Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Curso inédito de alfabetização para jovens com Síndrome de Down no Instituto UniDown

Fernanda Valente 
O Instituto UniDown está lançando um curso inovador de alfabetização destinado a jovens com Síndrome de Down, a partir de 18 anos, que desejam se preparar para o mercado de trabalho. Com início previsto para março, o curso promete adaptar-se a dois níveis de alfabetização, respeitando o desenvolvimento individual de cada participante e promovendo a interação entre eles.
O programa será enriquecido com atividades variadas, como rodas de conversa, leitura de notícias e uso de recursos visuais. O material didático incluirá o "Jornal Joca", uma publicação voltada para crianças e adolescentes, que será explorada nas aulas. Além disso, o curso abordará a alfabetização numérica e a aplicação prática da leitura e escrita no cotidiano dos jovens.
De acordo com Gizele Cristina Rodrigues Caparroz de Almeida, idealizadora do curso, "os alunos poderão continuar no semestre seguinte, caso necessário". As metodologias ativas serão um diferencial, com atividades de leitura e escrita individuais e em grupo, dinâmicas em aplicativos e a criação de materiais pelos alunos. O objetivo é utilizar temas do dia a dia, como notícias e reportagens, para motivar os jovens e mostrar a relevância da alfabetização em suas vidas.
A primeira fase do programa incluirá avaliações diagnósticas já neste mês, seguidas pelo início de duas turmas-piloto em março. As inscrições são limitadas e devem ser feitas exclusivamente pelo WhatsApp do Instituto UniDown, através do número (11) 9.9257-7352.
Sobre as Idealizadoras
Gizele Cristina Rodrigues Caparroz de Almeida é licenciada em Letras e Linguística pela Unicamp e Mestra em Educação pela PUC-SP. Com vasta experiência como professora de Língua Portuguesa, Gizele atualmente atua como formadora de professores e é responsável pela criação e implementação do curso.
Lilian Fotin Talib, licenciada em Filosofia e História pela PUC-SP e pela USP, e pós-graduada em Psicopedagogia, também contribui para o curso com sua experiência como professora e coordenadora pedagógica.

Serviço

Público: Jovens com Síndrome de Down acima de 18 anos, semialfabetizados e com interesse em trabalhar.
Local: Instituto UniDown, Rua Faustolo, 92 - Lapa, São Paulo (próximo à estação CPTM Água Branca).
Inscrições: Somente pelo WhatsApp do Instituto UniDown.
O Instituto UniDown, fundado em 2018, tem se destacado por atender mais de mil jovens com Síndrome de Down, oferecendo uma gama de atividades gratuitas, incluindo cursos de gastronomia, dança, teatro e muito mais. Para mais informações, acesse http://www.institutounidown.com.br ou contate pelo WhatsApp (11) 99257-7352.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Enfeites de Natal em potes, vasos e garrafas de vidro

Pra quem ama artesanato e enfeitar a casa para o Natal, a hora é agora. Deixo abaixo algumas dicas para fazer com taças, garrafas, potes e vasos de vidro: 

O Resgate de Ruby: Uma Lição de Superar Desafios

Fernanda Valente   Ao assistir "O Resgate de Ruby" na Netflix, fui instantaneamente cativada pela história emocionante e inspiradora que se desenrola diante dos meus olhos. O filme, dirigido por Katt Shea, relata a jornada de uma filhotinha agitada que recebe uma segunda chance antes de ser sacrificada, e sua transformação em uma valiosa integrante da força policial. A narrativa vai muito além de uma simples história sobre um cachorro, e toca em temas como superação, compaixão e o poder do apoio mútuo. Logo no início, percebi a conexão entre o policial Daniel e Ruby, a filhotinha em questão. Enquanto assistia, não pude deixar de notar as semelhanças entre o comportamento agitado de Ruby e as características de Daniel, que me levaram a perceber que ambos podem apresentar sinais de ansiedade ou TDAH. Essa percepção me fez enxergar a história sob uma nova luz, destacando a importância de compreender e acolher as diferenças, tanto nos seres humanos quanto nos animais....

Grandioso Ser

Façam os fluidos divinos as nossas vidas pela fé fortalecidas; Sejamos seres confidentes e confiantes no Grandioso Ser. Ele dirige os nossos planos às horas certas; Facilita o alcance das nossas metas; Sempre o bem nos deseja; Dá solução ao problema  por mais difícil que seja.  Sejamos seus seguidores às pistas da terrena maratona.   Quem é Ele? É o Deus que aos seus filhos não abandona. Que maravilha! Ele nos ama vida toda! Amém!  Autor: Luiz Augusto da Silva Data: 14/11/2012