Pular para o conteúdo principal

Iguape e Santos Celebram o Dia Nacional de Combate ao Racismo

É tempo de florescer!

(sétima devocional C3 Church Santos)
“Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano; plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes, para proclamar que o Senhor é justo. Ele é a minha Rocha; nele não há injustiça.” (Salmos 92. 12-15)



Por Fernanda Santiago

A Bíblia é cheia de metáforas.  É por isso,  que o tempo todo devemos examinar as escrituras. Elas estão repletas de significado, inspiração e vida. O Senhor está a todo momento nos oferecendo um alimento (uma palavra), seja de fé,  amor, esperança ou exortação.  Sim!  Deus nos corrige. Às vezes nos dá bronca porque nos ama, são palavras duras e de encorajamento que nos desperta para mudar e arrancar algo improdutivo que esteja alojado em nosso interior.  
Há dois anos cortaram uma ingazeira centenária, localizada na Avenida Epitácio Pessoa,  em Santos. A árvore era linda, vistosa e frutífera, além de servir de sombra para muitos comerciantes ali na região.  Enfim, cortaram a árvore bem no tronco, pois disseram que ela estava podre e infestada de cupins. Acredito que em nossas vidas também acontece isso: algumas pessoas aparecem para se aproveitar da gente, ganhando sombra, nos machucam ou nos rejeitam, vomitam palavras que arrancam a nossa coragem,  e às vezes, não acreditam que podemos mudar de vida. 
Só que se estivermos enraizados em Jesus, nada nos abalará.  Podemos passar pela morte,  tribulações,  decepções,  rejeições,  mas seremos transformados e renovados.  Para isso, não podemos jamais abandonar a nossa fé.  Precisamos regar o nosso coração e dos nossos familiares e amigos com a palavra de Deus e orações.  
Hoje, quando você passar pela Avenida Epitácio Pessoa, esquina com a Rua Osvaldo Cruz,  notará que a ingazeira ganhou vida novamente.  Outros galhos começaram a crescer.  A folhagem está linda, e logo, estará produzindo frutos para alimentar os pássaros.  E daqui há alguns anos, servirá de sombra novamente.  Cortaram a árvore porque ela estava podre, mas é visível que não estava. Ela ganhou mais vida. 

Em nossas dores, Deus também faz isso. Ele apenas nos poda para que possamos crescer e gerar ainda mais frutos.  Enraizados em Jesus, somos cobertos de perdão,  amor, palavra de vida e salvação.  O salmista Davi nos revela que mesmo na velhice seremos cheios de seiva e verdor. 

A seiva para as árvores e plantas é como o sangue nos humanos.  É a seiva que transporta todos os nutrientes para as células do vegetal. Então,  que isso, nos sirva para lembrar que devemos estar com o nosso coração enraizado na casa do Pai. A promessa Dele é eterna e Ele é totalmente fiel para nos curar e nos transformar no melhor que podemos ser, alimentando gerações. 

PS: Uma semente de girassol é capaz de produzir inúmeras sementes. São as sementes que produzem a seiva,  de onde são retiradas o óleo de girassol. Para quem ama metáforas espirituais, o que isso também significa? Cuide das suas sementes, todas aquelas que você está plantando. Não desista de nenhuma!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Propósito de vida!

Fernanda Valente Você já parou para pensar qual é o seu projeto de vida? Quando falamos em projeto de vida incluímos vários itens em nossa lista: trabalho, estudos, família, viagens, amizades, vida social, etc. O mais triste é viver todos os itens sem paixão. O que te move? O que faz o seu coração acelerar? Você se sente entusiasmado com o que possui? São questões assim que definem o nosso propósito ou missão. Já tive uma fase da minha vida em que perdi a paixão, foi o momento mais triste que vivi, pois ele foi movido por falta de perdão, deixei a frustração me conter e isso, aos poucos, foi matando as minhas paixões, meus valores internos, a criatividade, a inspiração... passei a não abrir a porta do meu coração para as pessoas, inclusive companheiro. Comecei a implorar a Deus pela liberação de perdão, para eu seguir. Não foi fácil. O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo (Jó 5.2) O ressentimento é o grande assassino da paixão. Se quiser voltar a te

O Resgate de Ruby: Uma Lição de Superar Desafios

Fernanda Valente   Ao assistir "O Resgate de Ruby" na Netflix, fui instantaneamente cativada pela história emocionante e inspiradora que se desenrola diante dos meus olhos. O filme, dirigido por Katt Shea, relata a jornada de uma filhotinha agitada que recebe uma segunda chance antes de ser sacrificada, e sua transformação em uma valiosa integrante da força policial. A narrativa vai muito além de uma simples história sobre um cachorro, e toca em temas como superação, compaixão e o poder do apoio mútuo. Logo no início, percebi a conexão entre o policial Daniel e Ruby, a filhotinha em questão. Enquanto assistia, não pude deixar de notar as semelhanças entre o comportamento agitado de Ruby e as características de Daniel, que me levaram a perceber que ambos podem apresentar sinais de ansiedade ou TDAH. Essa percepção me fez enxergar a história sob uma nova luz, destacando a importância de compreender e acolher as diferenças, tanto nos seres humanos quanto nos animais.

Pela fé!

Uma das minhas paixões é a LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). Tive o prazer de conviver com alguns amigos surdos e fazia tempo que eu não ministrava em libras. Há um mês, encontrei com um amigo surdo no shopping, conversamos. E de repente me veio uma pergunta: Você não está enterrando o seu dom? Mais do que dom, é um ministério de amor que Deus depositou em meu coração. Pela fé, quero alcançar lugares impossíveis! Pela fé, quero exercer os meus dons com todo amor.