Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Conservatório de Tatuí Abre Inscrições para 2° Processo Seletivo de Estudantes com Novas Especializações

Fernanda Valente 
O Conservatório de Tatuí, reconhecido como a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, anunciou a abertura das inscrições para o 2° Processo Seletivo de Estudantes de 2025. Com um total de 164 vagas disponíveis, a instituição, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, oferece cursos nas áreas de música, artes cênicas e educação musical.
Foto: Paulo Rogério Ribeiro/Arquivo Conservatório de Tatuí
Recital de Estudantes - Harpa

Entre as novidades deste processo, destacam-se as especializações em Teatro Musical e Viola Caipira. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 7 de março, através do site oficial do conservatório.
As vagas estão distribuídas da seguinte forma: 38 em Música Erudita (Sede), 14 em Música Popular, 31 em Educação Musical, 29 em Artes Cênicas, além de 10 vagas na nova especialização em Teatro Musical e 13 em Música Erudita no Polo São José do Rio Pardo. Outras 32 oportunidades incluem cursos de Musicografia Braille, Piano Colaborativo, Regência e Viola Caipira.
Novas Especializações
O curso de Viola Caipira, que integra a área de Música Popular, terá uma duração de 2 anos e abordará a história e a diversidade desse instrumento no Brasil. Para se inscrever, os candidatos devem ter conhecimento prévio em instrumentos de cordas dedilhadas, como violão ou guitarra, equivalente ao nível intermediário 1 da instituição. A seleção será realizada mediante apresentação de uma peça de livre escolha para uma banca de docentes.
Já a especialização em Teatro Musical, desenvolvida com a consultoria de renomados profissionais do setor, terá também duração de 2 anos e é destinada a estudantes com experiência prévia em canto e teatro. O currículo incluirá disciplinas práticas e teóricas voltadas para o desenvolvimento de habilidades em atuação, música e cenografia.
Processo Seletivo Híbrido
O processo seletivo seguirá um formato híbrido. Para os cursos de Artes Cênicas, a triagem será presencial, enquanto para as formações em Música, o candidato poderá optar por uma apresentação presencial ou enviar uma gravação em vídeo. Para os cursos sem pré-requisitos musicais, as vagas serão distribuídas por sorteio virtual ao vivo.
Os interessados devem estar atentos às faixas etárias estabelecidas nos editais, que variam conforme a formação. O Conservatório de Tatuí também promove ações afirmativas, com 50% das vagas destinadas à ampla concorrência e 50% reservadas para estudantes de escolas públicas.
Para mais informações, dúvidas ou consulta aos editais, os interessados podem entrar em contato pelos e-mails: processoseletivo@conservatoriodetatui.org.br (cursos em Tatuí) ou secretaria.polo@conservatoriodetatui.org.br (cursos do Polo São José do Rio Pardo).
Serviço
O que: 2° Processo Seletivo de Estudantes 2025 do Conservatório de Tatuí
Inscrições: Até 07/03/2025
Dúvidas: processoseletivo@conservatoriodetatui.org.br ou (15) 3205-8443/8448/8447
O Conservatório de Tatuí agradece aos patrocinadores que apoiam suas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, incluindo Instituto CCR, Rede Itaú, Zanchetta, Cipatex, Drogal, Marquespan e Sicoob.
Fundado em 1954, o Conservatório de Tatuí tem se destacado como um importante polo de formação e difusão artística, atendendo anualmente cerca de 3.000 estudantes de diversas regiões do Brasil e do exterior. A instituição é um símbolo da excelência na educação musical, consolidando a cidade de Tatuí como a "Capital da Música" do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fixação de Luka: Um stop motion sobre autismo baseado em fatos reais

Créditos: facebook.com/FixingLuka Fernanda Santiago Fixação de Luka: Este é um Curta metragem maravilhoso sobre o autismo. É um stop-motion inspirado nas experiências de Jessica Ashman, que tem um irmão mais novo autista. Ela conta a história baseada em sua infância, da maneira que ela enxergava o seu irmãozinho mais novo. Na história desenvolvida por ela, Lucy a representa, e Luka, faz o papel do seu irmãozinho. Luka é um menininho todo meticuloso. Na estante, patos de borracha são alinhados perfeitamente em uma fileira, mil selos estão presos a uma parede do quarto. Além disso, tem uma mania obsessiva em montar pirâmides de dados. Estas são apenas algumas das manias de Luka, e num diário, Lucy anota todo o desempenho do irmão. Ela acha que Luka precisa de conserto, pois toda vez que ela tenta se relacionar com ele, tentando mexer em sua rotina repetitiva, ele desmorona. Numa noite, se sentindo maltratada por suas rejeições, Lucy perde a paciência e foge. Tropeçando na f...

Felicidade, Significado, Vida...

  Por Fernanda Valente Levar a vida com significado é um desafio. Escolher ser grato é praticar em todo momento a benevolência. Felicidade não é algo que se procura. Felicidade é respirar, é ter fôlego de vida mesmo que dos seus olhos estejam escorrendo lágrimas. Felicidade é saber que as lágrimas servem para curar, mesmo que ainda o processo de cura esteja acontecendo... O importante é querer.  Vida com significado é ter um sonho ou vários sonhos. É fazer listas. É elaborar planos dos menores aos maiores. Aos poucos somos capazes de construir algo. Para isso, só é preciso ação. Tudo pode ser recomeço. Pontos finais só existem se a gente permitir.  Enquanto houver reticencias podemos dar continuidade, mudar a rota, se perder e se encontrar... Quanto mais vulneráveis somos, mais somos fortes. Para alguns pode parecer fraqueza, mas sentimentos sempre são verdadeiros. Por isso, não vale a pena se esconder. Máscaras caem. Seja você.  Ria, dance, transforme pessoas estran...

Programa Conexão Inclusão

  Nesta terça-feira, dia 22 a partir das 19h30 você poderá conferir o Programa Conexão Inclusão com apresentação de Cristina Fernandes Soares, palestrante, psicopedagoga, advogada e ativista em educação inclusiva e comentários de Fernanda Valente, professora e jornalista com especialização em educação especial na perspectiva da educação inclusiva e Eduardo Lucas, jornalista. As convidadas desta noite são Vivi Reis, ativista em inclusão e criadora do Inclusivamente e também sua filha Clara Reis, que é bailarina e artista. Vamos falar sobre o protagonismo das pessoas com Síndrome de Down. Não perca:  www.planetaconexao.com Nas redes sociais: @planetaconexao @programaconexaoinclusao #paratodosverem: Na parte superior, o logotipo do programa Conexão Inclusão escrito em colorido em desenho de quebra cabeça, simbolizando o autismo, além da letra o, utilizando o símbolo da diversidade. Abaixo da esquerda para direita, num fundo branco tem uma foto de perfil da Fernanda Valente, no me...