Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

Energize-se

Por Caroline Trevisan
Imagem: Freeimages
Vocês pensam que não, mas as cores e suas combinações têm significados, o que também podem estar ligados aos seus humores:
 * Vermelho: Cor quente, ativa e estimulante, representa força, coragem, sexualidade e saúde. Você pode usa-la para alegrar e atrair atenção. Prefira acessórios e detalhes em vermelho, evite o vermelho puro e em excesso.
 * Laranja: Transmite força, curiosidade, otimismo, expansão e equilíbrio emocional. Usadas em tonalidades mais suaves, representa amor e afetividade.
 * Amarelo: Representa dias quentes bonitos e agradáveis, atrai pensamentos otimistas e auto-satisfação. Essa cor é muito boa para a comunicação, criatividade, atenção e bom-humor.
 * Marrom: Ligada a ideia de comprometimento, base forte, responsabilidade e constância. Pode ser usada em ambientes de trabalho e salas de reunião, pois ajudam na concentração. Porém não deve ser, em excesso por absorver com facilidade as energias negativas.
 * Verde: Harmonia, equilíbrio, esperança, fertilidade e renovação. Acalma e ajuda no processo de cura, principalmente, no aspecto emocional.
 * Azul: Sugere a espiritualidade, ordem, quietude e tranquilidade. Muito empregado em locais de relaxamento como quartos e salas de descanso, pois transmitem paz e sonolência. Estimular no azul pode te dar uma sensação de solidão e estimulá-la.
 * Violeta: Purifica os pensamentos, transforma a energia negativa em positiva, sempre presente em trabalhos ligados à arte, pois estimulam a consciência.
* Preto: Normalmente representa a ausência ou rejeição a algo. Mas também pode indicar poder, seriedade e sobriedade.
* Branco: Pureza e amor divino são agregados a essa cor, ligada ao desprendimento material e aceitação. Pode ser usada em qualquer ambiente, porém o excesso dela pode causar tédio. Então procure colocar detalhes em outras cores para quebrar o excesso.
Impressionante como as nossas roupas transparecem como nós estamos não é mesmo? Espero que coloquem em prática essas dicas e compartilhe essa experiência. Fiquem à vontade para comentar abaixo também.
Beijos e uma ótima semana a todos!

Comentários

Luiz Augusto da silva disse…
Caroline gosto muito da sua publicação sobre as cores.Parabéns!
Bom dia e feliz sexta-feira.
Beijos ♡♡
Obrigada Luiz!
Ótima sexta-feira! Beijo!

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Contos de enganar a morte , de Ricardo Azevedo, 1ª edição - 2003.

Por Thiago Grass Pode-se dizer que o folclore é uma força em constante movimento, uma fala, um símbolo, uma linguagem que o uso torna coletiva. Por meio dele, as pessoas dizem e querem dizer. E a dica de leitura bebe justamente dessa fonte da cultura popular. No livro “Contos de enganar a morte”, o escritor Ricardo Azevedo explora esse tema tão delicado de forma leve e criativa. O próprio autor menciona na obra: Trata-se de um grave erro considerar a morte um assunto proibido ou inadequado para crianças. Heróis nacionais como Ayrton Senna, presidentes da república e políticos importantes, artistas populares, parentes, amigos, vizinhos e até animais domésticos infelizmente podem morrer e morrem mesmo. A morte é indisfarçável, implacável e faz parte da vida (AZEVEDO, 2003, p.58). Portanto, o livro reúne quatro narrativas sobre a “hora de abotoar o paletó”, “entregar a rapadura”, “bater as botas”, “esticar as canelas”. Nesses contos, os personagens se defrontam com a m...

Alfabetizando pelo som

Fernanda Valente Cada criança tem uma maneira de aprender, algumas aprendem pela imagem, outras pelo som. Recentemente ajudei uma criança a ler só separando as vogais e as consoantes pelos sons. Essa criança tem muita habilidade com números, gosta de ouvir histórias, tem uma oratória excelente, mas tinha dificuldade na leitura, não conseguia associar as letrinhas por imagens.  Então, criei uma historinha para chamar a atenção, ela sabia os sons das letras, no entanto, foi só explicar que primeiro temos o som, o a e i o u e podemos juntar com as outras letrinhas e formar sílabas - ba - be - bi - bo - bu, que vira uma palavra, boba, que se transforma numa frase: A menina é bonita, e depois podemos desenvolver um texto: A menina é bonita e gosta de estudar. Ela veste roupas bem coloridas. O cabelo dela é vermelho e seu rosto cheio de sardas. Os olhos dela brilham. Em apenas uma hora de estudo, a criança conseguiu identificar as letras e formar palavrinhas. Deixei como um sistema de es...