Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Vista a máscara de oxigênio

Fernanda Santiago

Em caso de despressurização, máscaras individuais cairão automaticamente dos painéis acima de seus lugares. Neste momento, puxe a máscara mais próxima para liberar o oxigênio, aplique-a sobre o nariz e a boca, ajuste o elástico a volta da cabeça e respire normalmente. Passageiros viajando com crianças ou alguém que necessite de ajuda, lembramos que deverão colocar suas máscaras primeiro para em seguida auxiliá-los. (aviso de segurança das empresas aéreas)

A nossa vida se resume em família, trabalho, amigos, sentimentos, saúde, lazer e tempo. E como administrar tudo isso? Como? Às vezes, passamos a maior parte do nosso tempo dando o nosso melhor em tudo o que fazemos e não somos compreendidos. O hábito de ajudar, estender a mão ao outro. Será que você está preparado para isso? Oxigênio acaba. Você sabia disso?
Usei o aviso de segurança das empresas aéreas só para servir de parábola. O que quero dizer é que em algum momento em nossas vidas necessitaremos usar a máscara de oxigênio. Mesmo você necessitando da máscara, pessoas em sua volta não entenderão e cobrarão ainda mais de você. Querem sua ajuda. Se você não parar e olhar para dentro de você, poderão lhe arrancar o último suspiro.
Por isso, quando de repente sentir que o seu ar acabou, pare tudo o que estiver fazendo, use a mascara. O resto? Será feito. Ajude você mesmo. Cuide muito bem de você, só assim para ajudar os outros.
Aprendi a vestir essa máscara. Não me importo mais em dizer NÃO. Quero o melhor pra mim, quero o melhor aos que estão em minha volta e para eu poder oferecer o melhor em tudo o que me empenho a fazer, é necessário RESPIRAR.
Hoje, eu me AMO, muito mais que ontem...
Amar a si mesmo é um mandamento bíblico. “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”
O segundo mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo” (Mateus 22. 37-39)

Vamos nos amar? Vamos?

Cuide muito bem de você:

_Faça exercícios físicos, se não gostar de academia (assim como eu), sugiro uma caminhada, a pratica de esportes ou aulas de dança.  Alimente-se bem. Durma cedo. Acorde cedo.

_Cuide muito bem da sua vida sentimental. Veja e analise muito bem quem são seus amigos de verdade. Cuide muito bem da sua família e jamais esconda seus sentimentos, seus anseios àqueles que você ama.

_ Relacione-se. Saiba conhecer as pessoas que estão em sua volta. Sorria! Sorria sempre!

É uma receita simples que não é impossível de ser realizada. Serve pra mim e pra você. Praticando isso, estaremos totalmente disponíveis aos outros.  Deus te abençoe

Comentários

Anônimo disse…
Querida Fernanda,parabéns pela publicação. A comparação da vida com a máscara de oxigênio é maravilhosa !!!
Anônimo disse…
Fernanda, parabéns , por está publicação, realmente precisamos investir em nós.É verdade que Deus sempre presta atenção em nós.

Seu primo José Carlos.

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Contos de enganar a morte , de Ricardo Azevedo, 1ª edição - 2003.

Por Thiago Grass Pode-se dizer que o folclore é uma força em constante movimento, uma fala, um símbolo, uma linguagem que o uso torna coletiva. Por meio dele, as pessoas dizem e querem dizer. E a dica de leitura bebe justamente dessa fonte da cultura popular. No livro “Contos de enganar a morte”, o escritor Ricardo Azevedo explora esse tema tão delicado de forma leve e criativa. O próprio autor menciona na obra: Trata-se de um grave erro considerar a morte um assunto proibido ou inadequado para crianças. Heróis nacionais como Ayrton Senna, presidentes da república e políticos importantes, artistas populares, parentes, amigos, vizinhos e até animais domésticos infelizmente podem morrer e morrem mesmo. A morte é indisfarçável, implacável e faz parte da vida (AZEVEDO, 2003, p.58). Portanto, o livro reúne quatro narrativas sobre a “hora de abotoar o paletó”, “entregar a rapadura”, “bater as botas”, “esticar as canelas”. Nesses contos, os personagens se defrontam com a m...

Alfabetizando pelo som

Fernanda Valente Cada criança tem uma maneira de aprender, algumas aprendem pela imagem, outras pelo som. Recentemente ajudei uma criança a ler só separando as vogais e as consoantes pelos sons. Essa criança tem muita habilidade com números, gosta de ouvir histórias, tem uma oratória excelente, mas tinha dificuldade na leitura, não conseguia associar as letrinhas por imagens.  Então, criei uma historinha para chamar a atenção, ela sabia os sons das letras, no entanto, foi só explicar que primeiro temos o som, o a e i o u e podemos juntar com as outras letrinhas e formar sílabas - ba - be - bi - bo - bu, que vira uma palavra, boba, que se transforma numa frase: A menina é bonita, e depois podemos desenvolver um texto: A menina é bonita e gosta de estudar. Ela veste roupas bem coloridas. O cabelo dela é vermelho e seu rosto cheio de sardas. Os olhos dela brilham. Em apenas uma hora de estudo, a criança conseguiu identificar as letras e formar palavrinhas. Deixei como um sistema de es...