Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

O Carnaval e suas diversas expressões é tema de programação especial no SescTV

As atrações vão ao ar do dia 24 a 28 de fevereiro

Lamartine Babo. Foto: Emidio Luisi.

Quatorze programas, entre documentários, dramaturgia, debate, shows, séries e espetáculo de dança, abordam o Carnaval e suas diversas expressões do dia 24 a 28 de fevereiro, no SescTV.

As exibições começam com a dramaturgia de Antunes Filho em Lamartine Babo, dirigida por Emerson Danesi e encenada pelo Centro de Pesquisa Teatral – CPT, do Sesc. No espetáculo, que vai ao ar no dia 24/2, sexta, às 23h, um grupo de atores - que prepara uma homenagem ao compositor - recebe a visita do misterioso Silveirinha.

No dia 25/2, sábado, às 12h, é a vez do documentário Espia Só, dirigido por Saturnino Rocha. A produção mostra a trajetória do maestro e compositor gaúcho Octávio Dutra (1884 – 1937), autor de mais de 500 músicas, entre choros, sambas e valsas. Outro documentário, A Linha e o Passo, de Talita Miranda, retrata a identidade visual das ruas de Recife no carnaval, no dia 28/2, terça, às 15h30. 

Diversos sons que permeiam a maior festa brasileira podem ser apreciados em cinco episódios da série Coleções, com direção geral de Belisario Franca. O primeiro, Carnaval, narra histórias de dois blocos cariocas: Cordão do Boitatá e Cacique de Ramos, no dia 25/2, sábado, às 13h30. O segundo, Frevo, fala sobre esse ritmo, tanto na música como na dança, no dia 26/2, domingo, às 13h30. Já o episódio Samba Enredo aborda a tradição das composições feitas para desfiles de carnaval nas principais escolas de samba do Rio de Janeiro, no dia 27/2, segunda, às 11h. Neste mesmo dia, às 16h, Folguedos: Afoxé apresenta o ritmo Ijexá; e, ainda neste dia, às 23h30, Patrimônios da Humanidade – Centro Histórico de Olinda (PE) mostra a cidade que é berço do tradicional carnaval de bonecos gigantes.

Voltando ao dia 25/2, sábado, às 21h, vai ao ar Praça da Estação BH, episódio da série Arquiteturas, dirigida por Paulo Markun e Sergio Roizenblit. A produção fala sobre a ocupação cultural da população em locais do centro de Belo Horizonte, a começar pela Praça da Estação, local do projeto Praia da Estação e do carnaval de rua. No mesmo dia, às 22h, o show Paula Lima e D. Ivone Lara cantam Clementina de Jesus lembra canções que marcaram época na voz da homenageada. Outro show, Ska Maria Pastora, traz, no dia 26/2, domingo, às 18h, o noneto pernambucano que funde ska e frevo, com influências do jazz, reggae, da ciranda, entre outros.

Ainda no dia 26/2, domingo, às 17h, vai ao ar O Samba Pede Passagem, da série Contraplano, dirigida por Luiz R. Cabral. A produção analisa o samba como identidade cultural a partir dos filmes: Garotas e Samba (1957), direção Carlos Manga; O Mandarim (1995), direção Júlio Bressane; Paulinho da Viola – Meu Tempo é Hoje (2003), direção Izabel Jaguaribe; e Cartola – Música Para os Olhos (2006), direção Hilton Lacerda e Lírio Ferreira. Com participação do professor de filosofia Celso Favaretto e do artista plástico Luiz Aquila.

O canal apresenta ainda outras três atrações com o tema carnaval, todas no dia 28/2, terça. Às 17h, o episódio Alegorias e Estresse nas Avenidas, da série Estilhaços, dirigida por Kiko Goifman; às 18h, a coreografia Sapatos Brancos, encenada pelo Núcleo Artístico Luís Ferron, exibida na série Dança Contemporânea, com direção para TV de Antonio Carlos Rebesco; e, às 23h, O Choro da Cuíca, da série Temporal, também com direção de Kiko Goifman, mas desta vez em parceria com Olivia Brenga.

SERVIÇO:

Dramaturgia: Lamartine Babo
Dia: 24/2, sexta, às 23h
Dramaturgia: Antunes Filho
Direção: Emerson Danesi
Classificação indicativa: 10 anos

Documentário: Espia Só
Dia: 25/2, sábado, às 12h
Direção: Saturnino Rocha
Classificação indicativa: Livre

Coleções: Festas Brasileiras: Carnaval
Dias: 25/2, sábado, às 13h30
Direção geral: Belisario Franca
Classificação indicativa: 10 anos

Arquiteturas: Praça da Estação BH
Dia: 25/2, sábado, às 21h
Direção: Paulo Markun e Sergio Roizenblit
Classificação indicativa: Livre

