vezes irreversível para o relacionamento.
Existe fórmula mágica para encontrar o grande amor da vida? Existe uma pessoa ideal? Será que vou encontrar alguém que me ame acima de todos os meus defeitos? Para todas as seguintes perguntas, eu diria que NÃO.

Vamos refletir alguns pontos que envolvem um relacionamento:

·         Personalidades: é louvável uma pessoa que tenha sua personalidade muito bem formada, mas lembre-se que ninguém é obrigado a ter as mesmas opiniões, modo de ver o mundo ou pensar que você. Os conflitos de opiniões geram muito desgaste, então reflita e tente entender o lado o outro e mesmo que não concorde, respeite!

·         Objetivos: todo casal deve traçar seus objetivos. Não precisam ser objetivos tão sérios como planejar um casamento no primeiro mês de namoro, mas troquem experiências e tracem objetivos, nem que seja uma viagem para aquela cidade que desejam conhecer, ou um produto que desejam comprar, guardar um dinheiro para um passeio.

·         Individualidade: mesmo em um relacionamento, qualquer pessoa gosta de ter o seu momento, para assistir um filme que gosta, ler um livro, cozinhar ou qualquer outro lazer. É importante respeitar o espaço do outro e às vezes deixá-lo consigo mesmo.

·         Família e amigos: família e amigos também precisam da atenção do casal, procure se sentir parte das pessoas que o seu parceiro/parceira ama. Para ele/ela é importante alguém que agregue e não o/a leve para longe das pessoas já presentes na vida dele/dela.

·         Ciúmes: em um relacionamento existe o ciúme inofensivo que é aquele que vem como uma resposta protetora a um fator externo que possa ameaçar a estabilidade e o ciúme patológico que faz com que o parceiro se distancie das relações de amizade, trabalho em busca de diminuir os desentendimentos com o outro e achar uma solução para o relacionamento. É importante confiar no outro e na história que vocês constroem juntos.

·         Rotina: depois de algum tempo de namoro, alguns casais se incomodam com a rotina tomada pelo namoro, ou seja, todo final de semana as coisas são as mesmas e não há mais novidades. Nunca deixe de surpreender seu parceiro com um gesto de carinho, um convite para um jantar diferente, um passeio inusitado, uma simples flor, caixa de chocolates ou até mesmo uma mensagem romântica. Todo mundo gosta de lembrar que é amado!

·         Amigos: é preciso ver no companheiro ou companheira um grande parceiro para os bons e maus momentos. Para dar risada, curtir um final de semana, mas também para compartilhar angústias tristezas e também para diminuí-las.

Pode parecer clichê, porém amor é o princípio básico para qualquer relacionamento amoroso, mas é preciso cuidar diariamente da relação e ajustar sempre que necessário. Caso contrário o desgaste será inevitável e uma possível parceria positiva é interrompida.

*Sidneia Freitas é psicóloga, neuropsicóloga e sócia-fundadora da Clínica Sintropia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grandioso Ser

Façam os fluidos divinos as nossas vidas pela fé fortalecidas; Sejamos seres confidentes e confiantes no Grandioso Ser. Ele dirige os nossos planos às horas certas; Facilita o alcance das nossas metas; Sempre o bem nos deseja; Dá solução ao problema  por mais difícil que seja.  Sejamos seus seguidores às pistas da terrena maratona.   Quem é Ele? É o Deus que aos seus filhos não abandona. Que maravilha! Ele nos ama vida toda! Amém!  Autor: Luiz Augusto da Silva Data: 14/11/2012

Decoração com fotos

Fernanda Santiago Valente Eu amo fotografias. Uma vez decorei a parede do meu quarto com fotos recortadas de jornais. Eram fotos de peças de teatro. Eu ainda era solteira. Sei que ficou linda. Colei com cola básica e passei verniz. Estou pensando em fazer algo parecido na sala de casa, em apenas uma parede. Algumas ideias que me veio: 1. Para o quarto: Várias molduras com fotos do casal 2. Para a sala: Posters de filmes antigos ou fotos de paisagens 3. Para a cozinha: Fotos retrô, de rótulos antigos 4. Para o banheiro: quadros com frases Abaixo segue algumas ideias que encontrei pela Internet e gostei muito:

Programa Conexão Inclusão

  Nesta terça-feira, dia 22 a partir das 19h30 você poderá conferir o Programa Conexão Inclusão com apresentação de Cristina Fernandes Soares, palestrante, psicopedagoga, advogada e ativista em educação inclusiva e comentários de Fernanda Valente, professora e jornalista com especialização em educação especial na perspectiva da educação inclusiva e Eduardo Lucas, jornalista. As convidadas desta noite são Vivi Reis, ativista em inclusão e criadora do Inclusivamente e também sua filha Clara Reis, que é bailarina e artista. Vamos falar sobre o protagonismo das pessoas com Síndrome de Down. Não perca:  www.planetaconexao.com Nas redes sociais: @planetaconexao @programaconexaoinclusao #paratodosverem: Na parte superior, o logotipo do programa Conexão Inclusão escrito em colorido em desenho de quebra cabeça, simbolizando o autismo, além da letra o, utilizando o símbolo da diversidade. Abaixo da esquerda para direita, num fundo branco tem uma foto de perfil da Fernanda Valente, no meio Cristi