Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

É tempo de florescer!

(sétima devocional C3 Church Santos)
“Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano; plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes, para proclamar que o Senhor é justo. Ele é a minha Rocha; nele não há injustiça.” (Salmos 92. 12-15)



Por Fernanda Santiago

A Bíblia é cheia de metáforas.  É por isso,  que o tempo todo devemos examinar as escrituras. Elas estão repletas de significado, inspiração e vida. O Senhor está a todo momento nos oferecendo um alimento (uma palavra), seja de fé,  amor, esperança ou exortação.  Sim!  Deus nos corrige. Às vezes nos dá bronca porque nos ama, são palavras duras e de encorajamento que nos desperta para mudar e arrancar algo improdutivo que esteja alojado em nosso interior.  
Há dois anos cortaram uma ingazeira centenária, localizada na Avenida Epitácio Pessoa,  em Santos. A árvore era linda, vistosa e frutífera, além de servir de sombra para muitos comerciantes ali na região.  Enfim, cortaram a árvore bem no tronco, pois disseram que ela estava podre e infestada de cupins. Acredito que em nossas vidas também acontece isso: algumas pessoas aparecem para se aproveitar da gente, ganhando sombra, nos machucam ou nos rejeitam, vomitam palavras que arrancam a nossa coragem,  e às vezes, não acreditam que podemos mudar de vida. 
Só que se estivermos enraizados em Jesus, nada nos abalará.  Podemos passar pela morte,  tribulações,  decepções,  rejeições,  mas seremos transformados e renovados.  Para isso, não podemos jamais abandonar a nossa fé.  Precisamos regar o nosso coração e dos nossos familiares e amigos com a palavra de Deus e orações.  
Hoje, quando você passar pela Avenida Epitácio Pessoa, esquina com a Rua Osvaldo Cruz,  notará que a ingazeira ganhou vida novamente.  Outros galhos começaram a crescer.  A folhagem está linda, e logo, estará produzindo frutos para alimentar os pássaros.  E daqui há alguns anos, servirá de sombra novamente.  Cortaram a árvore porque ela estava podre, mas é visível que não estava. Ela ganhou mais vida. 

Em nossas dores, Deus também faz isso. Ele apenas nos poda para que possamos crescer e gerar ainda mais frutos.  Enraizados em Jesus, somos cobertos de perdão,  amor, palavra de vida e salvação.  O salmista Davi nos revela que mesmo na velhice seremos cheios de seiva e verdor. 

A seiva para as árvores e plantas é como o sangue nos humanos.  É a seiva que transporta todos os nutrientes para as células do vegetal. Então,  que isso, nos sirva para lembrar que devemos estar com o nosso coração enraizado na casa do Pai. A promessa Dele é eterna e Ele é totalmente fiel para nos curar e nos transformar no melhor que podemos ser, alimentando gerações. 

PS: Uma semente de girassol é capaz de produzir inúmeras sementes. São as sementes que produzem a seiva,  de onde são retiradas o óleo de girassol. Para quem ama metáforas espirituais, o que isso também significa? Cuide das suas sementes, todas aquelas que você está plantando. Não desista de nenhuma!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rainha frutífera

Uma homenagem especial de Luiz, a sua eterna esposa Vera, a rainha do lar, dos corações e frutífera musa de poesias, canções e emoções, entre filhos e suas gerações:  Vieste a este mundo  Em missão especial  Realizar abençoada  A incumbência divinal. Ligação umbilical faz a União maternal com  Corações ritmados por  Intervalos musicais, entoarem  A cantiga da vida, com batimentos naturais. Fazendo em um ambiente tranquilo  Executar milagrosamente  Repetidas notas divinais  Retiradas das partituras angelicais que  Estimulam com a arte musical, reger com  Intensa maestria a multiplicação que  Reforça o propósito celestial, enquanto  Aguarda-se o momento ideal. Depois de nove meses  Abre-se a cortina transparente!  Surge, surpreendentemente, um  Inocente ser inteligente!  Lindo! Atraente!  Que vem do seu âmago! O Amor em forma de gente....

Fixação de Luka: Um stop motion sobre autismo baseado em fatos reais

Créditos: facebook.com/FixingLuka Fernanda Santiago Fixação de Luka: Este é um Curta metragem maravilhoso sobre o autismo. É um stop-motion inspirado nas experiências de Jessica Ashman, que tem um irmão mais novo autista. Ela conta a história baseada em sua infância, da maneira que ela enxergava o seu irmãozinho mais novo. Na história desenvolvida por ela, Lucy a representa, e Luka, faz o papel do seu irmãozinho. Luka é um menininho todo meticuloso. Na estante, patos de borracha são alinhados perfeitamente em uma fileira, mil selos estão presos a uma parede do quarto. Além disso, tem uma mania obsessiva em montar pirâmides de dados. Estas são apenas algumas das manias de Luka, e num diário, Lucy anota todo o desempenho do irmão. Ela acha que Luka precisa de conserto, pois toda vez que ela tenta se relacionar com ele, tentando mexer em sua rotina repetitiva, ele desmorona. Numa noite, se sentindo maltratada por suas rejeições, Lucy perde a paciência e foge. Tropeçando na f...

Saúde como Direito: onde estamos agora?

compre aqui Por Marcelo Henrique Silva Divulgação/ Assessoria de Comunicação   A saúde é um dos pilares fundamentais da vida humana e desempenha um papel crucial em nosso bem-estar geral. Por séculos, o Brasil tem buscado soluções para suas profundas desigualdades sociais e dificuldades no acesso aos serviços médicos básicos. E pensar em soluções para esses problemas significa pensar em duas questões fundamentais: no conceito próprio de saúde e na sua visão como direito fundamental. Para responder a primeira pergunta, devemos primeiro voltar no tempo. “Ser saudável é não estar doente”. Durante gerações, foi com essa maneira simplista que se pensaram as políticas sanitárias mundo afora. Especialmente no âmbito da classe trabalhadora, onde o interesse maior era das empresas, já que funcionário doente significava funcionário afastado das atividades laborais. Pensando nisso, as primeiras políticas de garantia ao acesso à saúde contemplavam apenas empregados formai...