Show: Paula Lima e Dona Ivone Lara cantam Clementina de Jesus
Dia: 25/2, sábado, às 22h
Classificação indicativa: Livre

Coleções - Ritmos: Frevo
Dia: 26/2, domingo, às 13h30
Direção geral: Belisario Franca
Classificação indicativa: 10 anos

Contraplano: O Samba Pede Passagem
Dia: 26/2, domingo, às 17h
Direção: Luiz R. Cabral
Classificação indicativa: Livre

Instrumental SESC Brasil: Ska Maria Pastora
Dia: 26/2, domingo, às 18h
Direção Geral: Max Alvim
Classificação indicativa: Livre

Coleções: Samba Enredo
Dia: 27/2, segunda, às 11h
Direção geral: Belisario Franca
Classificação indicativa: 12 anos

Coleções: Folguedos Populares: Afoxé
Dia: 27/2, segunda, às 16h
Direção geral: Belisario Franca
Classificação indicativa: Livre

Coleções: Patrimônios da Humanidade – Centro Histórico de Olinda
Dia: 27/2, segunda, às 23h30
Direção geral: Belisario Franca
Classificação indicativa: Livre

Documentário: A Linha e o Passo
Dia: 28/2, terça, às 15h30
Direção: Talita Miranda
Classificação indicativa: Livre

Estilhaços: Alegorias e Estresse nas Avenidas
Dia: 28/2, terça, às 17h
Direção: Kiko Goifman
Classificação indicativa: 10 anos

Dança Contemporânea: Sapatos Brancos
Dia: 28/2, terça, às 18h
Direção: Antonio Carlos Rebesco
Classificação indicativa: 12 anos

Temporal: O Choro da Cuíca
Dia: 28/2, terça, às 23h
Direção: Kiko Goifman e Olivia Brenga
Classificação indicativa: 10 anos

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rainha frutífera

Uma homenagem especial de Luiz, a sua eterna esposa Vera, a rainha do lar, dos corações e frutífera musa de poesias, canções e emoções, entre filhos e suas gerações:  Vieste a este mundo  Em missão especial  Realizar abençoada  A incumbência divinal. Ligação umbilical faz a União maternal com  Corações ritmados por  Intervalos musicais, entoarem  A cantiga da vida, com batimentos naturais. Fazendo em um ambiente tranquilo  Executar milagrosamente  Repetidas notas divinais  Retiradas das partituras angelicais que  Estimulam com a arte musical, reger com  Intensa maestria a multiplicação que  Reforça o propósito celestial, enquanto  Aguarda-se o momento ideal. Depois de nove meses  Abre-se a cortina transparente!  Surge, surpreendentemente, um  Inocente ser inteligente!  Lindo! Atraente!  Que vem do seu âmago! O Amor em forma de gente....

Fixação de Luka: Um stop motion sobre autismo baseado em fatos reais

Créditos: facebook.com/FixingLuka Fernanda Santiago Fixação de Luka: Este é um Curta metragem maravilhoso sobre o autismo. É um stop-motion inspirado nas experiências de Jessica Ashman, que tem um irmão mais novo autista. Ela conta a história baseada em sua infância, da maneira que ela enxergava o seu irmãozinho mais novo. Na história desenvolvida por ela, Lucy a representa, e Luka, faz o papel do seu irmãozinho. Luka é um menininho todo meticuloso. Na estante, patos de borracha são alinhados perfeitamente em uma fileira, mil selos estão presos a uma parede do quarto. Além disso, tem uma mania obsessiva em montar pirâmides de dados. Estas são apenas algumas das manias de Luka, e num diário, Lucy anota todo o desempenho do irmão. Ela acha que Luka precisa de conserto, pois toda vez que ela tenta se relacionar com ele, tentando mexer em sua rotina repetitiva, ele desmorona. Numa noite, se sentindo maltratada por suas rejeições, Lucy perde a paciência e foge. Tropeçando na f...

Saúde como Direito: onde estamos agora?

compre aqui Por Marcelo Henrique Silva Divulgação/ Assessoria de Comunicação   A saúde é um dos pilares fundamentais da vida humana e desempenha um papel crucial em nosso bem-estar geral. Por séculos, o Brasil tem buscado soluções para suas profundas desigualdades sociais e dificuldades no acesso aos serviços médicos básicos. E pensar em soluções para esses problemas significa pensar em duas questões fundamentais: no conceito próprio de saúde e na sua visão como direito fundamental. Para responder a primeira pergunta, devemos primeiro voltar no tempo. “Ser saudável é não estar doente”. Durante gerações, foi com essa maneira simplista que se pensaram as políticas sanitárias mundo afora. Especialmente no âmbito da classe trabalhadora, onde o interesse maior era das empresas, já que funcionário doente significava funcionário afastado das atividades laborais. Pensando nisso, as primeiras políticas de garantia ao acesso à saúde contemplavam apenas empregados formai...