Pular para o conteúdo principal

A Caminho do Silêncio Conectado: São Paulo Pode Dizer Não aos Celulares em Sala de Aula

Mostra Ecofalante de Cinema traz filmes sobre ambientalismo e animações francesas para o público infanto-juvenil

Fernanda Valente 
A Mostra Ecofalante de Cinema retorna mais uma vez, desta vez em Guaratinguetá, SP, de 22 de agosto a 1º de setembro. A mostra, que já alcançou um público de mais de 880 mil pessoas desde sua primeira edição, em 2012, apresenta filmes voltados para a conscientização ambiental e a importância da preservação da natureza.
Dentre as obras apresentadas, está o documentário sobre Guapiaçu (Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro) e as recentes mobilizações contra um projeto de barragem na região. "A Febre da Mata", de Takumã Kuikuro, é uma denúncia contra as queimadas na Amazônia. "Paulo Galo: Mil faces de um homem leal", de Iuri Salles e Felipe Larozza, retrata o ativista que ganhou destaque com o movimento dos entregadores antifascistas.
Para o público infanto-juvenil, a Mostra exibe três animações francesas. Em "Vanille", de Guillaume Lorrin, uma pequena parisiense embarca numa aventura cheia de mistérios em Guadalupe e faz as pazes com suas origens. "A Viagem do Príncipe", de Jean-François Laguionie e Xavier Picard, mostra as aventuras e os preconceitos de um príncipe numa terra estrangeira. "Zarafa", de Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lie, conta a história de amizade entre um menino de 10 anos e uma girafa órfã.
A mostra é uma realização da OSC Ecofalante, com direção Chico Guariba. As exibições ocorrerão em locais diversos da cidade, incluindo o CEU - Centro de Artes e Esportes Unificados Dr. José Aguiar Marins, o Auditório Frei Galvão, o Espaço Multiuso e o Senac Guaratinguetá. A programação é gratuita e pode ser acessada no site do evento.
A 12ª Mostra Ecofalante de Cinema em Guaratinguetá é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da BASF, empresa que busca combinar sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social.

Para mais informações, visite o site oficial do evento: https://ecofalante.org.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Felicidade, Significado, Vida...

  Por Fernanda Valente Levar a vida com significado é um desafio. Escolher ser grato é praticar em todo momento a benevolência. Felicidade não é algo que se procura. Felicidade é respirar, é ter fôlego de vida mesmo que dos seus olhos estejam escorrendo lágrimas. Felicidade é saber que as lágrimas servem para curar, mesmo que ainda o processo de cura esteja acontecendo... O importante é querer.  Vida com significado é ter um sonho ou vários sonhos. É fazer listas. É elaborar planos dos menores aos maiores. Aos poucos somos capazes de construir algo. Para isso, só é preciso ação. Tudo pode ser recomeço. Pontos finais só existem se a gente permitir.  Enquanto houver reticencias podemos dar continuidade, mudar a rota, se perder e se encontrar... Quanto mais vulneráveis somos, mais somos fortes. Para alguns pode parecer fraqueza, mas sentimentos sempre são verdadeiros. Por isso, não vale a pena se esconder. Máscaras caem. Seja você.  Ria, dance, transforme pessoas estranhas em amigas, acei

Quem conduz a dança?

Por Fernanda Santiago Valente   Ela está sentada, quieta, na dela, só a esperar um daqueles moços do salão convidá-la a dançar. Enquanto ela ainda não fixa seus olhos num daqueles que estão à procura de alguém para dançar, ela observa os passos daqueles que já estão dançando. Algumas moças conduzem os rapazes, que confusos e atrapalhados, não olham nos olhos. Eles cismam em olhar para os pés. A dança não acontece e ficam intrigados porque não conseguem aprender os passos. Perna esquerda ou direita à frente? E na mera distração pisam nos pés das moças... mas estes, não podem desistir, eles querem aprender a dançar, e enfim, conduzir a dança. A primeira regra para dançar é se concentrar. É preciso decorar na mente dois pra lá dois pra cá, um pra frente, um pra trás e gira. Depois de decorar os passos é preciso muita firmeza e segurança. Com isso, escolher a dama e definitivamente conduzi-la. A moça ainda está lá sentada, só observando os casais e esperando um daqueles moç