Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: Livros Essenciais nas Bibliotecas de São Paulo

É tempo de florescer!

(sétima devocional C3 Church Santos)
“Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano; plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes, para proclamar que o Senhor é justo. Ele é a minha Rocha; nele não há injustiça.” (Salmos 92. 12-15)



Por Fernanda Santiago

A Bíblia é cheia de metáforas.  É por isso,  que o tempo todo devemos examinar as escrituras. Elas estão repletas de significado, inspiração e vida. O Senhor está a todo momento nos oferecendo um alimento (uma palavra), seja de fé,  amor, esperança ou exortação.  Sim!  Deus nos corrige. Às vezes nos dá bronca porque nos ama, são palavras duras e de encorajamento que nos desperta para mudar e arrancar algo improdutivo que esteja alojado em nosso interior.  
Há dois anos cortaram uma ingazeira centenária, localizada na Avenida Epitácio Pessoa,  em Santos. A árvore era linda, vistosa e frutífera, além de servir de sombra para muitos comerciantes ali na região.  Enfim, cortaram a árvore bem no tronco, pois disseram que ela estava podre e infestada de cupins. Acredito que em nossas vidas também acontece isso: algumas pessoas aparecem para se aproveitar da gente, ganhando sombra, nos machucam ou nos rejeitam, vomitam palavras que arrancam a nossa coragem,  e às vezes, não acreditam que podemos mudar de vida. 
Só que se estivermos enraizados em Jesus, nada nos abalará.  Podemos passar pela morte,  tribulações,  decepções,  rejeições,  mas seremos transformados e renovados.  Para isso, não podemos jamais abandonar a nossa fé.  Precisamos regar o nosso coração e dos nossos familiares e amigos com a palavra de Deus e orações.  
Hoje, quando você passar pela Avenida Epitácio Pessoa, esquina com a Rua Osvaldo Cruz,  notará que a ingazeira ganhou vida novamente.  Outros galhos começaram a crescer.  A folhagem está linda, e logo, estará produzindo frutos para alimentar os pássaros.  E daqui há alguns anos, servirá de sombra novamente.  Cortaram a árvore porque ela estava podre, mas é visível que não estava. Ela ganhou mais vida. 

Em nossas dores, Deus também faz isso. Ele apenas nos poda para que possamos crescer e gerar ainda mais frutos.  Enraizados em Jesus, somos cobertos de perdão,  amor, palavra de vida e salvação.  O salmista Davi nos revela que mesmo na velhice seremos cheios de seiva e verdor. 

A seiva para as árvores e plantas é como o sangue nos humanos.  É a seiva que transporta todos os nutrientes para as células do vegetal. Então,  que isso, nos sirva para lembrar que devemos estar com o nosso coração enraizado na casa do Pai. A promessa Dele é eterna e Ele é totalmente fiel para nos curar e nos transformar no melhor que podemos ser, alimentando gerações. 

PS: Uma semente de girassol é capaz de produzir inúmeras sementes. São as sementes que produzem a seiva,  de onde são retiradas o óleo de girassol. Para quem ama metáforas espirituais, o que isso também significa? Cuide das suas sementes, todas aquelas que você está plantando. Não desista de nenhuma!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Felicidade Crônica

Fernanda Santiago O que amo em Martha Medeiros é a maneira de transformar quase todas as suas vivências em crônicas. Ganhei o livro Felicidade Crônica logo no início do ano, um presente da minha mãe. É aquele estilo de livro para ler após o café da tarde exatamente para relaxar e renovar as ideias. Neste livro, a autora apresenta 101 crônicas e os assuntos são separados por essas categorias: Curtir a vida, Amor-próprio, Família e outros afetos, Viagens e Andanças. A maioria das crônicas foram também publicadas em outros livros da sua autoria como: Topless, Trem Bala, Non-stop, Doidas e Santas, Feliz por Nada e entre outros, principalmente o livro “Divã”, que foi adaptado ao cinema. Então, por essas razões vale à pena a leitura, pois são situações que nós também vivemos. Veja abaixo alguns trechos: Não tem como não se apaixonar e se ver em alguma de suas histórias. Dedico a leitura para quem precisa de renovo. É leve e transforma a alma. Quem não precisa disso nos dia...

O Resgate de Ruby: Uma Lição de Superar Desafios

Fernanda Valente   Ao assistir "O Resgate de Ruby" na Netflix, fui instantaneamente cativada pela história emocionante e inspiradora que se desenrola diante dos meus olhos. O filme, dirigido por Katt Shea, relata a jornada de uma filhotinha agitada que recebe uma segunda chance antes de ser sacrificada, e sua transformação em uma valiosa integrante da força policial. A narrativa vai muito além de uma simples história sobre um cachorro, e toca em temas como superação, compaixão e o poder do apoio mútuo. Logo no início, percebi a conexão entre o policial Daniel e Ruby, a filhotinha em questão. Enquanto assistia, não pude deixar de notar as semelhanças entre o comportamento agitado de Ruby e as características de Daniel, que me levaram a perceber que ambos podem apresentar sinais de ansiedade ou TDAH. Essa percepção me fez enxergar a história sob uma nova luz, destacando a importância de compreender e acolher as diferenças, tanto nos seres humanos quanto nos animais....

Amor no Espectro

  Por Fernanda Valente A preocupação de muitos pais é a fase adulta do seu filho com espectro autista. Será que vão namorar? Casar? Ter uma carreira? Formar uma família? A série Amor no Espectro que está sendo vinculada na NET FLIX mostra que sim.  O Brasil ainda é um país que engatinha no assunto, mas em países com os olhos abertos para a inclusão como Portugal, Dinamarca, Austrália, etc a evolução das pessoas com transtornos ou deficiências acontece. Por lá, existem profissionais que preparam encontros de autistas.  A série deixa bem claro que para um envolvimento amoroso, a própria pessoa com o espectro prefere se envolver com pessoas que tenham as mesmas características que elas quanto às manias. Se gosta de bichos, se envolver com alguém que também goste, desenhos, coleções, e assim por diante.  Para quem tem curiosidade, a série mostra a diversidade que há no espectro, o como são encantadores e principalmente como existe um universo de infinitas possibilidades...