Pular para o conteúdo principal

Primeiro K-drama Cristão do Brasil: "O horizonte mora em um dia cinza" por Tatielle Katluryn

Sabedoria cotidiana: 6 livros para conhecer no Dia do Filósofo

De clássicos como Schopenhauer a expoentes nacionais, autores compartilham lições sobre a humanidade em situações corriqueiras e até em conversas com um gato

 Se você está em busca de livros para entender questões sobre a existência humana e não sabe por onde começar, esta lista reúne oito títulos de filosofia com uma linguagem adaptada para o cotidiano. Em alusão ao Dia do Filósofo (16/08), há obras de autores nacionais contemporâneos e grandes clássicos, que atravessam assuntos como a busca por sentido no cotidiano, a resiliência diante dos problemas e os desafios dos jovens no mundo atual. Leia:

Exclusão e abraço

Os dias atuais apresentam uma realidade perturbadora. A alteridade, o simples fato de ser diferente de alguma forma, passou a ser definido como algo indesejado. Com uma escrita filosófica, Miroslav Volf afirma que a palavra curadora do evangelho precisa ser anunciada, e a teologia cristã não pode furtar-se a ignorar o quadro latente de ódio entre os diversos grupos de uma sociedade. Segundo ele, a mensagem de Cristo é essencialmente reconciliatória e é uma resposta à exclusão.

(Autor: Miroslav Volf | Onde encontrar: Amazon)

Tudo o que dizemos no silêncio

No romance Tudo o que dizemos no silêncio, a filósofa e escritora Marta Vasconcelos traz à tona dilemas que atravessam a juventude contemporânea. Publicada pela Qualis Editora, o livro é um convite para o leitor refletir sobre como lidar com o luto e o abandono parental na adolescência, além auxiliar os leitores a identificarem alertas capazes de prevenir gatilhos emocionais.

(Autora: Marta Vasconcelos | Onde encontrar: Qualis Editora)

O ensino de filosofia enquanto experiência filosófica

Professor de Filosofia e Doutor em Educação, Fábio Antônio Gabriel reflete sobre a importância do ensino filosófico para os adolescentes. A partir de suas experiências em sala de aula e com base em pesquisas, ele mostra como a disciplina pode contribuir para a formação ética dos estudantes, além de incentivar o pensamento crítico dos alunos. Neste livro, o autor ressalta que os jovens gostam de filosofia e estão dispostos a aprender sobre o assunto, mas é necessário conectar os temas com a realidade deles.

(Autor: Fábio Antônio Gabriel | Onde encontrar: Amazon)

Sobre a Psicologia

O filósofo Schopenhauer aborda a autoconsciência, a vontade, o suicídio, a loucura e suas relações com o comportamento. Para ele, a ciência estuda os fenômenos humanos por si só: uma relação de causa e efeito psicológica, que acontece por meio de nossas motivações e representações mentais. A filosofia psicológica do autor revela a urgência de investigar a si próprio.

(Autor: Schopenhauer | Onde encontrar: Amazon)

Grandes Mestres do Estoicismo

A coleção reúne as principais obras dos três maiores expoentes da filosofia estoica: o grego Epicteto, o romano Sêneca e o imperador romano Marco Aurélio. Esses filósofos encararam o estoicismo como uma prática diária, que colocava à prova os seus preceitos de virtude, sabedoria e racionalidade. Desta forma, elevaram a maneira de pensar ao patamar de uma das mais importantes correntes filosóficas do Ocidente. O box inclui o “Manual de Epicteto”, “Meditações” e “Sobre a brevidade da vida”

(Onde encontrar: Amazon)

Epaminondas: o gato explicador


O que os gatos pensam? Na obra Epaminondas: o gato explicador, publicada pela Citadel Grupo Editorial, um dos filósofos mais conhecidos do Brasil relata as conversas que teve com seu animal de estimação. Questionando grandes figuras, como Descartes, Clóvis de Barros Filho explica que as pessoas preferem “chafurdar” no pântano da ignorância, entretidas pelas sombras da falsidade e das mentiras, a resistir com resiliência aos percalços e obstáculos do caminho.

(Autor: Clóvis de Barros Filho | Onde encontrar: Amazon)

Fonte: Assessoria de Comunicação 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Felicidade, Significado, Vida...

  Por Fernanda Valente Levar a vida com significado é um desafio. Escolher ser grato é praticar em todo momento a benevolência. Felicidade não é algo que se procura. Felicidade é respirar, é ter fôlego de vida mesmo que dos seus olhos estejam escorrendo lágrimas. Felicidade é saber que as lágrimas servem para curar, mesmo que ainda o processo de cura esteja acontecendo... O importante é querer.  Vida com significado é ter um sonho ou vários sonhos. É fazer listas. É elaborar planos dos menores aos maiores. Aos poucos somos capazes de construir algo. Para isso, só é preciso ação. Tudo pode ser recomeço. Pontos finais só existem se a gente permitir.  Enquanto houver reticencias podemos dar continuidade, mudar a rota, se perder e se encontrar... Quanto mais vulneráveis somos, mais somos fortes. Para alguns pode parecer fraqueza, mas sentimentos sempre são verdadeiros. Por isso, não vale a pena se esconder. Máscaras caem. Seja você.  Ria, dance, transforme pessoas estranhas em amigas, acei

Quem conduz a dança?

Por Fernanda Santiago Valente   Ela está sentada, quieta, na dela, só a esperar um daqueles moços do salão convidá-la a dançar. Enquanto ela ainda não fixa seus olhos num daqueles que estão à procura de alguém para dançar, ela observa os passos daqueles que já estão dançando. Algumas moças conduzem os rapazes, que confusos e atrapalhados, não olham nos olhos. Eles cismam em olhar para os pés. A dança não acontece e ficam intrigados porque não conseguem aprender os passos. Perna esquerda ou direita à frente? E na mera distração pisam nos pés das moças... mas estes, não podem desistir, eles querem aprender a dançar, e enfim, conduzir a dança. A primeira regra para dançar é se concentrar. É preciso decorar na mente dois pra lá dois pra cá, um pra frente, um pra trás e gira. Depois de decorar os passos é preciso muita firmeza e segurança. Com isso, escolher a dama e definitivamente conduzi-la. A moça ainda está lá sentada, só observando os casais e esperando um daqueles moç