Fernanda Valente
O Instituto UniDown está lançando um curso inovador de alfabetização destinado a jovens com Síndrome de Down, a partir de 18 anos, que desejam se preparar para o mercado de trabalho. Com início previsto para março, o curso promete adaptar-se a dois níveis de alfabetização, respeitando o desenvolvimento individual de cada participante e promovendo a interação entre eles.
O programa será enriquecido com atividades variadas, como rodas de conversa, leitura de notícias e uso de recursos visuais. O material didático incluirá o "Jornal Joca", uma publicação voltada para crianças e adolescentes, que será explorada nas aulas. Além disso, o curso abordará a alfabetização numérica e a aplicação prática da leitura e escrita no cotidiano dos jovens.
De acordo com Gizele Cristina Rodrigues Caparroz de Almeida, idealizadora do curso, "os alunos poderão continuar no semestre seguinte, caso necessário". As metodologias ativas serão um diferencial, com atividades de leitura e escrita individuais e em grupo, dinâmicas em aplicativos e a criação de materiais pelos alunos. O objetivo é utilizar temas do dia a dia, como notícias e reportagens, para motivar os jovens e mostrar a relevância da alfabetização em suas vidas.
A primeira fase do programa incluirá avaliações diagnósticas já neste mês, seguidas pelo início de duas turmas-piloto em março. As inscrições são limitadas e devem ser feitas exclusivamente pelo WhatsApp do Instituto UniDown, através do número (11) 9.9257-7352.
Sobre as Idealizadoras
Gizele Cristina Rodrigues Caparroz de Almeida é licenciada em Letras e Linguística pela Unicamp e Mestra em Educação pela PUC-SP. Com vasta experiência como professora de Língua Portuguesa, Gizele atualmente atua como formadora de professores e é responsável pela criação e implementação do curso.
Lilian Fotin Talib, licenciada em Filosofia e História pela PUC-SP e pela USP, e pós-graduada em Psicopedagogia, também contribui para o curso com sua experiência como professora e coordenadora pedagógica.
Serviço
Público: Jovens com Síndrome de Down acima de 18 anos, semialfabetizados e com interesse em trabalhar.
Local: Instituto UniDown, Rua Faustolo, 92 - Lapa, São Paulo (próximo à estação CPTM Água Branca).
Inscrições: Somente pelo WhatsApp do Instituto UniDown.
O Instituto UniDown, fundado em 2018, tem se destacado por atender mais de mil jovens com Síndrome de Down, oferecendo uma gama de atividades gratuitas, incluindo cursos de gastronomia, dança, teatro e muito mais. Para mais informações, acesse http://www.institutounidown.com.br ou contate pelo WhatsApp (11) 99257-7352.
Comentários