- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
(sétima devocional C3 Church Santos)
“Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano; plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes, para proclamar que o Senhor é justo. Ele é a minha Rocha; nele não há injustiça.” (Salmos 92. 12-15)
Por Fernanda Santiago
A Bíblia é cheia de metáforas. É por isso, que o tempo todo devemos examinar as escrituras. Elas estão repletas de significado, inspiração e vida. O Senhor está a todo momento nos oferecendo um alimento (uma palavra), seja de fé, amor, esperança ou exortação. Sim! Deus nos corrige. Às vezes nos dá bronca porque nos ama, são palavras duras e de encorajamento que nos desperta para mudar e arrancar algo improdutivo que esteja alojado em nosso interior.
Há dois anos cortaram uma ingazeira centenária, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, em Santos. A árvore era linda, vistosa e frutífera, além de servir de sombra para muitos comerciantes ali na região. Enfim, cortaram a árvore bem no tronco, pois disseram que ela estava podre e infestada de cupins. Acredito que em nossas vidas também acontece isso: algumas pessoas aparecem para se aproveitar da gente, ganhando sombra, nos machucam ou nos rejeitam, vomitam palavras que arrancam a nossa coragem, e às vezes, não acreditam que podemos mudar de vida.
Só que se estivermos enraizados em Jesus, nada nos abalará. Podemos passar pela morte, tribulações, decepções, rejeições, mas seremos transformados e renovados. Para isso, não podemos jamais abandonar a nossa fé. Precisamos regar o nosso coração e dos nossos familiares e amigos com a palavra de Deus e orações.
Hoje, quando você passar pela Avenida Epitácio Pessoa, esquina com a Rua Osvaldo Cruz, notará que a ingazeira ganhou vida novamente. Outros galhos começaram a crescer. A folhagem está linda, e logo, estará produzindo frutos para alimentar os pássaros. E daqui há alguns anos, servirá de sombra novamente. Cortaram a árvore porque ela estava podre, mas é visível que não estava. Ela ganhou mais vida.
Em nossas dores, Deus também faz isso. Ele apenas nos poda para que possamos crescer e gerar ainda mais frutos. Enraizados em Jesus, somos cobertos de perdão, amor, palavra de vida e salvação. O salmista Davi nos revela que mesmo na velhice seremos cheios de seiva e verdor.
A seiva para as árvores e plantas é como o sangue nos humanos. É a seiva que transporta todos os nutrientes para as células do vegetal. Então, que isso, nos sirva para lembrar que devemos estar com o nosso coração enraizado na casa do Pai. A promessa Dele é eterna e Ele é totalmente fiel para nos curar e nos transformar no melhor que podemos ser, alimentando gerações.
PS: Uma semente de girassol é capaz de produzir inúmeras sementes. São as sementes que produzem a seiva, de onde são retiradas o óleo de girassol. Para quem ama metáforas espirituais, o que isso também significa? Cuide das suas sementes, todas aquelas que você está plantando. Não desista de nenhuma!
Comentários