Pular para o conteúdo principal

Primeiro K-drama Cristão do Brasil: "O horizonte mora em um dia cinza" por Tatielle Katluryn

TechGirls: Transformando Lixo Eletrônico em Tecnologia e Empoderamento Feminino

Fernanda Valente 
Desde 2017, o programa TechGirls vem revolucionando a maneira como mulheres interagem com a tecnologia, transformando lixo eletrônico em "technojóias". A iniciativa, que começou em salas de aula, ganhou as ruas e conquistou o público, especialmente feminino, com a marca Bijouxtechs®.
Através de módulos de formação profissional que incluem "Empreendedorismo Digital", "Manutenção de Computadores" e "Programação de Software", o programa tem como objetivo aproximar as participantes de componentes, cabos e fios tecnológicos. Desde a sua fundação, TechGirls certificou cerca de 600 mulheres nas áreas de hardware, software, linguagem de programação, assistência técnica de computadores e reciclagem de lixo eletrônico.
Uma das conquistas notáveis do projeto foi a recuperação de 380 notebooks, que agora são utilizados pelas participantes em suas casas, permitindo a continuação de seus estudos e a prestação de serviços na área de Tecnologia da Informação (TI).
Um dos exemplos notáveis é Dayanne Mazur, que passou pelo projeto em Curitiba, em 2022, e agora é analista de tecnologia da informação na Rumo Logística, a maior operadora ferroviária do Brasil. Dayanne se destacou entre os demais candidatos durante um rigoroso processo de seleção, provando o poder transformador do projeto TechGirls.
A fundadora das TechGirls, Gisele Lasserre, entende a importância do projeto na inclusão de mais mulheres no campo da TI. Após 17 anos de carreira em marketing e uma segunda graduação em tecnologia da informação, Gisele viu a necessidade de capacitar mulheres para esse setor e começou a lecionar o que tinha aprendido para mulheres carentes.
O projeto tem sido elogiado por sua contribuição ao mercado de TI e à sociedade como um todo. Josefina Gonzalez, presidente da Assespro-PR/parceria Acate, destaca que a iniciativa de Gisele "ajuda a reverter cenários de vulnerabilidade, contribuindo com a sociedade em que vivemos".
Para quem deseja se juntar a essa causa, as aulas continuam até o dia 03 de outubro. Elas acontecem presencialmente às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, na Universidade Positivo-Unidade Osório, localizada à Praça General Osório, 125 - Centro. Mais informações e inscrições podem ser obtidas no site oficial do projeto: www.techgirls.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Felicidade, Significado, Vida...

  Por Fernanda Valente Levar a vida com significado é um desafio. Escolher ser grato é praticar em todo momento a benevolência. Felicidade não é algo que se procura. Felicidade é respirar, é ter fôlego de vida mesmo que dos seus olhos estejam escorrendo lágrimas. Felicidade é saber que as lágrimas servem para curar, mesmo que ainda o processo de cura esteja acontecendo... O importante é querer.  Vida com significado é ter um sonho ou vários sonhos. É fazer listas. É elaborar planos dos menores aos maiores. Aos poucos somos capazes de construir algo. Para isso, só é preciso ação. Tudo pode ser recomeço. Pontos finais só existem se a gente permitir.  Enquanto houver reticencias podemos dar continuidade, mudar a rota, se perder e se encontrar... Quanto mais vulneráveis somos, mais somos fortes. Para alguns pode parecer fraqueza, mas sentimentos sempre são verdadeiros. Por isso, não vale a pena se esconder. Máscaras caem. Seja você.  Ria, dance, transforme pessoas estranhas em amigas, acei

Quem conduz a dança?

Por Fernanda Santiago Valente   Ela está sentada, quieta, na dela, só a esperar um daqueles moços do salão convidá-la a dançar. Enquanto ela ainda não fixa seus olhos num daqueles que estão à procura de alguém para dançar, ela observa os passos daqueles que já estão dançando. Algumas moças conduzem os rapazes, que confusos e atrapalhados, não olham nos olhos. Eles cismam em olhar para os pés. A dança não acontece e ficam intrigados porque não conseguem aprender os passos. Perna esquerda ou direita à frente? E na mera distração pisam nos pés das moças... mas estes, não podem desistir, eles querem aprender a dançar, e enfim, conduzir a dança. A primeira regra para dançar é se concentrar. É preciso decorar na mente dois pra lá dois pra cá, um pra frente, um pra trás e gira. Depois de decorar os passos é preciso muita firmeza e segurança. Com isso, escolher a dama e definitivamente conduzi-la. A moça ainda está lá sentada, só observando os casais e esperando um daqueles moç