Judô, um dos esportes que mais trouxe medalhas ao Brasil

Por Roberta Viana Fernandes 


Essa semana irei falar um pouquinho sobre um esporte que particularmente amo de paixão, o judô.

O judô é considerado um esporte que ajuda na disciplina e na educação, faz com que as crianças criem um ambiente familiar. Dentro do tatame, o local onde é praticado o esporte, não existe diferença entre raça, religião, orientação sexual e classe social, só existe uma interação entre seres humanos que a partir do momento em que começam a treinar pensam e se dedicam simplesmente e exclusivamente em fazer o melhor, e sonham com um futuro glorioso no esporte que escolheram.

Rafaela Silva é um ótimo exemplo de superação e dedicação, campeão olímpica aqui no nosso país, contrariou tudo e todos mesmo sendo atacada friamente por uma minoria onde atingiram a mesma com golpes racistas e preconceituosos.

Mas como judoca está sempre acostumado à cair e levantar, ela deu a volta por cima. Agora dá palestras e vai até centros de treinamentos onde conta um pouco de suas experiências para crianças que sonham em ter um futuro de sucesso no judô.

O judô é o esporte que mais trouxe medalhas olímpicas para o Brasil, e podemos ver que ainda não é tão divulgado como deveria. Raras as vezes que uma competição de judô é transmitida em canal aberto, assim dificultando a expansão do esporte.

Então, procurem mostrar esse esporte à seus filhos, é um esporte maravilhoso que só agrega benefícios tanto na saúde física como mental.

E não esqueçam, a coragem só nos leva adiante.

Comentários