Pular para o conteúdo principal

A Caminho do Silêncio Conectado: São Paulo Pode Dizer Não aos Celulares em Sala de Aula

Celebração do Dia do Ciclista destaca o papel do ciclismo na promoção da saúde, mobilidade e sustentabilidade no Brasil

Fernanda Valente 
Hoje, 19 de agosto, o Brasil celebra o Dia do Ciclista, um evento que vai além da simples homenagem à prática esportiva. A data é um lembrete do papel crucial que o ciclismo desempenha na promoção da mobilidade sustentável, saúde e bem-estar da população. Com modalidades que vão desde o ciclismo de estrada até o mountain bike e o ciclismo urbano, o esporte tem atraído cada vez mais adeptos em todo o país.
Segundo a última pesquisa da União Ciclística Internacional (UCI), existem cerca de 1 bilhão de ciclistas no mundo, com o Brasil sendo lar para cerca de 50 milhões deles. Este número crescente de entusiastas do ciclismo está contribuindo para um futuro mais verde e com melhor qualidade de vida.
"O ciclismo requer uma ingestão energética adequada para garantir desempenho e resistência durante o treino," afirma Isabella Xavier, nutricionista da Mombora, uma empresa de alimentos com ingredientes 100% naturais e nativos dos biomas brasileiros. Isabela ressalta a importância de uma alimentação equilibrada e suplementação de carboidratos para fornecer energia de forma eficaz, ajudando os ciclistas a atingir as recomendações indicadas pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte.
Além dos benefícios à saúde, o ciclismo também tem um impacto significativo na economia brasileira. De acordo com dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Abraciclo), o mercado de ciclismo no Brasil movimentou cerca de R$ 2,3 bilhões em 2022, um aumento de 10% em relação ao ano anterior.
Pedalar regularmente não apenas fortalece o sistema cardiovascular, melhora a resistência muscular e ajuda a controlar o peso, mas também alivia o estresse do dia a dia e promove a interação social. Além disso, é uma alternativa de transporte sustentável que contribui para a redução da pegada de carbono.
"Nesta ocasião dedicada ao Dia do Ciclista, queremos destacar não apenas a paixão que envolve o ciclismo, mas também os inúmeros benefícios que essa prática traz para os praticantes e para o meio ambiente. Pedalar é mais que um esporte, é uma escolha de vida que promove saúde, mobilidade e uma conexão mais profunda com o mundo ao nosso redor", conclui a nutricionista.
A Mombora, empresa que se destaca por oferecer produtos com ingredientes 100% naturais e nativos dos biomas brasileiros, continua comprometida com a promoção da saúde e da sustentabilidade, apoiando os adeptos do ciclismo e trazendo soluções alimentares naturais para os consumidores brasileiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Felicidade, Significado, Vida...

  Por Fernanda Valente Levar a vida com significado é um desafio. Escolher ser grato é praticar em todo momento a benevolência. Felicidade não é algo que se procura. Felicidade é respirar, é ter fôlego de vida mesmo que dos seus olhos estejam escorrendo lágrimas. Felicidade é saber que as lágrimas servem para curar, mesmo que ainda o processo de cura esteja acontecendo... O importante é querer.  Vida com significado é ter um sonho ou vários sonhos. É fazer listas. É elaborar planos dos menores aos maiores. Aos poucos somos capazes de construir algo. Para isso, só é preciso ação. Tudo pode ser recomeço. Pontos finais só existem se a gente permitir.  Enquanto houver reticencias podemos dar continuidade, mudar a rota, se perder e se encontrar... Quanto mais vulneráveis somos, mais somos fortes. Para alguns pode parecer fraqueza, mas sentimentos sempre são verdadeiros. Por isso, não vale a pena se esconder. Máscaras caem. Seja você.  Ria, dance, transforme pessoas estranhas em amigas, acei

Quem conduz a dança?

Por Fernanda Santiago Valente   Ela está sentada, quieta, na dela, só a esperar um daqueles moços do salão convidá-la a dançar. Enquanto ela ainda não fixa seus olhos num daqueles que estão à procura de alguém para dançar, ela observa os passos daqueles que já estão dançando. Algumas moças conduzem os rapazes, que confusos e atrapalhados, não olham nos olhos. Eles cismam em olhar para os pés. A dança não acontece e ficam intrigados porque não conseguem aprender os passos. Perna esquerda ou direita à frente? E na mera distração pisam nos pés das moças... mas estes, não podem desistir, eles querem aprender a dançar, e enfim, conduzir a dança. A primeira regra para dançar é se concentrar. É preciso decorar na mente dois pra lá dois pra cá, um pra frente, um pra trás e gira. Depois de decorar os passos é preciso muita firmeza e segurança. Com isso, escolher a dama e definitivamente conduzi-la. A moça ainda está lá sentada, só observando os casais e esperando um daqueles moç